Giba neles!

Giba neles!

Like
1178
0
quinta-feira, 09 julho 2020
Ace Histórico

Gilberto Amaury Godoy Filho, talvez você nem saiba de quem se trate ao ler esse nome. Entretanto, esse é o nome de um dos maiores jogadores de vôlei da história do brasil e do mundo, mais conhecido como Giba. Desse modo, a coluna Explorando o Bloqueio dessa semana homenageia o eterno camisa 7 da seleção brasileira. Conheça vida, carreira trajetória e conquistas de Giba.

Por: Lucas Ribeiro, São Paulo, SP

UM INÍCIO DE SUPERAÇÃO

Conhecido por todo mundo por seu apelido Giba, Gilberto Amaury é natural de Londrina-PR. Portanto, foi no próprio estado que o jogador começou sua carreira no voleibol, atuando pelo Círculo Militar do Paraná. Em seguida, em 1996 ele saiu de sua cidade para jogar em Chapecó, e dessa forma, iniciar sua brilhante carreira.

Contudo, por trás de todas as glórias conquistas em quadra, está um início difícil e uma linda história de superação. Ainda nos primeiros meses de vida Giba precisou lutar, e vencer a leucemia, posteriormente, ainda na infância, aos 11 anos, sofreu um grave acidente e precisou levar 150 pontos no braço. Por fim, o atleta superou essa fase e com os mesmos braços levaria o Brasil ao lugar mais alto das Olimpíadas.

CARREIRA E TRAJETÓRIA

De fato, inegavelmente a carreira de Giba foi brilhante. Mesmo sem atuar por um time profissional, o atleta foi convocado por José Roberto Guimarães para disputar, e posteriormente vencer o Sul-Americano. Dessa forma, se credenciou no cenário do voleibol brasileiro e foi formando sua carreira.

Assim, em solo nacional, depois de Chapecó, atuou por Olympikus, Suzano e Minas. Desse modo, partiu para a Itália onde defendeu Ferrara e Cuneo, de 2001 até 2007, e de lá passou duas temporadas na Rússia. Em contrapartida, seu retorno ao Brasil aconteceu em 2009, quando jogou pelo Pinheiros depois foi para o Cimed. O camisa 7, ainda se aventurou em terras argentinas pelo Bolívar, todavia, logo voltou para o país atuando por Taubaté. Em suma, encerrou sua carreira no Al Nars de Dubai.

ÉPOCA DOURADA PELA SELEÇÃO

Anteriormente citado, Giba começou na seleção muito cedo, mesmo sem atuar por um clube profissional, aos comandos de Zé Roberto. No entanto, mesmo com títulos nesta época, foi na troca de comando da seleção que o jogador explodiu como o melhor do mundo.

A parceria com Bernadinho rendeu-lhe muito prestigio. Portanto, com o técnico o atleta foi campeão de absolutamente tudo, além de ser eleito o melhor do mundo em 2006. Por outro lado, dentre as mais notáveis conquistas do camisa 7, estão as Olimpíadas de Atenas 2004, onde também foi eleito melhor jogador da competição. Portanto, segundo o jogador, ele conquistou 39 dos 45 títulos disputados com a amarelinha.

HALL DA FAMA

Dessa maneira, com uma carreira tão espetacular recheada de medalhas, Giba entrou para o seleto Hall da Fama do Vôlei. O jogador foi 14º brasileiro a integrar essa lista, com ele estão: Emanuel, Fofão, Renan Dal Zotto, Bebeto de Freitas, Nalbert, Sandra Pires, Adriana Behar, Shelda, Maurício Lima, Ana Moser, Carlos Arthur Nuzman, Bernard e Jackie Silva.

O LIVRO: GIBA NELES!

Sem dúvidas, o que não faltou a Giba para escrever sua autobiografia foi história. Dono de uma das carreiras mais brilhantes e vencedoras do nosso vôlei, com três medalhas olímpicas prêmios individuais, e é claro uma história de superação emocionante.

No entanto, Giba resolveu colocar no livro capítulos amargos de sua trajetória também, tal como a suspensão pelo exame de doping em 2003. Contudo, não se pode ignorar o fato de quem Giba se tornou e contribuiu para o vôlei brasileiro. Muito obrigado Gilberto Amaury Godoy Filho, muito obrigado Giba. Dessa maneira, parafraseio aqui a frase de José Roberto Guimarães ao ler o livro “Não fuja do encontro com um dos maiores ídolos do esporte brasileiro”.

Foto Destaque: Reprodução/Getty Imagens

Lucas Ribeiro

O jornalismo foi algo algo que aconteceu. Sou um amante de esportes nato, de todos os esportes, isso é o que me faz feliz e nisso que quero seguir. Entre estádios e ginásios, trabalhar com esportes[...]

92 posts | 0 comments

Comments are closed.

Menu Title