Nesta quarta-feira (23), a Haas confirmou que Nikita Mazepin será o piloto titular em 2021. O anúncio veio por meio de suas redes sociais, assim negando os rumores de sua saída. A pressão para tirar o russo da Fórmula 1 aconteceu após a divulgação de um vídeo no qual ele toca nos seios de uma mulher. No entanto, a equipe disse que tratou o assunto internamente e não vai demitir o piloto.
Por Yuri Braule, de Araucária, PR
A resposta da equipe estava sendo muito esperada, pois notícias dos bastidores davam que a demissão do russo pudesse acontecer. Mazepin chegou a mudar a biografia de seu Instagram, aumentando as especulações. O piloto mudou para “profissional driver”. Assim, se esperava que a Haas pudesse suspender o seu contrato a qualquer hora.
No entanto, a equipe preferiu manter o russo, frustrando boa parte dos fãs da Fórmula 1. Era esperado que o brasileiro Pietro Fittipaldi pudesse ocupar a sua vaga, mas isso não vai acontecer. Por meio de suas redes sociais, a Haas disse:
“A Haas F1 Team reafirma que Nikita Mazepin e Mick Schumacker serão os pilotos na temporada 2021 da Fórmula 1. Conforme o que foi dito sobre as ações de Nikita Mazepin no dia 9 de dezembro, esse assunto foi tratado internamente e nenhum comentário a mais será feito.”
Team Statement: pic.twitter.com/hRpoTAaanM
— Haas F1 Team (@HaasF1Team) December 23, 2020
A especulação sobre Mapezin deixar a Haas aconteceu depois que ele divulgou um vídeo assediando uma modelo. Nos stories de seu Instagram, o russo tocava em seus seios, sendo que a mulher parecia estar bêbada. O piloto tirou o vídeo logo em seguida, mas ele correu nas redes sociais e causou revolta.
Os fãs da Fórmula 1 fizeram então a hashtag #WeSayNoToMazepin, em português “nós dizemos não para o Mazepin“. A tag foi feita baseada na frase We Race As One, “nós corremos como um”, da própria F1. Porém, a campanha não foi bastante para causar a demissão. Assim, o russo segue contratado para 2021.
Vale lembrar pra @HaasF1Team que #WeSayNoToMazepin pic.twitter.com/pgbWlWpqFX
— Bono Zueiro (@BonoZueiro) December 23, 2020
Foto destaque: Reprodução / FIA F2 Facebook