Nesta sexta-feira (7) foi realizado o primeiro dia de treinos livres na quarta etapa da Fórmula 1 em 2021, na Espanha. Também, foi inaugurada a nova curva 10, uma mudança no traçado por motivos de segurança. Então, confira como ocorreu o primeiro dia do GP da Espanha!
Por: Pedro Montanini, Campinas-SP
Primeiramente, Roy Nissany e Robert Kubica, pilotos de testes pela Williams e Alfa Romeo respectivamente, figuraram entre os 20 pilotos no grid. Ambos completaram programas de treinos pelas equipes e tiveram uma sessão completa com os carros. Nissany, que participou também da pré-temporada, ainda compete pela F2 na equipe DAMS, e ainda busca seu espaço entre os pilotos principais da F1.
Nikita Mazepin ainda mostrou dificuldades no controle do carro e, em sua volta de aquecimento, logo após saída dos boxes, escapou para a brita. Logo depois, o russo ainda levou uma “bronca” de Charles Leclerc. O piloto da Ferrari falou ao engenheiro pelo rádio após ser bloqueado pelo rookie: “Mazepin nunca vai mudar!”
Bom dia pra quem já começou o fds rodando! 🤪#F1noBandSports #F1 pic.twitter.com/y3BkOtgGgh
— BandSports (@bandsports) May 7, 2021
Os 10 primeiros minutos já foram com Verstappen e Hamilton dividindo a ponta do melhor tempo. Fernando Alonso foi o primeiro piloto a estrear os pneus macios e o primeiro a figurar na casa dos 1min19s, assumindo assim provisoriamente a ponta.
Portanto, ao final dos 30 primeiros minutos, Sebastian Vettel, com atualizações aerodinâmicas, faria o melhor tempo, seguido por Lewis Hamilton e Fernando Alonso.
What year is it?! 😅
Vettel puts his car in P1 with a 1:19.234, with Hamilton in P2 and Alonso in P3 🤩#SpanishGP 🇪🇸 #F1 pic.twitter.com/AfVtbnkyl4
— Formula 1 (@F1) May 7, 2021
Robert Kubica causou a única red flag do dia após rodar na nova curva 10 e atolar na brita. A sessão ficou paralisada e voltou faltando nove minutos para o encerramento do treino. Portanto, ao fim do TL1, Valtteri Bottas terminou com o melhor tempo, a 0.033s de Verstappen. Destaque para a Aston Martin, que figurou entre o Top 10.
It's a @MercedesAMGF1 sandwich with @Max33Verstappen in the middle for FP1! 👀#SpanishGP 🇪🇸 #F1 pic.twitter.com/jDj7Kxpsx7
— Formula 1 (@F1) May 7, 2021
O segundo treino do GP da Espanha foi menos acelerado e agitado. Na primeira metade do treino, todos os pilotos do grid (exceto por Ferrari) foram com pneus médios, a fim de simular ritmos de corrida.
Por fim, apenas um Virtual Safety Car foi acionado por um pedaço solto do carro de Carlos Sainz, ainda que não afetou muito do tempo em pista. Mercedes, com Lewis Hamilton e Valtteri Bottas, e Charles Leclerc fizeram os três melhores tempos.
30 minutes gone, 30 to go
TOP 10 👇 #SpanishGP 🇪🇸 pic.twitter.com/fJOAeaPpEL
— Formula 1 (@F1) May 7, 2021
A segunda metade do TL2 não houve ameaça da Red Bull para a Mercedes. Com mais simulações de ritmo e desgastes dos pneus, Max Verstappen ficou apenas com o 8º melhor tempo. O destaque, além do claro domínio da equipe alemã e de Charles Leclerc com o 3º melhor tempo, foi a Alpine, beirando os três melhores tempos.
FP2 CLASSIFICATION 👀#SpanishGP 🇪🇸 #F1 pic.twitter.com/2Njb6vRUvw
— Formula 1 (@F1) May 7, 2021
A F1 volta amanhã (08) para o Treino Livre 3 e a formação do grid de largada do GP da Espanha. Portanto, se liga nos horários das sessões!
Foto destaque: BRYN LENNON / GETTY IMAGES
Olá! Sou o Pedro Montanini, tenho 21 anos, nascido no Sul de Minas em Varginha (sim, a terra do ET). O esporte sempre fez parte do meu sangue e da minha vida, e escrever para a Rádio Poliesportiva [...]
6 posts | 0 comments