Nessa terça, a Fórmula 1 anunciou mudanças no calendário para a temporada 2021. Elas foram significativas em relação ao anunciado em novembro, com o GP da Austrália mudando para o final do ano, abertura da temporada no Bahrein, volta de Ímola e nova data do GP no Brasil.
Por: Carol Sales, de Frei Miguelinho, PE
O GP da Austrália, abertura da temporada até então, passou para o fim de novembro. Isso se deve às restrições estabelecidas pelo país para evitar o avanço da Covid-19. Ademais, é obrigatório que qualquer pessoa ao desembarcar no país cumpra uma quarentena de 14 dias. Por isso ser muito difícil para a Fórmula 1, ficou decidido que o GP da Austrália ocorrerá no fim de semana de 19 a 21 de novembro. O Bahrein, que sediou uma rodada dupla no final do ano passado, agora abrirá a temporada.
O GP da China estava inicialmente previsto para 11 de abril. Contudo, foi adiado e ainda não se sabe se haverá corrida no país asiático em 2021. Por isso, o GP de Ímola estará de volta e será a segunda etapa do campeonato, em 18 de abril. Há ainda uma vaga em aberto em 2 de maio, e uma das opções é a etapa em Portugal, elogiada no ano passado.
No calendário provisório de novembro, a etapa da Fórmula 1 na Espanha aparecia com um asterisco. Questões contratuais com o circuito estavam pendentes. Mas, a organização confirmou que haverá corrida no país em 2 de maio.
O GP de São Paulo aconteceria em 14 de novembro. Mas, para que houvesse um intervalo suficiente para o deslocamento até a Austrália, a prova em Interlagos será uma semana antes. Ademais, a estreia da Arábia Saudita agora será em 5 de dezembro. Por isso, a etapa que encerra a temporada, em Abu Dhabi, acontecerá na semana seguinte.
2021 CALENDAR UPDATE
🇧🇭 Season starts in Bahrain 26-28 Mar
🇦🇺 Australia moves to 19-21 Nov
🇮🇹 Imola returns 16-18 Apr; China discussions ongoingDates of Brazil, Saudi Arabia and Abu Dhabi races all change#F1 pic.twitter.com/4QoP0gKKsA
— Formula 1 (@F1) January 12, 2021
Foto em destaque: F1/reprodução