Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 têm data definida para 2021

Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 têm data definida para 2021

Like
154
0
segunda-feira, 30 março 2020
Paradesporto

Atendendo aos apelos de diferentes organizações olímpicas e paralímpicas, o Comitê Olímpico e o Comitê Paralímpico Internacional decidiram adiar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020. Essa medida devido à pandemia do novo Coronavírus, o COVID-19. As competições ocorrerão em 2021. As olimpíadas serão entre os dias 23 de julho e 8 de agosto. Os Jogos Paralímpicos serão entre os dias 24 de agosto e 5 de setembro.

Por: William Truppel, de São Caetano do Sul, SP

No entanto, a decisão foi tomada somente depois que atletas e dirigentes esportivos pressionaram as autoridades competentes pelo adiamento dos megaeventos. Isso sob o risco de haver um boicote em massa das delegações. Alguns países como o Canadá, por exemplo, afirmaram que não participariam dos jogos neste ano.

Antes dessa declaração, porém, mesmo com o crescimento exponencial do COVID-19 pelo mundo, o presidente do Comitê Paralímpico Internacional, o brasileiro Andrew Parsons, chegou a dizer que acreditava ser possível a realização das Paralimpíadas ainda em 2020. Os jogos estavam previstos para ocorrer entre agosto e setembro deste ano.

Então, como não poderia deixar de ser, o adiamento foi comentado pelos atletas e pelos dirigentes esportivos:

Logo vale lembrar que as pessoas com deficiência estão mais propensas a contraírem o novo Coronavírus e, portanto, fazem parte do grupo de risco.

Mar de incertezas e esperanças

Com a paralisação das principais competições esportivas ao redor do mundo e o isolamento social, existem outras questões indefinidas:

Até lá, quais serão os atletas que estarão no auge da forma? Quais os que terão desempenho aquém do esperado por conta de mais um ano que se passou ou devido aos treinamentos interrompidos ou improvisados? E quem, afetado direta ou indiretamente pelo novo Coronavírus, ficará ausente dos próximos Jogos Paralímpicos? Só o tempo dirá.

Também, infelizmente, ainda é impossível saber quando essa maldita pandemia, que afeta drasticamente a vida da humanidade, cessará.

No entanto, em meio a tantas dúvidas, existem duas certezas. O COVID-19, ainda que tardiamente, será destruído. Então, os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020 irão ocorrer, ainda que em 2021.

Foto em destaque: IOC

Comments are closed.