O britânico Lewis Hamilton está muito próximo do tetracampeonato da Fórmula 1. O piloto da Mercedes liderou de ponta a ponta o Grande Prêmio do Japão neste domingo (8). Seu rival, o alemão Sebastian Vettel, da Ferrari, abandonou a corrida com problemas no motor na quarta volta.
Esta foi a oitava vitória de Hamilton na temporada de 2017, e a 61ª da carreira. Os pilotos da Red Bull completaram o pódio do circuito de Suzuka, com o jovem holandês Max Verstappen em segundo e o australiano Daniel Ricciardo em terceiro lugar.
Nas últimas voltas, Lewis Hamilton sofreu com vibrações anormais no bloco propulsor do motor e precisou resistir ao ataque de Max Verstappen, que chegou a ficar a 600 milésimos de ultrapassá-lo, mas Hamilton conseguiu segurar o ímpeto do garoto prodígio holandês.
“Foi uma corrida incrível. E não foi fácil, já que os carros da Red Bull foram muito rápidos hoje”, explicou Hamilton. “Os pneus estavam frios no fim da corrida e eu tive que gerenciar o tráfego”.
Com 306 pontos no Mundial de Pilotos, Hamilton está com 59 pontos de vantagem sobre Vettel, que ficou nos 247 pontos devido ao abandono. Com quatro corridas para o fim da temporada, Hamilton já pode ser campeão na próxima etapa, no GP dos Estados Unidos, em Austin. Para isso, o piloto inglês precisará fazer 16 pontos a mais que Vettel e quatro a mais que Valtteri Bottas.
“Eu nunca pensei que pudesse ter essa vantagem fenomenal depois dessa corrida. Tenho que agradecer à minha equipe pela confiança que depositaram em mim nesta temporada”, disse Hamilton parabenizando a Mercedes.
Foto: F1 / Página do Facebook / Reprodução.
O companheiro de Hamilton, o finlandês Valtteri Bottas completou a corrida na quarta colocação à frente do compatriota Raikkonen, que terminou em quinto. Os dois carros da Force India ficaram em sexto e sétimo lugar, com o francês Esteban Ocón e o mexicano Sergio Pérez, respectivamente.
O brasileiro Felipe Massa, da Williams, ficou na décima posição. Pressionado pelo espanhol Fernando Alonso, da McLaren, o piloto brasileiro segurou a posição e conseguiu garantir um ponto no final da corrida.
Carlos Sainz também não terminou a corrida, e se despediu hoje da equipe Toro Rosso e passará a competir pela Renault já a partir do Grande Prêmio dos Estados Unidos, que será realizado no próximo dia 22, no Circuito das Américas, em Austin.
Foto: FIA / Página do Facebook
Classificação final do GP do Japão de Fórmula 1:
1 Lewis Hamilton Mercedes
2 Max Verstappen Red Bull/TAG Heuer
3 Daniel Ricciardo Red Bull/TAG Heuer
4 Valtteri Bottas Mercedes
5 Kimi Räikkönen Ferrari
6 Esteban Ocon Force India/Mercedes
7 Sergio Pérez Force India/Mercedes
8 Kevin Magnussen Haas/Ferrari
9 Romain Grosjean Haas/Ferrari
10 Felipe Massa Williams/Mercedes
11 Fernando Alonso McLaren/Honda
12 Jolyon Palmer Renault 52 1 Volta
13 Pierre Gasly Toro Rosso/Renault
14 S.Vandoorne McLaren/Honda
15 Pascal Wehrlein Sauber/Ferrari
Não terminaram
0 Lance Stroll Williams/Mercedes – Abandono
0 Nico Hülkenberg Renault – Abandono
0 Marcus Ericsson Sauber/Ferrari – Rodada
0 Sebastian Vettel Ferrari – Motor
0 Carlos Sainz Toro Rosso/Renault – Rodada
Volta mais rápida: Valtteri Bottas (FIN/Mercedes) 1:33.144 na 50ª volta (velocidade média: 224,440 km/h)
Classificação do mundial de pilotos:
Classificação do mundial de construtuores:
Foto de capa: F1 / Página do Facebook / Reprodução.
Redator da matéria: Luiz Máximo, de São Paulo.
Meu nome é Luiz Máximo Morelo, sou paulista, 65 anos, comecei no rádio em 1968. Em 1976 fui para a TV Record, depois Rede Bandeirantes, Globo, SBT e por 20 anos trabalhei na TV Cultura. Sempre acom[...]
350 posts | 0 comments