GP da Espanha de 1981 – A última vitória de Gilles Villeneuve

GP da Espanha de 1981 – A última vitória de Gilles Villeneuve

Like
321
0
sexta-feira, 14 agosto 2020
Clássicos da Fórmula 1

No dia 21 de junho de 1981, a Fórmula 1 realizou o GP da Espanha. A 8ª etapa da temporada, no entanto, foi realizada no circuito de Jarama. O grande protagonista da prova foi Gilles Villeneuve. Mesmo com um carro desequilibrado e numa condição difícil, o canadense largou da 7ª posição e rumou a vitória.

Por: Luiz Maximo Morelo, de São Paulo, SP.

Podcast dos Clássicos da Fórmula 1 – GP da Espanha de 1981

Contudo, Luiz Maximo Morelo apresenta em podcast, mais uma edição do Clássicos da Fórmula 1. Saiba em detalhes como foi esse GP. Portanto, aperte os cintos e curta a viagem no tempo.

Assim, clique abaixo para ouvir o podcast no spotify:

A corrida

Inicialmente, logo na largada, o piloto ganhou 4 posições e pulou para 3º. Mais adiante, após uma bela ultrapassagem para o 2º lugar e com um pouco de sorte, Gilles pulou para a liderança. Um erro de Alan Jones na 14ª volta permitiu a Gilles Villeneuve assumir a liderança da corrida. A partir dali, o show começou de verdade. Sem pneus e com os rivais mais rápidos, Gilles Villeneuve adotou a estratégia para diminuir o ritmo nas curvas de baixa e acelerar nas retas.

De fato, o enredo estava preparado para uma corrida emocionante! Villeneuve na liderança, tinha na cola de sua traseira, Jacques Laffite, Carlos Reutemann, John Watson e Elio de Angelis. Dessa forma, Gilles se manteve durante toda a corrida. A estratégia defensiva perdurou por toda a corrida, naquele que foi o último triunfo da sua carreira. Gilles Villeneuve finalizou a prova com apenas 1,24 segundos a frente do 5º colocado que foi o piloto Elio De Angelis.

Em 1981, com 31 anos de idade, Giles Villeneuve terminaria o campeonato em 7º lugar. Entretanto, no ano seguinte, o piloto canadense morreria no treino de classificação para o GP da Bélgica em Zolder. Gilles Villeneuve bateu na March de Jochen Mass e foi arremessado de sua Ferrari. Dessa forma, falecendo a caminho do hospital. Ele disputou 68 grandes prêmios de Fórmula 1 e conquistou 6 vitórias. Em 1979 foi vice-campeão da temporada pilotando uma Ferrari.

Foto destaque: Reprodução / PHC / The Cahier Archive

Luiz Máximo Moreno Morelo

Luiz Máximo Moreno Morelo

Meu nome é Luiz Máximo Morelo, sou paulista, 65 anos, comecei no rádio em 1968. Em 1976 fui para a TV Record, depois Rede Bandeirantes, Globo, SBT e por 20 anos trabalhei na TV Cultura. Sempre acom[...]

341 posts | 0 comments

Comments are closed.