A Portuguesa está disposta a manter o bom retrospecto dentro de casa e, para isso, faz uma pausa no Campeonato Paulista da Série A2 para receber, nesta quarta-feira (22/02), às 19h30, o Boavista, do Rio de Janeiro, em partida válida pela segunda fase da Copa do Brasil. É o primeiro confronto entre a Lusa do Canindé e o time de Saquarema em torneios oficiais.
Thiago Feltri ainda é dúvida para a partida contra o Boavista. Foto: Dorival Rosa/Portuguesa
O time da capital paulista vem embalado, após conquistar duas vitórias seguidas pela Série A2. Em seu último triunfo como mandante, no Estádio Anacleto Campanella, contra o Mogi Mirim, por 3 a 2, Luizinho se destacou após marcar dois, dos três gols da Portuguesa na partida e o meia-atacante pode ser o trunfo da Lusa neste confronto eliminatório contra os cariocas.
A Rádio Poliesportiva transmitiu o duelo com a narração de Ramoni Artico, as reportagens de Ivan Marconato e os comentários de Bruno Filandra.
Pela Copa do Brasil, a Portuguesa se classificou na última quarta-feira (15), após anotar 2 a 1 diante do Uniclinic, fora de casa, com gols de Bruno Xavier e Brunão.
O lateral Thiago Feltri é dúvida para o jogo desta quarta-feira. O atleta recebeu um tranco e caiu por sobre o ombro esquerdo e precisou abandonar a partida contra o Mogi Mirim, neste domingo, dando lugar ao estreante, Rômulo. O médico da Portuguesa, Doutor Paulo Fortes irá avaliar o jogador, para saber se Thiago terá condições de jogo ou se será desfalque para o técnico Tuca Guimarães.
29/01 Portuguesa 1 x 0 Barretos – Canindé (Campeonato Paulista Série A2)
01/02 Portuguesa 0 x 1 Batatais – Bebedouro (Campeonato Paulista Série A2)
04/02 Portuguesa 0 x 2 Velo Clube – Rio Claro (Campeonato Paulista Série A2)
07/02 Portuguesa 0 x 0 Água Santa – Diadema (Campeonato Paulista Série A2)
10/02 Portuguesa 1 x 0 Sertãozinho – Canindé (Campeonato Paulista Série A2)
15/02 Portuguesa 2 x 1 Uniclinic (Ceará) – Horizonte-CE (Copa do Brasil)
19/02 Portuguesa 3 x 2 Mogi Mirim – São Caetano (Campeonato Paulista Série A2)
Joel Santana é o comandante do Verdão de Saquarema. Foto: Vitor Santos/Boavista SC
Já o “Verdão de Saquarema”, assim como a Lusa, disputou a vaga da primeira fase contra um time cearense, no caso, o Ceará. Quem decidiu a partida foi o atacante Marcelo Nicácio, que já havia atuado pelo “Vovô”, em um jogo dramático. O gol do Boavista saiu somente em um pênalti marcado para o Boavista aos 49 minutos do segundo tempo, que Nicácio bateu e fez, aos 51 minutos, selando a classificação. No seu último compromisso, a equipe foi derrotada para o Botafogo, pelo Campeonato Carioca da primeira divisão, por 3 a 2.
O time de Saquarema tem diversos jogadores conhecidos da torcida paulista, como o goleiro Felipe (ex-Corinthians e Bragantino), os zagueiros Antônio Carlos e Renato Silva (ambos ex-São Paulo) e o meia Fellype Gabriel (ex-Palmeiras e Portuguesa), além de seu treinador, Joel Santana.
Goleiro Felipe é velho conhecido dos torcedores paulistas e pode ser um fator diferencial a favor da equipe carioca caso a partida vá para as penalidades. Foto: Reprodução Facebook/Boavista Sport Club
O fator casa é muito importante para os rubro-verdes, pois estão com 100% de aproveitamento na temporada, no Estádio do Canindé. Em seu estádio, pela Copa do Brasil, o aproveitamento chega a 58%. São 31 partidas, com 18 vitórias, 11 empates e apenas duas derrotas.
Outro fator que pode desequilibrar no resultado da partida é que, diferente do que foi a primeira rodada, em caso de empate, a classificação se dará na disputa de pênaltis. Na rodada anterior, o time visitante tinha a vantagem do empate para seguir na competição.
A Portuguesa decidiu a classificação por pênaltis apenas por duas oportunidades, contra o Atlético Mineiro, em 2000 e contra o Icasa, em 2009. Em ambas a Portuguesa foi eliminada da competição.
Por Gabriel Max