GP da Mônaco de 1982 – O final de corrida mais maluco da Fórmula 1

GP da Mônaco de 1982 – O final de corrida mais maluco da Fórmula 1

Like
1089
0
sábado, 16 maio 2020
Clássicos da Fórmula 1

Definitivamente, o GP de Mônaco de 1982 foi o mais confuso final de corrida da história da Fórmula 1. Simplesmente, as últimas três voltas da corrida foram recheados de problemas. Erros, batidas e falta de combustível. Assim, três pilotos passaram pela liderança. Até que por fim, a vitória ficou com Riccardo Patrese.

Por: Luiz Maximo Morelo, de São Paulo, SP

Sorte para um e azares para outros

Começou uma pequena chuva. Alain Prost, no entanto, com sua Renault, que liderava aparece atravessado na pista, fim de corrida para o francês. Com isso, Riccardo Patrese piloto da Brabham assume a ponta, mas algumas curvas depois, o italiano roda. Por consequência, cede o primeiro lugar para Didier Pironi da Ferrari que abre a última volta na primeira posição.

Por fim, na última volta, o piloto da Scuderia Ferrari liderando começa a se arrastar e no meio do túnel parou sem gasolina. Quem vai ganhar? Ou melhor, será que alguém vai ganhar? A TV, no entanto, procura o novo líder. No meio da confusão, Andrea De Cesaris é que vinha atrás. No entanto, tão logo, o italiano aparecia nas imagens da TV encostando seu Alfa Romeu também sem combustível.

De repente, surge das cinzas, mesmo após a rodada que lhe tirara a liderança, o italiano Riccardo Patrese que cruza a linha de chegada sem saber que estava vencendo. Na volta de desaceleração, ao passar pelo túnel, PatresePironi a pé e lhe dá uma carona. Por fim, Patrese só toma ciência da vitória e pode comemorar quando retorna aos boxes, ainda irritado.

O pódio do GP de Mônaco de 1982

O pódio do GP de Mônaco de 1982 que contou com Patrese, Pironi e de Cesaris. Foto: The Cahier Archive

Os números do GP de Mônaco de 1982

Pole Position – René Arnoux – 1″23″281
Volta mais rápida – Riccardo Patrese – 1″26″354
Líderes por volta – René Arnoux – 1ª à 14ª, Alain Prost – 15ª à 73ª, Riccardo Patrese – 74ª e 76ª e Didier Pironi – 75ª
Pilotos que concluíram a prova – 10
Abandonos – 10

Alain Prost liderava o GP de Mônaco de 1982 faltando 3 voltas para o final

Alain Prost liderava o GP de Mônaco de 1982 até 3 voltas para o final. Foto: Formula 1 / Reprodução

Clássicos da Fórmula 1 – GP de Mônaco de 1982. Ouça o podcast! 

Contudo, Luiz Maximo Morelo apresenta, em podcast, mais uma edição do Clássicos da Fórmula 1. Saiba em detalhes como foi esse GP, um dos mais espetaculares e imprevisíveis da história da Fórmula 1. Portanto, aperte os cintos e curta a viagem no tempo. Assim, clique no play logo abaixo e ouça:

 

Quer mais? 

Além disso, no canal do Youtube oficial da Fórmula 1, foi disponibilizado dois vídeos dessa corrida. Momentos da transmissão com a narração e comentários em inglês. Um vídeo exibe os melhores momentos da corrida e outro, as três últimas voltas. Basta clicar nos links do Youtube, logo abaixo. Será necessário clicar na notificação que aparecerá para ser redirecionado ao Youtube. Portanto, você não conseguirá reproduzir aqui na própria página da Poliesportiva.

 

 

Foto em destaque: Formula 1 / Reprodução

Luiz Máximo Moreno Morelo

Luiz Máximo Moreno Morelo

Meu nome é Luiz Máximo Morelo, sou paulista, 65 anos, comecei no rádio em 1968. Em 1976 fui para a TV Record, depois Rede Bandeirantes, Globo, SBT e por 20 anos trabalhei na TV Cultura. Sempre acom[...]

345 posts | 0 comments

Comments are closed.