Na noite desta quinta-feira (27), no Maracanãzinho, o Flamengo bateu o São Paulo por 93 x 85 e se sagrou heptacampeão do NBB. A partida aconteceu pelo jogo três da finalíssima, que decretou o título rubro-negro após não perder sequer uma vez para o rival na série melhor de cinco. Ainda mais, a equipe chegou a 34 vitórias seguidas, tendo também conquistado todas as competições da temporada. O cestinha da partida foi Lucas Mariano, com 22 pontos, ofuscados pelos 18 de Olivinha, 17 de Marquinhos e 15 de Hettsheimeir.
Por: Leonardo Abrahão, de São Paulo – SP
Tônica de todos os quartos, a parcial dos primeiros 10 minutos foi muito equilibrada. Ao todo, Flamengo e São Paulo tiveram praticamente a mesma efetividade em bolas de dois, de três e lances livres, mas dois chutes certeiros a favor do Mengão garantiram a vitória parcial. Dois dos destaques foram Hettsheimeir e Yago, fundamentais durante a partida e calibrados no perímetro para colocar os cariocas em vantagem: 26 x 23.
No segundo período, Lucas Mariano entrou mais no jogo, assim como Dawkis, uma boa surpresa para o Tricolor no jogo. Assim, após uma boa sequência, o São Paulo virou o placar. Porém uma sucessão de erros fez o Flamengo retomar a liderança. Olivinha e Luke Martínez converteram bolas longas e abriram nove de frente para o Rubro-Negro, contudo, Lucão matou chute de três nos segundos finais e voltou a desvantagem para seis: 45 x 39.
A volta do intervalo foi muito boa para o Flamengo. A equipe conseguiu abrir a maior folga durante o jogo, de 14 pontos, principalmente depois de uma chuva de bolas longas. Léo Demétrio e Marquinhos se destacaram no quarto. Mas o Tricolor, como em quase todos os períodos da série, buscou a reação nos minutos finais. Dawkis e Lucão seguiram bem, contribuindo para o São Paulo não se distanciar tanto do placar: 68 x 60.
O último período da temporada acabou sendo de controle dos cariocas. Georginho e Dawkins tentaram fazer os paulistas se manterem vivos no jogo, que ficou com apenas cinco pontos de diferença no placar há cinco minutos do fim. Todavia, a aproximação parou por aí. Martínez praticamente liquidou a fatura com uma bola de três, e Olivinha fez a cesta final do duelo, firmando o grande ano flamenguista, coroado com mais um troféu: 93 x 85.
MAIS UMA VEZ FLAMENGO! É CAMPEÃO, NAÇÃO! GRITA, SE EMOCIONA E COMEMORA MUITO QUE O MENGÃO É HEPTACAMPEÃO DO #NBB 🏆🏆🏆🏆🏆🏆🏆
No jogo 3, o duelo do título, o @TimeFlamengo bateu o @SPFCBasquetebol por 93 a 85 e conquistou o #NBB pela sétima vez 🔥#FinaisNBB pic.twitter.com/VSqZfz4XGY
— NBB (@NBB) May 27, 2021
Como triunfo, o Flamengo chegou a 34 seguidos, se mantendo invicto no ano de 2021 e levantando mais uma taça, a segunda para cima do Tricolor. Já o São Paulo, que chegou à final do NBB em sua primeira participação nos playoffs, encerra a temporada com dois vices, juntando o da Copa Super 8, quando o adversário também foi o rival carioca.
Foto em destaque: Reprodução/Fotojump/LNB