Fórmula 1 1950/1959 – Stirling Moss, Bremgarten 1951

Fórmula 1 1950/1959 – Stirling Moss, Bremgarten 1951

Like
1492
0
segunda-feira, 25 setembro 2017
Automobilismo

No início do Campeonato Mundial de Fórmula 1 em 1950, a Grã-Bretanha obviamente não possuía contendores em suas hostes de pilotos. Aqueles que efetivamente se destacaram o fizeram somente porque o Grand Prix foi realizado em sua própria casa e não eram candidatos ao tipo de desempenho que os lançariam para alcançar grandes realizações. Mas já ali surgiam alguns comentários sobre um piloto que se chamava Stirling Moss. Com apenas 20 anos de idade, ele vencia com muita facilidade as provas de Fórmula 3 e parecia possuidor de uma  habilidade inata e de um equilíbrio fenomenal. Seu verdadeiro potencial não podia ser avaliado com muita certeza até que ele competisse em grandes circuitos internacionais a nível de um Grand Prix.

Isso aconteceu mais cedo do que se previa. Moss passou a competir na Fórmula 2 com a equipe da HWM e, no Grand Prix de Bari, prova não valida para o campeonato, levou um destes carros a um brilhante terceiro lugar tendo, em um determinado ponto, disputado a liderança com as Alfettas de Fórmula 1 de Fangio e Farina. Apesar desse desempenho surpreendente, havia ainda reservas por não se tratar de um grande circuito e não haver um título em jogo.

A primeira rodada do campeonato de 1951 foi realizada no letalmente difícil circuito de Bremgarten, em Berna, no Grand Prix da Suíça. A HWM de Moss era um dos dois carros de Fórmula 2 em um grid completo, com os demais consistindo de carros regulares do Campeonato Mundial. Na classificação, conseguiu uma colocação intermediária, foi agressivamente ganhando posições ao longo de todo o circuito com pista muito molhada e, na etapa final, ia ocupar o sexto lugar ultrapassando a Ferrari de Alberto Ascari. Infelizmente, seu carro começou a falhar por falta de combustível, permitindo que a Maserati de Louis Chiron recebesse a bandeirada. Terminou em oitavo lugar, mas Stirling Moss mostrou o suficiente para confirmar que estava na verdade caminhando para se tornar o menino de ouro da Grã-Bretanha no palco mundial.

Sir Stirling Crawford Moss nasceu no dia 17 de setembro de 1929 e foi quatro vezes vice-campeão da Fórmula 1, entre 1955 e 1958.

 

Foto de capa: The Cahier Archive

 

Redator da matéria: Luiz Máximo, de São Paulo.

Luiz Máximo Moreno Morelo

Meu nome é Luiz Máximo Morelo, sou paulista, 65 anos, comecei no rádio em 1968. Em 1976 fui para a TV Record, depois Rede Bandeirantes, Globo, SBT e por 20 anos trabalhei na TV Cultura. Sempre acom[...]

350 posts | 0 comments

Menu Title