Hélio Castroneves pode retornar à IndyCar na temporada 2021

Hélio Castroneves pode retornar à IndyCar na temporada 2021

Like
876
0
terça-feira, 04 agosto 2020
Fórmula Indy

Hélio Castroneves pode estar retornando a Formula Indy de forma integral a partir da temporada 2021. Com o término da parceria entre Penske e Acura na SportsCar, Helinho deve negociar sua volta à categoria mais importante de monopostos das Américas. Sendo assim, após quatro anos de ausência, com aparições apenas na Indy 500, seu retorno deve acontecer.

Por Danilo Dias, de São Paulo.

Hélio da IndyCar

Hélio Castroneves em sua temporada de estreia pela Bettenhausen, em 1998. Foto: Miguel Costa Jr.

Castroneves começou na categoria quando esta ainda era parte de uma cisão entre IRL e CART. Sua estreia foi pela antiga equipe Bettenhausen em 1998. No ano seguinte acertou com a Hogan. Os bons desempenhos, juntamente com a trágica morte de Greg Moore que estava certo com a equipe de Roger Penske, abriram espaço para o brasileiro iniciar sua história de sucesso na Indy.

Entre 2000 e 2017 foram mais de duzentas corridas pela Penske. Castroneves chegou a vinte e quatro vitórias na categoria. Muito embora não tenha conquistado o título da temporada alguma vez, se tornou um dos maiores da história da Indy 500. Castroneves venceu a Indy 500 por três vezes, sendo um dos únicos que ainda podem bater o recorde de Ricky Mears, Al Unser e A.J. Foyt.

Vencedor da Indy 500: Ponto máximo da carreira. Foto: Miguel Costa Jr.

Hélio Castroneves na SportsCar

Já experiente, mas ainda com contrato com a Penske, Hélio Castroneves aceitou correr na categoria de protótipos em convite realizado por seu chefe. Isso previa que o piloto já não estaria na temporada completa da IndyCar, mas que poderia correr a Indy 500.

Hélio nunca escondeu que gostaria de correr toda a temporada da Indy. Dessa forma a categoria transformou-se em sua maior paixão. A lealdade a sua equipe, porém, impediram de que este seguisse pilotando na categoria de monopostos. Sendo assim, durante sua estadia na SportsCar, Hélio não deixou de mostrar qualidade.

Possível retorno

Refletindo a lealdade de Castroneves com a Penske, o piloto ainda disse que conversará antes de todos com Roger Penske para definir seu futuro. Dessa forma, o caso é que, com o fim da Penske na SportsCar para 2021, o piloto deve ser liberado para retornar à categoria de forma integral.

Sendo assim, a Penske deve ceder um carro a Castroneves para a Indy 500 que se aproxima. Sobre o futuro do brasileiro, porém, existe possibilidades diversas. Dessa forma, Hélio pode inclusive continuar na SportsCar. Caso a equipe viabilize sua participação que ainda não foi completamente descartada.

Há também a chance de Castroneves negociar com a McLaren. Os ingleses sondaram o brasileiro no começo de 2020. Eles, porém, não o quis tiraram da Penske pela forte ligação do piloto com o time. Sendo assim, a Penske, que tem três pilotos titulares e que sofre com um ano irregular de Will Power, poderia ser o caminho do retorno. Sendo assim, depende, de qualquer forma, de que Power encerre sua passagem pela equipe.

Hélio Castroneves tem agora 45 anos. Já com idade de experiência, a chance de retomar uma carreira na IndyCar parece real. Vale dizer que ele não gostaria de ter interrompido sua passagem como ocorreu. Dessa forma, com a escassez de novos pilotos brasileiros pleiteando vagas nas categorias máximas pelo mundo, Castroneves virou a “nova velha solução”. Qualidade não falta ao piloto.

Foto destaque: Autosport.pt

Danilo Dias

Danilo Dias

Danilo Dias é formado em Tecnologia em Futebol, pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte e atualmente é estudante de Direito. Apaixonado por futebol, aficionado por automobilismo[...]

76 posts | 0 comments

Comments are closed.