GP da Turquia de 2006 – A 1ª vitória de Felipe Massa na Fórmula 1

GP da Turquia de 2006 – A 1ª vitória de Felipe Massa na Fórmula 1

Like
132
0
sábado, 14 novembro 2020
Automobilismo

Nessa edição dos Clássicos da Fórmula 1, vamos para 2006, ao GP do Turquia disputado no circuito de Istambul Park. Essa prova marca 1 ª vitória de Felipe Massa que se estreava na Ferrari. Seria ali a 1ª de 3 vitórias do piloto brasileiro nesse circuito. Logo abaixo, vamos relembrar tudo desse GP de Fórmula 1. Inclusive em podcast no Boletim Polimotor. Confira!

Por: Luiz Maximo Morelo, de São Paulo, SP

Confira também:
GP do Canadá de 2007 – A 1ª vitória de Lewis Hamilton
GP de San Marino de 2006 – A pressão de Alonso sobre Schumacher

 

Clássicos da Fórmula 1 – Vitória de Felipe Massa no GP da Turquia de 2006

Contudo, Luiz Maximo Morelo apresenta em podcast, mais uma edição dos Clássicos da Fórmula 1. Saiba em detalhes como foi esse GP. Portanto, aperte os cintos e curta a viagem no tempo.

Assim, clique abaixo para ouvir o podcast no spotify:

 

Massa domina treino de classificação e corrida

De fato, ocorreu o que era necessário para Felipe Massa conquistar sua 1ª vitória na Fórmula 1. Michael Schumacher, companheiro dele na Ferrari, se posicionou em 2º lugar, logo após a largada, deixando Fernando Alonso em 3º. Dessa forma, Massa ficou livre para imprimir o ritmo e construir a vitória na liderança por toda a corrida.

Massa e Schumacher no GP da Turquia de 2006

Felipe Massa e Schumacher. Foto: Reprodução/PHC/The Cahier Archive

No entanto, Fernando Alonso ultrapassou Michael Schumacher no pit stop realizado na 13ª volta, por conta da entrada do safety car. Contudo, o espanhol da Renault passou para a 2ª colocação. A luta por essa posição ficaria entre Schumacher e Alonso até a bandeirada final.

A emoção da 1ª vitória

Assim, Felipe Massa venceu com Michael Schumacher e Fernando Alonso em 2º e 3º respectivamente, completando o pódio. “Este é o dia e também o fim de semana mais importante da minha carreira até agora”, afirmou Felipe Massa com lágrimas nos olhos. No pódio, foi levantado pelos 2  pilotos, em reconhecimento pelo excepcional trabalho realizado na Turquia.

Felipe Massa no GP da Turquia de 2006

Felipe Massa no GP da Turquia de 2006. Foto: Reprodução/PHC/The Cahier Archive

No sábado, Felipe Massa havia conquistado a pole position. “Só compreendi que havia vencido quando recebi a bandeirada. A emoção veio de uma vez, pensei nas enormes dificuldades que tive, como no início, quando o meu pai não podia me dar um kart competitivo, ou quando cheguei na Europa com dinheiro apenas seis corridas… essa luta valeu a pena.”

Felipe Massa precisou dar um tempo para recuperar sua voz que se encontrava visivelmente embargada. Porém, ele falou da emoção de estar onde está. “Sempre sonhei em correr na Ferrari, ganhar um Grande Prêmio com a Ferrari. Hoje consegui. Realizei um sonho.”

“Tenho orgulho de ser brasileiro.”  Disse Massa, ao regressar para o motorhome da Ferrari, que foi aplaudido de pé por toda a equipe. Dessa forma, Felipe Massa tornava-se o 6º piloto brasileiro a vencer na Fórmula 1, depois de Emerson Fittipaldi, José Carlos Pace, Nelson Piquet, Ayrton Senna e Rubens Barrichello.

 

Chegada do GP da Turquia

O Grande Prêmio da Turquia de 2006 foi disputado com pista seca. Por fim, a volta mais rápida foi de Michael Schumacher, que registrou o tempo de  1:28s.005, na 55ª volta.

Fórmula 1 2006 - GP da Turquia - Chegada

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto destaque: Reprodução/PHC/The Cahier Archive

Luiz Máximo Moreno Morelo

Luiz Máximo Moreno Morelo

Meu nome é Luiz Máximo Morelo, sou paulista, 65 anos, comecei no rádio em 1968. Em 1976 fui para a TV Record, depois Rede Bandeirantes, Globo, SBT e por 20 anos trabalhei na TV Cultura. Sempre acom[...]

338 posts | 0 comments

Comments are closed.