Flamengo Basquete: raio-x do elenco

Flamengo Basquete: raio-x do elenco

Like
281
0
segunda-feira, 21 setembro 2020
Basquete

O Campeonato Carioca de Basquete começa na segunda-feira (28). Dessa maneira, durante essa semana a Radio Poliesportiva trará textos sobre os elencos de cada time que disputarão o torneio. Dessa vez, falaremos do atual tetradecacampeão do torneio, o Flamengo. Inegavelmente, o time é o franco favorito ao título da competição, por conta do plantel que pra muito está entre os melhores da América.

Por Yuri Murta, Rio de Janeiro – RJ

O Flamengo se prepara para mais um Campeonato Estadual de Basquete. Contudo, neste ano o torneio acontecerá de forma diferente. Por causa de tudo que envolve a pandemia, a competição durará 10 dias e será toda feita no Maracanazinho. Além disso, o Carioca de Basquete será o com maior número de equipes dos últimos 11 anos, com cinco no total.

Anteriormente, ao anuncio da competição, muitos especulavam sobre o rubro-negro se utilizar de um plantel secundário para o estadual. No entanto, em entrevista exclusiva para a Radio Poliesportiva, o técnico Gustavo de Conti garantiu a presença do elenco principal para a disputa da competição carioca. Como resultado disso, veremos os grandes ídolos do basquete do clube da Gávea já em ação neste mês.

Bem como os atletas que já fizeram história no clube, o elenco para o Carioca contará com novos contratados e jogadores que vem da base. Com toda a certeza, essa será a oportunidade de vermos Yago , Hettsheimeir e Chuzito González estreando com a camisa rubro-negra. O Flamengo irá para o torneio com um número reduzido de atletas, visto que, está treinando apenas com os profissionais, por conta do protocolo contra o Covid-19.

Em resumo dos confrontos, o Flamengo estreia no campeonato na segunda-feira (28) contra o Clube Desportivo Atitude, estreante no torneio. Posteriormente, os adversários serão Niterói Basquete, Municipal/Veit Smile e Tijuca TC.

ELENCO DO FLAMENGO

ARMADORES

O Flamengo terá uma trinca de armadores para a temporada 20/21. O mais conhecido deles é o argentino Franco Balbi. O gringo apelidado de “Mago” está indo para a sua terceira temporada no rubro-negro e a tendencia é aumentar ainda mais a idolatria da torcida por ele. O jogador teve média de 8,5 pontos e 7 assistências por partida na última temporada.

Yago Mateus foi contratado para ajudar na armação da equipe nesta temporada. O jogador, que vestirá a camisa 2, é uma das grandes promessas do basquete brasileiro e era um dos destaques do Paulistano nas últimas duas temporadas. O apelido de “monstrinho” dado pelo clube ao jogador na sua chegada faz jus ao basquete do atleta. A incrível média de 16 pontos por jogo no último NBB é prova do talento do jogador.

Por fim, o terceiro armador é Matheusinho. O camisa 10 foi o MVP do Campeonato Brasileiro Sub-21, organizado pela Confederação Brasileira de Basquete. O atleta foi um dos responsáveis pelo título da equipe rubro-negra no torneio que ocorreu em Uberlândia, Minas Gerais.

Franco Balbi – número 6

Altura: 1,88

Idade: 31 anos

Clube (2019): Flamengo

Passagens: Quimsa, Argentino de Junín e Ferro Básquet (Argentina)

Yago Mateus – número 2

Altura: 1,78

Idade: 21 anos

Clube (2019): Paulistano

Passagens: Paulistano

Matheusinho – número 10

Altura: 1,84

Idade: 20 anos

Clube (2019): Flamengo (sub-21)

Passagens: base

ALA/ARMADOR

Para a posição 2, o Flamengo contará com dois atletas, são eles Luciano Chuzito Gonzalez e Pedro Nunes. Chuzito, da mesma forma que Yago, foi contratado durante a pandemia para esta temporada. A aquisição do jogador para o time é com o intuito de aumentar o nível do elenco pensando na final da Champions League das Américas. O argentino de 31 anos já atuou no basquete brasileiro, dessa forma, conhece o Flamengo e a sua tradição. O atleta estava no San Lorenzo e se destacou com 10,4 pontos e 9 pontos de eficiência de média.

Pedro Nunes já estava no Flamengo desde a última temporada. O jovem atleta que já teve passagens pelo basquete espanhol e por academias americanas chegou na temporada passada, com o intuito de reforçar a base do rubro-negro. De fato, o jogador teve boas atuações na última LDB e teve média de 14 pontos e 4 rebotes por jogo.

Luciano Chuzito Gonzalez – número 8

Altura: 1,91

Idade: 30 anos

Clube (2019): San Lorenzo

Passagens: Minas, Quimsa, Instituto Cordoba e San Lorenzo (Argentina)

Pedro Nunes – número 1

Altura: 1,99

Idade: 20 anos

Clube (2019): Flamengo (LDB)

Passagens: Juventude Badalona (Espanha) e pela academia IMG (EUA)

ALAS

Assim como a função de Ala/Armador, o Flamengo possuirá apenas dois atletas na posição 3. No entanto, não se trata de dois jogadores comuns. MarquinhosJhonatan Luz são dois dos destaques do rubro-negro. O primeiro é ídolo indiscutível da nação e um dos maiores atletas do século do basquete da equipe da Gávea. O ala está no clube desde 2012 e participou das conquistas de cinco títulos do NBB, além dos troféus da Liga das Américas e do Mundial de Clubes de 2014. Ademais, em nível individual o atleta conta com dois prêmios de MVP do NBB, duas vezes cestinha do campeonato e seis vezes na seleção do torneio. No estadual, Marquinhos possui 7 títulos e caminha para o hall dos maiores campeões cariocas.

Por sua vez, Jhonatan Luz possui 33 anos e está indo para a sua terceira temporada no Flamengo. O atleta é um dos melhores alas do basquete nacional, sobretudo, na temporada passada. As grandes atuações no último ano renderam convocações para a seleção brasileira comandada por Petrovic. Em suma, o ala tem média de 8,3 pontos e 9,2 de eficiência em toda a sua carreira na NBB.

Marquinhos – número 11

Altura: 2,07

Idade: 36 anos

Clube (2019): Flamengo

Passagens: Corinthians, Bauru, Vasco e Pinheiros (Brasil) e New Orleans Hornets (NBA)

Jhonatan Luz – número 7

Altura: 1,96

Idade: 33 anos

Clube (2019): Flamengo

Passagens: Limeira, Franca e Paulistano

ALA/PIVÔ

Olivinha e Léo Demétrio terão a companhia do jovem Rafael Rachel na posição de número 4. Por certo, o primeiro deles despensa apresentações. Olivinha, mais conhecido como o Deus da Raçachega a sua décima sétima como atleta do Flamengo. O jogador é um dos maiores campeões estaduais do Rio de Janeiro e se vencer o próximo chegará ao grupo dos decacampeões, dessa forma, fazendo ainda mais história no clube. Assim como, Marquinhos o jogador é pentacampão do NBB com o Flamengo. Além disso, junto com Balbi e Marquinhos integrou o quinteto ideal da Champions League das Américas 2020.

Léo Demétrio foi eleito o melhor sexto-homem do último NBB. O ala/pivô chegou ao Flamengo em 2019, depois de passar três anos em território europeu. Além disso, o atleta já atuou pelo Minas TC na NBB. Demétrio fazia uma grande temporada até a paralisação em decorrência do Covid-19. Só para ilustrar, o jogador chegou a ser convocado para a Seleção Brasileira.

Por fim, falaremos da nova adição da equipe, Rafael Rachel. O jovem garoto que começou nas divisões de base do Palmeiras, chegou na última temporada com a finalidade de integrar a base rubro-negra. Desse modo, no LDB, o atleta mostrou seu valor tendo médias altas de pontos e rebotes. Ademais, o jogador teve uma eficiência média de 10,4 com a camisa do Flamengo na LDB 2019.

Olivinha – número 16

Altura: 2,03

Idade: 37 anos

Clube (2019): Flamengo

Passagens: Telemar, Pinheiros (NBB) e Barreteros de Zacatecas (México)

Léo Demétrio – número 71

Altura: 2,08

Idade: 26 anos

Clube (2019): Flamengo

Passagens: Minas TC (NBB), Fuenlabrada, Força Lleida, Breogán e Bilbao Basket (Espanha) e Torino (Itália)

Rafael Rachel – número 20

Altura: 2,04

Idade: 20 anos

Clube (2019): Flamengo (LDB)

Passagens: Palmeiras (LDB)

PIVÔ

A posição de pivô é mais uma que mistura nome carimbado e novidade, uma vez que, conta com Rafael Mineiro e Rafael Hettsheimeir. Sem dúvidas, os xarás serão os responsáveis pelo garrafão rubro-negro. Primeiramente, vamos falar do velho conhecido da torcida. Rafa Mineiro, o dono da enterrada da década das Américas, segue no Flamengo por mais uma temporada. Com resultado disso, o jogador vai para a sua quinta temporada na equipe. Primeiramente, é necessário dizer que o Mineiro teve duas passagens pelo Flamengo. Por certo, a participação dele no NBB 19/20 vinha sendo a melhor dele no clube carioca. O jogador teve média de 9,3 pontos, 4 rebotes e 10,3 pontos de eficiência, dessa forma isso acabou por contribuir para a sua convocação.

Hettsheimeir foi o terceiro reforço anunciado pelo Flamengo, logo após, as chegadas de Yago e Chuzito. O pivô experiente é uma das referencias da posição no Brasil e conta com vasta experiencia europeia, visto que, atuou em 8 equipes espanholas, incluindo o Real Madrid e o Málaga. Na última temporada, Hettsheimeir esteve no Franca, que sem dúvidas era o principal rival do rubro-negro no Brasil. Além disso, é necessário recordar que o atleta foi campeão da Liga das Américas em 2015, quando esteve no Bauru.

Rafael Mineiro – número 12

Altura: 2,05

Idade: 32 anos

Clube (2019): Flamengo

Passagens: Paulistano, São José, Pinheiros e Limeira (NBB)

Rafael Hettsheimeir – número 30

Altura: 2,08

Idade: 34 anos

Clube (2019): Franca

Passagens: Bauru e Franca (NBB) Real Madrid, Málaga, Girona e Zaragoza (Espanha)

Foto Destaque: Time Flamengo

Yuri Murta

Yuri Murta

Estudante de jornalismo e geografia, apaixonado por esportes no geral e por tudo que o cerca. Isso define quem é Yuri Lima Murta. O amor principalmente pelo basquete e futebol vem desde pequeno e o g[...]

65 posts | 0 comments

Comments are closed.