Enfim, o Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) aprovou o calendário oficial para a temporada de 2017 de Fórmula 1. A homologação aconteceu durante a assembleia realizada nesta quarta-feira (30) em Genebra, na Suíça. O campeonato do próximo ano deve contar com 20 corridas, visto que o GP da Alemanha, que estava previsto para acontecer no dia 30 de julho, no circuito de Hockenheim, não teve o seu contrato renovado pela Formula One Management (FOM).
Com a retirada do GP da Alemanha, outras etapas do calendário de 2017 também tiveram as suas datas modificadas. Entre elas está o GP da Áustria que passou do dia 2 para 7 de julho; o GP da Inglaterra que foi adiantado para o dia 16 deste mesmo mês e o GP da Hungria que vai assumir a mesma data que era correspondente a realização da etapa alemã de Fórmula 1, ou seja, 30 de julho.
Além disso, também foram retirado os asteriscos que foram acrescentados anteriormente nos GPs do Brasil e do Canadá. Na última reunião do Conselho Mundial da FIA, essas duas provas foram classificadas como incertas para o próximo ano. Com a atitude da FIA, dá a entender que os problemas contratuais envolvendo os promotores das corridas realizadas em Interlagos e Montreal foram, enfim, solucionados.
A outra novidade do calendário para a temporada de 2017 é que o GP da Europa mudou de nome. Agora, oficialmente a etapa foi nomeada de GP do Azerbaijão. A corrida realizada no circuito de Baku ainda mudou a sua data para evitar choques com a tradicional 24 Horas de Le Mans, corrida esta que é o ponto auge no campeonato do Mundial de Endurance (WEC). A prova vai ser realizada no dia 25 de junho.
Como o esperado, a temporada de 2017 vai ter início com tradicional GP da Austrália, marcado para acontecer no dia 26 de março, no circuito de Albert Park, em Melbourne. Já o fim do campeonato está agendada para 26 de novembro com o GP de Abu Dhabi, na pista de Yas Marina.
Confira abaixo o calendário oficial para a temporada de 2017:
26 de março: GP da Austrália, Melbourne
09 de abril: GP da China, Shanghai
16 de abril: GP do Bahrein, Sakhir
30 de abril: GP da Rússia, Sochi
14 de maio: GP daEspanha, Barcelona
28 de maio: GP de Mônaco, Monte Carlo
11 de junho: GP do Canadá, Montreal
25 de junho: GP do Azerbaijão, Baku
09 de julho: GP da Áustria, Red praça de touros
16 de julho: GP do Reino Unido, Silverstone
30 de julho: GP da Hungria, Hungaroring
27 de agosto: GP da Bélgica, Spa
03 de setembro: GP da Itália, Monza
17 de setembro: GP de Cingapura, Marina Bay
01 de outubro: GP da Malásia, Sepang
08 de outubro: GP do Japão, Suzuka
22 de outubro: GP dos EUA, Austin
05 de novembro: GP do México
12 de novembro: GP do Brasil, Interlagos
26 de novembro: GP de Abu Dhabi, Yas Marina
FOTO: THE CAHIER ARCHIVE
Meu nome é Luiz Máximo Morelo, sou paulista, 65 anos, comecei no rádio em 1968. Em 1976 fui para a TV Record, depois Rede Bandeirantes, Globo, SBT e por 20 anos trabalhei na TV Cultura. Sempre acom[...]
350 posts | 0 comments