GP do Canadá de 2007 – A 1ª vitória de Lewis Hamilton

GP do Canadá de 2007 – A 1ª vitória de Lewis Hamilton

Like
189
0
sábado, 07 novembro 2020
Clássicos da Fórmula 1

Nessa edição dos Clássicos da Fórmula 1, vamos para 2007, ao GP do Canadá disputado no circuito de rua de Montreal. Essa prova marca o início do piloto que tem a carreira mais vitoriosa em números na Fórmula 1. Trata-se do jovem Lewis Hamilton, em sua 1ª vitória. Logo abaixo, vamos relembrar tudo desse GP de Fórmula 1. Inclusive em podcast no Boletim Polimotor. Confira!

Por: Luiz Maximo Morelo, de São Paulo, SP

Confira também:
GP de San Marino de 2006 – A pressão de Alonso sobre Schumacher
GP de Portugal de 1989 – Vitória de Berger e momento crítico na disputa pelo título da temporada entre Senna e Prost
Ayrton Senna vence em Hockenheim e atinge marca importante – GP da Alemanha de 1990

 

Clássicos da Fórmula 1 – Vitória de Lewis Hamilton no GP do Canadá de 2007

Contudo, Luiz Maximo Morelo apresenta em podcast, mais uma edição dos Clássicos da Fórmula 1. Saiba em detalhes como foi esse GP. Portanto, aperte os cintos e curta a viagem no tempo.

Assim, clique abaixo para ouvir o podcast no spotify:

 

Largada e início da corrida

De fato, essa prova teve emoção do começo ao fim. E a partir da largada, logo na primeira curva. Tão logo foi dada a largada, Fernando Alonso errou na primeira curva e perdeu a segunda colocação para Nick Heidfeld. Dessa forma, Felipe Massa ganhou uma posição e completou a 1ª volta em 4º lugar. Com desempenho impecável, Lewis Hamilton manteve a liderança. Assim, ele aproveitou para abrir distância de seus concorrentes.

Até a 22ª volta, a única coisa de anormal que aconteceu foi mais um erro de Fernando Alonso, mas que não lhe comprometeu. O espanhol arrumou o carro rapidamente e manteve a posição. Só que a partir daí a corrida ganhou vários lances de emoção até o final.

 

O forte acidente de Robert Kubica

Com o alemão Adrian Sutil parado na pista depois de bater no muro, o safety car entrou pela 1ª vez. Assim, os pilotos aproveitaram a ida para os boxes para reabastecimento e troca de pneus. No entanto, Felipe Massa e Giancarlo Fisichella entraram no sinal de luz vermelha. Ou seja, na indicação de box fechado. Por consequência, na 51.ª volta, os dois seriam desclassificados.

Um dos que conseguiram parar antes do pit lane ser fechado foi Robert Kubica. O polonês fez seu pitstop sem problemas e voltou logo atrás de Jarno Trulli. Porém, depois da relargada, na 27ª volta, os dois se tocaram antes da curva do Grampo e sobrou para o polonês. Por consequência, Kubica bateu muito forte no muro. Ou seja, um acidente grave sofrido e que foi necessário o atendimento ao piloto que foi para o centro médico e, mais tarde, para um hospital de Montreal. Apesar do acidente fortíssimo e assustador, Robert Kubica só teve fratura em uma das pernas.

Vídeo do acidente e da redenção de Kubica ao vencer o GP do Canadá no ano seguinte, em 2008. Fonte: Reprodução / Youtube Formula 1

 

O final da caminha de Lewis Hamilton rumo a 1ª vitória

Não bastassem os problemas com seu carro, Fernando Alonso ainda teve de pagar uma punição de 10 segundos, na 36.ª volta, e caiu para a 15.ª colocação, enquanto 12 voltas depois, Lewis Hamilton ainda seguia tranquilo na liderança quando fez seu segundo pitstop.

Entre as voltas 50 e 55, o safety car entrou mais duas vezes na pista, o que provocou mais corrida dos pilotos por reabastecimento e troca de pneus. Fernando Alonso, contando com a sorte, conseguiu voltar para a zona de pontuação e completou a prova em sétimo lugar. Lewis Hamilton, seu companheiro, sem sustos na corrida, venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato.

 

Lewis Hamilton na liderança e situação do campeonato após o GP do Canadá 

Apesar do britânico Lewis Hamilton ter conquistado essa vitória praticamente de ponta a ponta, esse GP do Canadá foi uma das corridas mais emocionantes daquela temporada. O Grande Prêmio do Canadá foi disputado em 10 de Junho de 2007.  A primeira vitória do piloto, na época na McLaren, se deu em apenas 6 provas disputadas, já em seu ano de estreia na F1. Um marco importante na história da categoria e na excepcional carreira do piloto.

O alemão Nick Heidfeld, da BMW Sauber, foi o 2º e o austríaco Alexander Wurz, da Williams, terminou na 3ª colocação completando o pódio. Em contrapartida, com muitos problemas em seu carro, principalmente de freio, Fernando Alonso cruzou a linha de chegada em 7º lugar. Além disso, Felipe Massa foi desclassificado na volta 51 por entrar no box com a luz vermelha. Por fim, o outro brasileiro da prova, Rubens Barrichello, finalizou apenas na 12ª posição.

Naquele momento, na classificação do campeonato, Lewis Hamilton assumia a liderança isolada com 48 pontos. Além disso, Fernando Alonso contabilizaria apenas 2 pontos na corrida e alcançava o 2º lugar com 40 pontos. Mesmo sem pontuar, Felipe Massa chegava a 3ª colocação com 33 pontos. Por fim, seu companheiro de Ferrari, o finlandês Kimi Raikkonen, que chegou em 5º lugar na prova, subia para 27 pontos em 4º  lugar na classificação do campeonato. Entretanto, ao término daquela temporada de 2007, o título acabou indo para as mãos de Kimi Räikkönen.  Comprovando definitivamente uma temp0rada equilibrada e emocionante.

A primeira vitória de Lewis Hamilton no GP do Canadá de 2007

A comemoração de Lewis Hamilton em sua 1ª vitória na Fórmula 1. Foto: Reprodução / PHC / The Cahier Archive

 

Resultado final do GP do Canadá

1º – Lewis Hamilton – McLaren
2º – Nick Heidfeld – BMW Sauber
3º – Alexander Wurz – Williams
4º – Heikki Kövalainen – Renault
5º – Kimi Räikkonen – Ferrari
6º – Takuma Sato – Super Aguri
7º – Fernando Alonso – McLaren
8º – Ralf Schumacher – Toyota
9º – Mark Webber – Red Bull
10º – Nico Rosberg – Williams
11º – Anthony Davidson – Super Aguri
12º – Rubens Barrichello – Honda

 

Acompanhe no Programa Polimotor tudo sobre a Fórmula 1    

Assim, confira o Programa Polimotor ao vivo! Sempre aos domingos, a partir das 20h30. Em cada edição, você confere a análise das principais categorias do esporte a motor. Ou seja, Fórmula 1, MotoGP, Nascar, Fórmula Indy, Fórmula E, Stock Car Brasil, IMSA, WEC e tudo de mais importante que rola no mundo do esporte a motor.

Programa Polimotor - O melhor do automobilismo é aqui

Para conferir o programa. Acesse: www.radiopoliesportiva.com.br e clique na home do site em “Ouça Agora“. Ou acesse canal do Youtube da Poliesportiva e confira a transmissão ao vivo.  Além disso, sempre após a transmissão ao vivo, o programa fica disponível no Youtube ou no Spotify para você ouvir ou assistir ao longo da semana. Portanto, não perca!

Foto destaque: Reprodução / PHC / The Cahier Archive

Luiz Máximo Moreno Morelo

Luiz Máximo Moreno Morelo

Meu nome é Luiz Máximo Morelo, sou paulista, 65 anos, comecei no rádio em 1968. Em 1976 fui para a TV Record, depois Rede Bandeirantes, Globo, SBT e por 20 anos trabalhei na TV Cultura. Sempre acom[...]

338 posts | 0 comments

Comments are closed.