Fórmula 1 1950/1959: Juan Manuel Fangio – Nurburgring 1951

Fórmula 1 1950/1959: Juan Manuel Fangio – Nurburgring 1951

1
1398
0
domingo, 08 outubro 2017
Automobilismo

A maré da Alfa tinha acabado de virar a favor da Ferrari quando o circo da Fórmula 1 foi montado em Nurburgring para o Grand Prix da Alemanha. Apenas duas semanas antes, as Alfetas tinham sido derrotadas pela primeira vez na curta história do Campeonato Mundial, vitimadas por sua prodigiosa sede. Porém um piloto da estatura de um Juan Manuel Fangio não iria se render ao inevitável sem se envolver em uma batalha.

A nova forma descoberta pelas Ferraris foi confirmada na prática, quando Alberto Ascari e Froilan Gonzalez assumiram as duas primeiras posições à frente de Fangio. Ciente de que tinha de assumir à liderança imediatamente e permanecer lá o máximo de tempo possível para sua parada extra, Fangio fez exatamente isso. Após cinco voltas no circuito de 22,5 Km ele fez a sua primeira parada de reabastecimento e as duas Ferraris assumiram a ponta.

Ascari manteve a liderança até a nona volta, depois, Gonzalez liderou até a 10ª. A parada do primeiro foi suficiente rápida para se manter à frente, porém Fangio estava logo atrás dele buscando a ultrapassagem. Jogando a precaução para o espaço, ele igualou o tempo da pole de Ascari e ganhou a posição da Ferrari na volta seguinte. Ele manteve seu ritmo incansável, retardando ao máximo sua parada. Quatro voltas depois, entrou para o segundo pit-stop. Embora Ascari retomasse a liderança, a Alfa se aproximou ainda a tempo de ultrapassá-lo antes da bandeirada caso Fangio prosseguisse no seu ritmo. Mas isso não aconteceu; o câmbio da Alfa travou em uma marcha alta e ele teve que se contentar com a segunda colocação.

 

Foto de capa: The Cahier Archive

 

Redator da matéria: Luiz Máximo, de São Paulo.

Luiz Máximo Moreno Morelo

Meu nome é Luiz Máximo Morelo, sou paulista, 65 anos, comecei no rádio em 1968. Em 1976 fui para a TV Record, depois Rede Bandeirantes, Globo, SBT e por 20 anos trabalhei na TV Cultura. Sempre acom[...]

350 posts | 0 comments

Menu Title