GP de San Marino de 2006 – A pressão de Alonso sobre Schumacher

GP de San Marino de 2006 – A pressão de Alonso sobre Schumacher

Like
407
0
sexta-feira, 30 outubro 2020
Clássicos da Fórmula 1

Nessa edição dos Clássicos da Fórmula 1, vamos para 2006, no último GP de San Marino disputado no circuito de Ímola. Essa prova teve acidente com capotagem e vitória de Michael Schumacher em grande disputa com Fernando Alonso. Logo abaixo, vamos relembrar tudo desse GP de Fórmula 1. Inclusive em podcast no Boletim Polimotor. Confira!

Por: Luiz Maximo Morelo, de São Paulo, SP

Em suma, o último vencedor do GP de San Marino, disputado 23 e abril de 2006 foi o piloto alemão Michael Schumacher. No autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Ímola. O espanhol Fernando Alonso, da Renault, terminou em 2º lugar, enquanto que o colombiano Juan Pablo Montoya, da McLaren, completou o pódio em 3º lugar.

Confira também: 
GP de Portugal de 1989 – Vitória de Berger e momento crítico na disputa pelo título da temporada entre Senna e Prost
Ayrton Senna vence em Hockenheim e atinge marca importante – GP da Alemanha de 1990
Único da história e o 1º título de um inglês na Fórmula 1- GP de Marrocos de 1958

Clássicos da Fórmula 1 – GP de San Marino de 2006

Contudo, Luiz Maximo Morelo apresenta em podcast, mais uma edição dos Clássicos da Fórmula 1. Saiba em detalhes como foi esse GP. Portanto, aperte os cintos e curta a viagem no tempo.

Assim, clique abaixo para ouvir o podcast no spotify:

A perigosa pista de Ímola

Assista no Youtube:

O início da corrida

Inicialmente, logo na largada, Michael Schumacher manteve a liderança, enquanto que o inglês Jenson Button sustentou a 2ª posição. Além disso, Rubens Barrichello, que largou em 3º, perdeu posições e foi ultrapassado pelo brasileiro Felipe Massa e pelo espanhol Fernando Alonso.

Logo adiante, ainda na 1ª volta, o holandês Christijan Albers foi atingido pelo carro do japonês Yuji Ide. O resultado da colisão foi uma capotagem espetacular de Albers que saiu da pista. Por consequência do acidente, entrada do Safety Car.

Posteriormente, na relargada, Michael Schumacher manteve a 1ª posição com Jenson Button em 2º. Logo depois da 1ª parada nos boxes para reabastecimento, o espanhol Fernando Alonso iniciou uma verdadeira caçada a Michael Schumacher.

A pressão de Alonso sobre Schumacher

Já em 2º lugar, Fernando Alonso pressionou bastante Michael Schumacher. De fato, a briga pela liderança esquentava. Por outro lado, Schumacher se defendia como podia. Mesmo com o seu carro mais lento que a Renault de Fernando Alonso. Porém, toda vez que Alonso tentava ultrapassá-lo, Schumacher defendia muito bem.

Fórmula 1 2006 - GP de San Marino - Schumacher e Alonso

Na 32 volta, enquanto Michael Schumacher e Fernando Alonso brigavam pela liderança, Jenson Button e sua equipe cometeram um erro nos boxes. Ao receber a indicação do mecânico para sair do seu boxe, a equipe não tinha concluído o reabastecimento. Final das contas, o inglês acabou levando parte da mangueira de combustível. Por consequência, Button perdeu grande tempo e ficou de fora do pódio.

Após o incidente de Jenson Button, Fernando Alonso entrou nos boxes. O espanhol queria aproveitar essa parada para assumir o 1º lugar ocupado pelo Michael Schumacher. Porém, uma volta depois, a equipe da Ferrari trabalhou muito bem no carro de Schumacher. Assim, o alemão retornou em 1º.

Há 20 voltas para o fim, Alonso voltou a pressionar Schumacher. Porém, sem sucesso nas tentativas de ultrapassagem. Por fim, o alemão conseguiu segurar Alonso e chegou a vitória do último GP de San Marino, em 2006. Com a vitória, Schumacher chegou aos 21 pontos. Essa foi a sua 85ª vitória na carreira. Com o 2º lugar, Fernando Alonso, alcançou os 36 pontos. Enquanto que Juan Pablo Montoya terminou em 3º. Felipe Massa em 4º e Rubens Barrichello em 10º.

Fórmula 1 2006 - GP de San Marino - Schumacher.

Resultado final do GP de San Marino de Fórmula 1 de 2006:

Fórmula 1 2006 - Resultado do GP de San Marino

Histórico de Ímola

De 1980 à 2006, foram 27 corridas que aconteceram no autódromo Enzo e Dino Ferrari. Sendo que, meses depois do GP de San Marino de 2006, confirmou-se que a prova não mais ocorreria em 2007. Michael Schumacher é o maior vencedor. Foram 7 vitórias. A 1º vitória, no entanto, foi no fatídico GP de 1994, com a Benetton. As outras seis foram em 1999, 2000, 2002, 2003, 2004 e 2006, todas com a Ferrari.

Infelizmente, o autódromo de Ímola é lembrado por causa dos graves acidentes. Principalmente as fortes pancadas de Nelson Piquet em 1987, Gerhard Berger em 1989 e Rubens Barrichello em 1994. E as mortes de Roland Ratzenberger e Ayrton Senna em 1994.

Acompanhe no Programa Polimotor tudo sobre a Fórmula 1    

Assim, confira o Programa Polimotor ao vivo! Sempre aos domingos, a partir das 20h30. Em cada edição, você confere a análise das principais categorias do esporte a motor. Ou seja, Fórmula 1, MotoGP, Nascar, Fórmula Indy, Fórmula E, Stock Car Brasil, IMSA, WEC e tudo de mais importante que rola no mundo do esporte a motor.

Programa Polimotor - O melhor do automobilismo é aqui

Para conferir o programa. Acesse: www.radiopoliesportiva.com.br e clique na home do site em “Ouça Agora“. Ou acesse canal do Youtube da Poliesportiva e confira a transmissão ao vivo.  Além disso, sempre após a transmissão ao vivo, o programa fica disponível no Youtube ou no Spotify para você ouvir ou assistir ao longo da semana. Portanto, não perca!

 

Fotos: Reprodução / PHC / Acervo The Cahier Archive

Luiz Máximo Moreno Morelo

Luiz Máximo Moreno Morelo

Meu nome é Luiz Máximo Morelo, sou paulista, 65 anos, comecei no rádio em 1968. Em 1976 fui para a TV Record, depois Rede Bandeirantes, Globo, SBT e por 20 anos trabalhei na TV Cultura. Sempre acom[...]

344 posts | 0 comments

Comments are closed.