Jogo duro, raça e muita disputa. Vem aí o Paulistão da série A3 na Rádio Poliesportiva

Jogo duro, raça e muita disputa. Vem aí o Paulistão da série A3 na Rádio Poliesportiva

1
1184
0
segunda-feira, 23 janeiro 2017
Futebol Brasileiro

Um dos campeonatos mais acirrados do país terá seu início neste mês de Janeiro, e será disputado até o dia 16 de abril, com cobertura total da Rádio Poliesportiva. A competição contará com 20 clubes na primeira fase, com os oito melhores garantindo classificação para as quartas de final do campeonato. Na sequência, quatro equipes avançam para as semifinais, e dois times farão a grande decisão. Os seis últimos clubes serão rebaixados para a quarta divisão do Campeonato Paulista.  A Rádio Poliesportiva fez um apanhado das principais novidades das equipes que jogarão o Paulistão da Série A3, confira:

 

Internacional de Limeira

 

A equipe da terra da laranja se prepara fortemente para a temporada 2017, mesclando atletas experientes com os meninos da base. Foto: Site Oficial Internacional de Limeira

A Internacional de Limeira é uma equipe de tradição no futebol paulista, tendo em vista que foi o primeiro clube do interior a levantar o título da série A1 no ano de 1986, quando bateu o Palmeiras na final da competição estadual.

A equipe limeirense contará com alguns reforços para a temporada 2017. O primeiro deles é o zagueiro Carlão, que já assinou contrato com a Inter, e já se apresentou para o início dos treinamentos. O experiente zagueiro de 29 anos é carioca, e teve passagens por times do Rio de Janeiro e do Mato Grosso do Sul. Antes de assinar com a Inter, Carlão foi campeão brasileiro da série D pelo Volta Redonda (RJ) em 2016. O zagueiro também se destacou no Barra Mansa (RJ), time em que foi Campeão Carioca da segunda divisão em 2014.

Para reforçar a marcação, a Inter contratou o volante Teco, de 27 anos. O jogador sergipano teve sua última passagem no futebol chinês, onde jogou pelo Yan Long. Teco também já passou por times como o Figueirense, Mirassol e Velo Clube. O segundo reforço da Inter é o goleiro Ferrari, de 24 anos. Ele nasceu na cidade de Santos, e já atuou pelo Jabaquara Atlético Clube e Velo Clube.

O elenco da Internacional de Limeira contará com os seguintes atletas para a temporada 2017: os goleiros Rafael Pin, Fábio Huck e Felipe Ferrari, o zagueiro Nikão, os laterais Diogo Calixto, Lucas Balardin e Vinicius Pedalada, os volantes Luís Roberto, Marquinhos e Teco, o meia Felipe Campos e os atacantes Jow, Lucas Douglas, Tom e Wesley Souza.  A Internacional de Limeira enfrentará na estreia do Paulistão da Série A3, o Paulista de Jundiaí, no dia 28 de janeiro, no estádio Major José Levy Sobrinho, na cidade de Limeira.

 

Paulista de Jundiaí

 

Mesmo sendo eliminado pela inscrição de um jogador irregular da Copa São Paulo de Futebol Junior, a torcida do Galo da Japi tem muita expectativa na molecada, principalmente do setor defensivo, o melhor do torneio. Foto: Federação Paulista de Futebol

A principal equipe de futebol de Jundiaí foi fundada no dia 17 de maio de 1909, e seu título mais importante no futebol é a Copa do Brasil de 2005, conquistada numa final contra o Fluminense. Atualmente disputa o Campeonato Paulista da série A 3. Na temporada de 2004, o clube chegou à final do Campeonato Paulista da série A1, quando foi derrotada pelo São Caetano.

Em 2016, o Paulista de Jundiaí ficou em último lugar no RNC (Ranking Nacional dos Clubes), feito pela CBF. Dos 234 times que fazem parte da entidade máxima do futebol brasileiro, o Paulista coloca-se no 217º lugar, considerado como último devido ao empate entre diversos clubes. Em 2015 o Galo da Japi figurava em 163º, o que significa uma queda de 54 posições.

O Paulista estreia no Campeonato estadual da série A3 no próximo dia 28 de janeiro, quando enfrentará a Internacional de Limeira na casa do adversário.

 

Nacional

 

Ex-atacante Alex Alves é o técnico do Nacional. FOTO: Tércio Nurberg/Nacional

O Nacional fará sua estreia no Paulistão da Série A3 contra o Rio Branco de Americana, em partida que será disputada no dia 28 de janeiro em seu estádio, o Nicolau Alayon, A equipe da capital levantou o caneco da A3 em 2000, e, em 2005, quase chegou ao seu terceiro título de Copa São Paulo de Futebol Júnior, ao conquistar o vice-campeonato da competição. Em 2007, fez campanha ruim no Paulistão da A2, e caiu para a Série A3 do Estadual. Para piorar a situação, no ano de 2009, a equipe terminou a competição na 19ª colocação e, assim, foi rebaixada à Segunda Divisão. Em 2014 com uma campanha memorável, o Nacional sagrou-se campeão da Segunda Divisão 2014, onde disputou 30 jogos, com 17 vitórias, 8 empates e apenas 5 derrotas, fez 54 gols, sofreu 26 gols, o atacante Sócrates foi o artilheiro da segundona com 16 gols. E em 2017 está de volta à Série A-3.

Na temporada 2017, a equipe será comandada pelo técnico Alex Alves, e fará sua estreia no dia 28 de Janeiro, no estádio da Rua Comendador Souza contra o Rio Branco de Americana. O treinador quer iniciar a temporada com uma vitória “Poderemos fazer tudo aquilo que treinamentos na pré-temporada, no local onde as atividades foram realizadas. Isto, tem uma importância maior para estrearmos bem, diante do nosso torcedor. Tenho fé em Deus que vai dar tudo certo”; disse o treinador do Nacional à página oficial do clube no Facebook.

 

Rio Branco

 

Bordon, ex-zagueiro do São Paulo, é o treinador do Rio Branco. Foto: Facebook Rio Branco de Americana

O Rio Branco da cidade de Americana tem como principal novidade no elenco de profissionais, o lateral-esquerdo Nichollas, que volta ao clube, depois de ter atuado em 2015 no time de Americana.  Além dele, o meia Taynã Nogueira também reforçará a equipe do interior paulista, que será comandada pelo técnico Marcelo José Bordon, ou somente Bordon, de 39 anos de idade.

Será a primeira experiência de Bordon como treinador de uma equipe profissional. Bordon tem uma carreira consagrada como zagueiro. Ele foi revelado no Botafogo de Ribeirão Preto, atuou também pelo São Paulo, e posteriormente jogou na Europa, onde defendeu o Stuttgart e o Schalke 04.

O Rio Branco fará sua estreia fora de casa, contra o Nacional, no dia 28 de Janeiro, no estádio Nicolau Alayon.

 

Portuguesa Santista

 

O técnico Ricardo Costa é uma das armas da Briosa no Campeonato Paulista da Série A3. Foto: Site Oficial Portuguesa Santista

A Briosa, do estádio Ulrico Mursa, quer a vaga na Série A2 do Paulistão. Para reeditar a bela campanha de 2003, na série A1, quando revelou importantes jogadores como o volante Adriano e o meia Souza, a Portuguesa Santista vem motivada para disputar o Campeonato Paulista da Série A3.  O time base contará com Fernando Hilário, Ivan, Victor Sallinas, Carlão e Fernando; Pedrão, Moisés e Ricardinho; Lucas Lino, Luís Gueguel e Fabinho. Os jogadores serão comandados pelo técnico Ricardo Costa e a estreia da equipe rubro-verde no Campeonato Paulista da Série A3 acontece no dia 28 de janeiro, diante do Marília, às 16 horas, em Ulrico Mursa.

 

Marília

 

O Marilia, ou MAC, como é conhecido entre os torcedores terá a seguinte escalação para iniciar o Campeonato Paulista da Série A3: Éder; Marlon, Alessandro Lopes, Romário e Valmir; Agenor, Fábio Leite e Léo Franco; Gil Paraíba, Filipe André e Borebi. A equipe fará sua estreia no Campeonato Paulista da Série A-3, no próximo dia 28 de janeiro, (sábado), às 16h, diante da Portuguesa Santista, no litoral paulista.

Luciano Quadros, técnico do Marília para a temporada 2017. FOTO: Facebook Oficial do Marília.

O time será comandado pelo técnico Luciano Quadros, que está otimista em relação ao início da temporada. “Hoje eu tenho 20 atletas prontos para ser titular e são dez dias para a estreia, até lá pode acontecer muita coisa, mas claro que já temos uma base”, explicou. Uma das novidades do elenco é o meio campista Diego Sales, de 29 anos, que retorna ao Marília após três anos.

Além disso, o MAC anunciou uma nova parceria administrativa. Trata-se de empresa Stadium BR, que atuará como Gestora das Categorias de Base do clube nos próximos quatro anos, período que corresponde ao mandato do atual Presidente, Antônio Carlos Sojinha. A empresa Stadium BR assumirá a Gestão Técnica e Administrativa (financeira) da base maqueana nos próximos quatro anos e irá buscar reestruturar o departamento, visando a revelação de novos talentos.

 

Taboão da Serra

 

O experiente zagueiro André Luiz, jogará o Paulistão da A3 pelo CATS. Foto: Facebook Oficial CATS

O Clube Atlético Taboão da Serra (CATS) estreia no Paulistão da Série A3 contra a Matonense no sábado, dia 28, às 16h, no estádio José Feres. As principais novidades da equipe profissional são os atacantes Túlio Maravilha, Acosta e o meia Adriano Gabiru. Os jogadores de 47, 38 e 37 anos respectivamente, assinaram contrato com a equipe taboanense até o final do certame estadual.

Além deles, o zagueiro André Luís, com passagem por grandes clubes como Santos, Cruzeiro e São Paulo, também reforçará a equipe. O Taboão da Serra anunciou na tarde desta quinta-feira, dia 1º, a permanência do zagueiro Chaba, do lateral Vinicius, dos volantes Dudu, Gualberto e Tiago Silva, e do atacante Caio, que participaram da campanha deste ano do clube no estadual da quarta divisão.

 

 

 

Matonense

 

Depois de um final de ano complicado, a equipe de Matão se reformulou para 2017, sendo uma grande incógnita para o seu torcedor. Foto: EPTV

O time de Matão vem motivado para a disputa do Campeonato Paulista da Série A3. A equipe confirmou a contratação de um novo treinador para comandar a equipe neste início de temporada. Trata-se de João Martins, que trabalhava nas categorias de base da Ferroviária de Araraquara. Martins é conhecido por bons trabalhos além de ter levado suas equipes à ascender às divisões maiores dos campeonatos que disputou. O técnico deixou o Noroeste em 2015 para assumir o time sub-20 da Ferroviária, onde estava desde então.  O treinador tem como principal conquista, o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro em 2012, comandando o Oeste de Itápolis. Além dele, a Matonense também confirmou a contratação de vinte jogadores, que serão apresentados todos juntos em janeiro, no início da pré-temporada preparativa ao Paulistão da Série A3.

 

Desportivo Brasil

 

Uma das bases mais profícuas do futebol paulista nos ultimos anos, o Desportivo Brasil se usará dessa ferramenta para tentar abocanhar o acesso para a Série A2. Foto: Site Oficial Desportivo Brasil

A equipe conquistou o vice campeonato paulista da segunda divisão em 2016 o que lhe garantiu a vaga para disputar a série A3 do Paulistão nessa temporada.  A equipe estreará no dia 28 de fevereiro no Paulistão 2017, em casa, jogando no estádio Municipal Ernesto Rocco, na cidade de Porto Feliz. O adversário será o Grêmio Esportivo Catanduvense.  A equipe conta com um dirigente experiente em seus quadros, trata se de José Carlos Brunoro, que já atuou no Palmeiras nos tempos da cogestão com a Parmalat.

O clube de Porto Feliz também conta com o apoio do grupo chinês Luneng. O Grupo Luneng é a fornecedora de energia elétrica da proví­ncia de Shandong, na China que, por sua vez, é uma subsidiaria da companhia estatal STATE GRID CORPORATION OF CHINA (SGCC), maior empresa do setor elétrico da China. Esse grupo é proprietário do time Shandong Luneng, da Super Liga Chinesa. O Grupo comprou o Desportivo Brasil em meados do ano de 2014.

 

Catanduvense

 

Se preparando desde dezembro, a Catanduvense busca apagar o péssimo ano de 2016 e voltar para a série A2 em grande estilo e contando com o apoio do seu torcedor no Silvio Salles. Foto: Jornal O Regional

Um dos principais destaques da Catanduvense para a temporada 2017 é o atacante Renan, que vai para sua quarta temporada com o Bruxo. O time será comandado pelo técnico Sérgio Santos. O Grêmio Catanduvense já intensificou os treinamentos visando o início do Campeonato Paulista da Série A3. A equipe já realizou dois jogos amistosos em 2017, com uma vitória e uma derrota nas partidas realizadas durante a pré-temporada. O Catanduvense estreia no Paulistão da Série A3 no próximo dia 28 de janeiro, na cidade de Porto Feliz, quando enfrentará o Desportivo Brasil.

Ivan Luis Marconato Rocha

Ivan Luis Marconato Rocha

Jornalista profissional diplomado desde 1998, e pós graduado em Jornalismo esportivo e negócios do esporte. Atua em webrádio desde 2012. Já trabalhou em jornal de bairro, e por 10 anos na NET Serv[...]

311 posts | 3 comments