GP da Grã Bretanha de 1975 – O caos de Silverstone

GP da Grã Bretanha de 1975 – O caos de Silverstone

Like
508
0
sexta-feira, 07 agosto 2020
Clássicos da Fórmula 1

O GP da Grã-Bretanha, realizado em Silverstone, no ano de 1975 foi um das provas mais acidentada da história da Fórmula 1. Por consequência da chuva, vários carros se chocaram na pista. Apesar da prova ser lembrada como caótica, essa corrida marcou também a última vitória de Emerson Fittipaldi na F1. E a dobradinha brasileira com José Carlos Pace.

Por: Luiz Maximo Morelo, de São Paulo, SP.

Vídeo e podcast dos Clássicos da Fórmula 1 – GP da Grã-Bretanha de 1975

Contudo, Luiz Maximo Morelo apresenta em vídeo e podcast, mais uma edição do Clássicos da Fórmula 1. Saiba em detalhes como foi esse GP. Portanto, aperte os cintos e curta a viagem no tempo.

Assim, clique abaixo para ouvir o podcast no spotify:


Assim, clique abaixo para assistir o vídeo do Youtube:

O GP que marcou o aniversário de 25 anos da Fórmula 1

No entanto, nesse GP, a Fórmula 1 comemorava seu aniversário de 25 anos. A pista que já tinha recebido a prova por 15 vezes, voltava ao campeonato após dois anos, sofreu reformulações importantes para evitar novos acidentes, como a transformação da curva Woodcote em uma chicane.

O atual campeão da categoria, Emerson Fittipaldi entrou naquela corrida com a necessidade de vitória para não deixar o seu rival, Niki Lauda, da Ferrari se distanciar na liderança do campeonato. Na corrida, o piloto local Tom Pryce largou na frente, seguido pelo brasileiro José Carlos Pace, pelo suíço Clay Regazzoni e pelo austríaco Niki Lauda.

Pace, no entanto, assumiu a liderança ainda na 1ª volta. Porém, após 12 voltas, o brasileiro, foi ultrapassado por Clay Regazzoni. A chuva chegou e Pryce bateu, abandonando a prova. Dessa forma, na 18ª volta, o sul-africano Jody Schekter assumiu a liderança da prova, por apenas 2 voltas. No entanto, a chuva aumentou e obrigou os pilotos a entrar nos pits para colocar os pneus de pista molhada.

O caos provocado pela chuva

Contudo, Pace voltou a liderança por mais 4 voltas. Depois de Pace, a prova teria alternâncias na liderança. Jody ScheckterJean-Pierre Jarier e James Hunt. No fim, Emerson Fittipaldi com sua McLaren assumiu a liderança na 43ª volta. Fittipaldi, no entanto, deu sorte. Quando a chuva começou torrencialmente de um lado do circuito, ele estava do outro lado.

Resumidamente, a corrida se transformou num verdadeiro caos. Um festival de escapas e batidas. Simplesmente, nada menos que 20 dos 26 pilotos abandonaram. Sendo que 16 deles foram por acidente e 13 na mesma volta. Além disso, o mais incrível, 8 deles se acidentaram na mesma curva. Em suma, um verdadeiro caos.

A  direção de prova, tardiamente, acionou a bandeira vermelha na 56ª volta. As posições de chegada, no entanto, foram consideradas da volta anterior. Enfim, o resultado oficial da prova só foi confirmado 3 dias depois. A vitória ficou com Emerson Fittipaldi. José Carlos Pace fez a dobradinha brasileira e Jody Schecker completou o pódio em 3º. Ao longo da história da F1, foi a única dobradinha brasileira em Silverstone.

Última vitória de Emerson Fittipaldi na F1

Última vitória de Emerson Fittipaldi na F1. Foto: Reprodução / PHC / Acervo The Cahier Archive

A sequência da temporada de 1975 e da carreira de Fittipaldi

Com o resultado, Emerson Fittipaldi conquistou nove pontos. Por outro lado, Niki Lauda bateu e não somou pontos. Apesar de tudo, Lauda acabou sendo campeão pela primeira vez na Fórmula 1 ao término da temporada. Já Emerson Fittipaldi ficou com o vice campeonato.

Foi a última vitória de Fittipaldi na Fórmula 1, categoria pela qual ele conquistou dois títulos mundiais (1972 e 1974), além de 14 vitórias e 35 pódios.

Foto destaque: Reprodução / PHC / Acervo The Cahier Archive

Luiz Máximo Moreno Morelo

Luiz Máximo Moreno Morelo

Meu nome é Luiz Máximo Morelo, sou paulista, 65 anos, comecei no rádio em 1968. Em 1976 fui para a TV Record, depois Rede Bandeirantes, Globo, SBT e por 20 anos trabalhei na TV Cultura. Sempre acom[...]

344 posts | 0 comments

Comments are closed.