Futsal: a parceria do São Caetano/Corinthians/Unip 11 anos atrás

Futsal: a parceria do São Caetano/Corinthians/Unip 11 anos atrás

Like
257
0
terça-feira, 08 dezembro 2020
Além da 12

A coluna Além da 12 desta semana irá falar sobre uma grande parceria do Corinthians, no futsal. Há um bom tempo a equipe paulista esta entre as mais fortes do cenário nacional. Entretanto, quem vê o Timão forte, bem estruturado e vitorioso, possivelmente não lembra do período em que a equipe disputava apenas competições estaduais. Contudo, a história mudou há 11 anos atrás, quando o Corinthians, São Caetano Futsal e Unip (Universidade Paulista) se juntaram para um novo projeto…

Por Thiago Lopes, Caieiras-SP

Em 2009, a equipe passou a ser chamada de São Caetano/Corinthians/Unip. O time do ABC Paulista, detentora da franquia da Liga Futsal, hoje a LNF, tinha prioridade na nomenclatura oficial da equipe. Os treinos eram realizados tanto no Ginásio do Parque São Jorge, quanto no Complexo Poliesportivo Joaquim Cambaúva Rabello, em São Caetano do Sul.

Arthur Tacioli (Presidente do São Caetano Futsal), Andres Sanchez (Presidente do Corinthians), Laércio Graça (Supervisor), Edson Sesma, Fausto Bittar, Felipe Ezabella, Roberto Toledo e Mauro Checkin (Secretário de Esportes de São Caetano do Sul) faziam parte do projeto. Por outro lado, Flavinho Cavalcante era o treinador, Mauro Sandro o preparador físico e Serginho Santana preparador de goleiros.

A força da categoria sub-20 foi além de competições estaduais. Assim, conquistando ainda a Taça Brasil de Clubes, em Niterói (RJ) e o Sul-Americano do Paraguai. Contudo, a parceria envolvia o futebol feminino também, que contava com jogadores experientes e novas promessas.

Time do Corinthians feminino no futsal em 2009

Time feminino do Corinthians, em parceria com o São Caetano e Unip. Foto: Marcio Damião

O INÍCIO NO FUTSAL

No começo do projeto tudo era tranquilo, desde a folha de pagamento e matérias do jogo. Dessa forma, chegou o dia da grande estreia na principal competição nacional. A partida foi realizada em um sábado, em 4 de abril daquele ano. O adversário foi o Umuarama, do Paraná, e o duelo terminou empatado em 3 x 3. Naquela oportunidade, Paulinho Japonês, Danilo Baron e Simi foram as redes a favor do time anfitrião.

Aos poucos, o time foi ganhando força e passou a conquistar títulos. Isso porque naquele ano houve também a chegada de PC de Oliveira, técnico campeão mundial pela Seleção Brasileira de futsal. Sendo assim, ele levou a equipe ao título do Campeonato Paulista de 2009, na final contra o Intelli, em Orlândia.

ROBERTO TOLEDO, SOBRE O PROJETO:

“Fico muito feliz quando olho para trás e vejo que desde o começo da gestão do Andres Sanchez em 2008, manter um futsal bem estruturado foi uma das prioridades do clube. A parceria entre Corinthians, São Caetano e Unip colocou novamente o Timão na nata do futsal nacional. E ao longo destes mais de 10 anos ajudou para que o departamento conquistasse os principais títulos do Brasil. Principalmente para que muitos dos talentos de nossas categorias menores migrassem para o futebol de campo ajudando o clube na revelação de inúmeros talentos para as categorias de base do Timão”, relembrou.

Como Gerente de Divisão Esportes Terrestres do Sport Club Corinthians Paulista, Roba conquistou o Prêmio Gestor do Ano de 2010 concedido pela Confederação Brasileira de Clubes – CBC. Além disso, ele também foi Diretor Geral de Esportes da Universidade Paulista – UNIP.

EDSON SESMA:

“O futsal corintiano destacou-se nos últimos anos, obtendo expressivos resultados dentro de quadra, conquistando as principais competições da modalidade… Diversos atletas chegam com destaque no futebol profissional. Há grandes negociações desses atletas formados na parceria com o futsal, gerando receitas para o clube. Um dos exemplos recentes é o Malcom. A modalidade também potencializa a marca Corinthians. A média de público nos jogos do Futsal, e a grande quantidade de jogos transmitidos, demonstram a grande aceitação do público em geral e, em especial, do torcedor corintiano. A deferência na sua seção de Futsal, refletida na infraestrutura e qualidade dos profissionais, somados a filosofia de trabalho implementada nos últimos anos, faz do Corinthians um dos maiores projetos de Futsal do mundo”.

JOGADORES DA PARCERIA NO FUTSAL

Juca, Leandro De Martini e Lima eram os goleiros. Na linha a equipe tinha Roque, Leo, Ferrugem, Magui, Dengue, Deivão, Chico Paulista, Danilo Baron, Genário, Paulinho Japonês, Simi, Rafinha, Thiago Bissoni e Francis.

Por outro lado, Tata, Erick Tanque e Lucas Cassio (goleiros) Bocão, Vitinho, Arthur Fon, André Farah, Juninho, Douglinhas, João Fred, Anjinho, Portuga, Fio, Felipinho e Gleison. Este último nos concedeu, recentemente, uma entrevista e comentou sobre sua passagem no Timão.

Foto em destaque: Marcio Damião

Thiago Lopes

Thiago Lopes

Thiago Lopes, 20 anos. Estudante de jornalismo - 6º semestre.

38 posts | 0 comments

Comments are closed.