Na manhã deste domingo (2), Jack Miller (Ducati Team) saiu vitorioso na Espanha após o então líder, Fabio Quartararo (Yamaha Monster), sofrer com problemas na sua moto. Desse modo, o australiano, além do triunfo, recuperou um pouco da confiança que vinha sendo afetada depois de resultados decepcionantes nas primeiras corridas da temporada. Por fim, Francesco Bagnaia seu companheiro e Franco Morbidelli (Petronas Racing) completaram o pódio em Jerez.
Por: William Freitas, Gravataí-RS
Na largada, as Ducatis de Bagnaia e Miller seguiram a cartilha de atacar as Yamahas na primeira curva. Com isso, o pole position Fabio Quartararo perdeu a primeira posição para o australiano. No entanto, Franco Morbidelli conseguiu resistir ao ataque do italiano e se manteve na 2ª colocação.
Contudo, com o passar das voltas, Quartaro conseguiu um bom ritmo e assumiu a liderança, chegando a abrir 2 segundos para o australiano da Ducati. Enquanto isso, Morbidelli não resistiu aos ataques de Bagnaia e caiu para a 4ª posição.
Assim como El Diablo, Marc Marquez (Repsol Honda) começou a crescer dentro da corrida. Tal qual, o espanhol largou no meio do grid, mas a principal preocupação era se teria condições de aguentar todas as voltas. O seis vezes campeão da MotoGP sofreu uma queda que o deixou com uma pequena contusão na cervical.
Faltando aproximadamente 10 voltas para o final, o francês da Yamaha começou a perder ritmo. Desse modo, Quartararo foi caindo várias posições, sendo ultrapassado sem exibir qualquer chance de resposta. Então, logo, Jack Miller assumiu a liderança em Jerez.
O australiano, que não tinha nada a ver com isso, aproveitou para manter sua vantagem para o seu companheiro Pecco Bagnaia. A saber, o ritmo dos dois era muito parecido, com a diferença girando entre 1 segundo e 1.5 para Miller. Enfim, Morbidelli conseguiu levar sua Yamaha 2019 para o pódio.
From the trenches to the top step of the podium! 🏆
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) May 2, 2021
Drink it in @jackmilleraus! 👏#SpanishGP 🇪🇸 pic.twitter.com/pfsanTlIMG
Portanto, com os resultados da pista, Quartararo, que terminou fora do top 10, perdeu a liderança do campeonato para Bagnaia.
🇦🇺 @jackmilleraus leads @ducaticorse 1-2 at Jerez!
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) May 2, 2021
The Australian capitialises on @FabioQ20's misfortune to grab his second #MotoGP win! 🏆#SpanishGP 🇪🇸 pic.twitter.com/aFVYNwVvLd
Por fim, na categoria elétrica, o piloto brasileiro Eric Granado (One Energy Racing) acabou caindo quando liderava a corrida. Por outro lado, Alessandro Zaconne (Pramac Racing) venceu a primeira etapa da temporada, com Aegerter e Jordi Torres completando o pódio.
🔝 NEW Championship Leader!@PeccoBagnaia takes a two point lead to Le Mans in two weeks! 💪#SpanishGP 🇪🇸 pic.twitter.com/7KYf60V8BJ
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) May 2, 2021
Foto Destaque: Reprodução/Dorna