Fórmula Indy: Rossi domina prova em Road América e se aproxima do líder Newgarden

Fórmula Indy: Rossi domina prova em Road América e se aproxima do líder Newgarden

Like
355
0
domingo, 23 junho 2019
Fórmula Indy

Por: Paulo Arnaldo e Danilo Dias, de São Paulo, SP.


Alexander Rossi ultrapassa Colton Herta na largada e domina toda a prova em Road América na liderança até a bandeirada final. Josef Newgarden consegue finalizar no pódio em terceiro. Dixon cai para último na primeira volta, mas faz grande prova de recuperação e termina em quinto.

A décima etapa da Fórmula Indy foi realizado em um dos circuitos mais técnicos do atual calendário Indy, Trata-se do circuito de Elkart Lake de 6.515 metros. Pista comparada aos circuitos europeus e comparada a pista belga de Spa-Francorchamps. Circuito de curvas de raio longo com subidas e descidas. Desafio favorito aos pilotos de qualquer categoria.

No sábado, treino de classificação, o jovem e promissor Colton Herta roubou a cena e marcou a pole-position. O piloto de apenas de 19 anos que venceu de maneira espetacular a sua terceira corrida na categoria e terceira da temporada em Austin, voltou a ganhar destaque num grande circuito. Além de fazer história ao ser o mais jovem a vencer uma corrida da Indy, no fast-six, ele marcou o tempo de 1:42.992 e passou a se tornar o piloto mais jovem da história da Indy fazer a pole-position.

Alexander Rossi que luta pelo título com Josef Newgarden marcou o segundo melhor tempo. Newgarden conquistou apenas o quarto lugar tendo o companheiro de equipe Penske Will Power a sua frente, na terceira posição. Dos demais pilotos que lutam pelo título Pagenaud não foi tão bem e conquistou apenas a 16ª posição e Dixon foi o 12º na classificação.

Na largada, Alexander Rossi foi cirúrgico. Assim que a bandeira verde foi acionada, Rossi se posicionou imediatamente atrás de Herta para pescar o vácuo. No final da longa reta em frente aos boxes, Rossi se posicionou por fora na curva 1. Os pilotos foram emparelhados até a curva 2, quando Rossi conseguiu concluir a ultrapassagem.

Momento da largada e ultrapassagem de Alexander Rossi sobre o Colton Herta. Reprodução: Indycar / Twitter


Após a ultrapassagem, Rossi reinou absoluto o GP de Road América sem sequer ser ameaçado por qualquer concorrente. A prova em Road América seguiu na bandeira verde até o final, o que ajudou no domínio de Alexander Rossi no decorrer da prova.

Quem começou com o pé esquerdo na prova foi o neozelandês Scott Dixon. Na travada curva 3, o piloto da Chip Ganassi ficou sem espaço e perdeu a levemente a traseira. Com o movimento, Ryan Hunter-Reay que vinha atrás não conseguiu evitar um toque na traseira e consequentemente a rodada de Dixon. Com o problema, Scott Dixon caiu para último e teve que partir para uma prova de recuperação.

Ainda na primeira volta, Josef Newgarden perdeu posições para Graham Rahal e Takuma Sato. O dia parecia sorrir para Alexander Rossi. Mas Newgarden mesmo não tendo o melhor carro do dia nas mãos, estava determinado em buscar o máximo de pontos possível. Não tardou para Newgarden conseguisse recuperar a quinta posição sobre o Takuma Sato.

Simon Pagenaud, vencedor da Indy 500 e outro postulante ao título partia do 16º lugar, posição de largada e já no início de prova figurava em nono lugar. Enquanto isso, Dixon buscava a recuperação. Não demorou para o piloto da Chip Ganassi alcançasse o pelotão e já brigava com Hunter-Reay pela 14ª posição.

Colton Herta, na segunda posição, deu uma escapada de pista e permitiu a aproximação de Power e Rahal. Na sequência, Herta não suportou a pressão e cedeu a segunda posição para Will Power que mergulhou para ultrapassá-lo por fora na curva 3.


Os problemas de Herta não pararam por aí. Na parada de boxes, um problema na mangueira de abastecimento fez o jovem promissor da Fórmula Indy perder um tempo precioso e posições importantes. Nessa altura da corrida, Power e Rahal travavam um grande duelo dentro da pista, com direto até a toques.

Na sequência da prova, a parada de boxes foi importante para a recuperação de Josef Newgarden. Na excelente estratégia da equipe Penske, Newgarden conseguiu passar para o terceiro lugar e jogar Rahal para o quarto lugar.

Na vigésima volta, Pagenaud em duelo com Colton Herta pela sétima posição provocou uma batida. Prejuízo para ambos que perderam as posições para Scott Dixon que avançava ainda mais na prova de recuperação e ficava com essa sétima posição.

Uma curiosidade permeia a disputa de Colton Herta e Simon Pagenaud: A curva na qual estavam brigando por posições já é velha conhecida da família Herta, visto que foi nela que Bryan Herta, o pai de Colton, sofreu um dos mais marcantes acidentes do automobilismo norte americano, quando foi abalroado por Alex Barron na extinta CART, em 1998. Relembre no vídeo abaixo.


Voltando a corrida desse domingo, Alexander Rossi abria uma diferença maior para o segundo colocado Will Power, já mais de 15 segundos. Perto de 30 voltas, abriu-se uma nova janela de parada nos boxes. Newgarden e Power brigavam de maneira feroz pela segunda posição, sem considerar que são companheiros de equipe ou algo em relação ao título.

Na 33ª volta, a transmissão da TV mostra uma zebra em degradação, soltando detritos na pista. Expectativa eminente para uma bandeira amarela que acabou não ocorrendo. Apesar da sujeita na pista, segue o jogo, ou melhor, segue a corrida.

Após a última parada de boxes, Rossi já abria uma diferença de 23 segundos sobre Power que se manteve em segurança na segunda colocação. Quem se viu ameaçado na parte final da prova foi Newgarden. Com uma queda de desempenho, Newgarden passava a ser ameaçado para quem vinha atrás, um verdadeiro pelotão formado por Rahal, Herta, Hinchcliffe e Dixon. Com o passar do tempo, Newgarden recuperou o rendimento e ficou apenas com o Rahal em seu retrovisor.

Por fim, Dixon foi beneficiado mais uma vez por um duelo que ocorria a sua frente. Dessa vez, Hinchcliffe e Herta duelavam pela quinta posição, mas os dois foram presas fáceis para Dixon que se aproveitou e ultrapassou os dois na sequência da prova.


Na chegada, Alexander Rossi ficou com a vitória e passou 27 segundos a frente de Will Power que foi o segundo colocado e Josef Newgarden completou o pódio em terceiro.


Os brasileiros

O final de semana não foi muito bom para a dupla brasileira da A.J. Foyt. Uma corrida muito discreta de Tony Kanaan e Matheus Leist. Ambos ficaram uma volta atrás do líder e terminaram a prova na 21ª e 20ª posição respectivamente.


Classificação

A briga pela liderança vai ficando entre Josef Newgarden que permanece na primeira posição com 402 pontos. Alexander Rossi com a vitória diminuiu a diferença em segundo lugar e marca 395 pontos. Simon Pagenaud é o terceiro colocado com 341 pontos, Dixon é o quarto colocado com 308 pontos, Will Power é o quinto com 294 pontos e Takuma Sato completa o top 6 com 292 pontos.


Sequência

A décima primeira etapa da IndyCar Series acontece em Toronto, na única corrida fora dos Estados Unidos da temporada. A corrida do Canadá acontece no tradicional circuito de rua em 14 de julho, tendo assim os pilotos e as equipes um pequeno período de folga das corridas para devidos ajustes. Newgarden segue líder, mas agora apenas sete pontos separam ele do vice da temporada até então, Alexander Rossi.



Foto em destaque: James Black / Indycar.com

Paulo Arnaldo do Amaral Lima

Paulo Arnaldo, paulista, CEO da Poliesportiva, jornalista, apresentador e narrador esportivo. Conhecido no meio jornalístico como P.A., Paulo Arnaldo tem vasta experiência desde 2008 no jornalismo e[...]

549 posts | 2 comments

Comments are closed.