GP da Espanha em 1986: Ayrton Senna venceu a prova por diferença de 0,014 segundos

GP da Espanha em 1986: Ayrton Senna venceu a prova por diferença de 0,014 segundos

1
2405
0
terça-feira, 30 junho 2020
Clássicos da Fórmula 1

GP da Espanha realizado em 13 de abril de 1986 teve uma grande vitória do piloto brasileiro Ayrton Senna.

Por: Ana Bracarense, de Uberaba-MG

Ayrton Senna venceu o inglês Nigel Mansell no braço com uma das menores diferenças entre o 1º e o 2º colocado, com somente 0,014”. Mais conhecido como “Leão das Pistas”, Mansell tinha tudo para vencer a corrida. Mas, de repente, a Williams perdeu toda a vantagem e foi ultrapassada por um de seus maiores rivais das pistas: Senna. Logo atrás vinha o francês Alain Prost. Porém, o piloto inglês foi para os boxes trocar jogos de pneu e perdeu sua posição para Mansell.

Prost trocou os pneus porque um pedaço de metal estava grudado e, com isso, seu carro perdia pressão e derrapava por causa de um pequeno furo. Assim, logo após a troca, o inglês conseguiu fazer seis voltas mais rápidas.

LEIA MAIS

Quando estava faltando quatro voltas para o final da prova, Mansell tentou ultrapassar Prost por fora, no início da reta dos boxes, mas não conseguiu. Logo depois tentou por dentro, mas também não teve sorte. O brasileiro, que estava um pouco à frente, ganhou segundos importantes. Entretanto, finalmente, no miolo do circuito, o piloto inglês conseguiu ultrapassá-lo.

Com três voltas restantes para o final da prova, Mansell teve pista livre e foi diminuindo sua diferença em relação Senna. Só que o brasileiro completou a penúltima volta com menos de dois segundos de vantagem. A disputa ficou acirrada e a cada curva. Mansell conseguiu se aproximar cada vez mais de Senna. Quando os dois entraram para a última curva, o inglês entrou na reta dos boxes em perfeitas condições de ser o 1º colocado e vencer a prova.

Mansell pegou todo o vácuo para superar Senna e os dois receberam a bandeirada juntos. Mas nenhum dos dois pilotos teve a certeza de que tinha vencido. Somente quando foi falado no alto-falantes do autódromo veio a decisão: anúncio da vitória de Ayrton Senna por diferença de 14 milésimos de segundo.

Foto destaque: Reprodução/The Judge 13

Ana Bracarense

Ana Bracarense

19 posts | 0 comments

Comments are closed.