Com o intuito de incentivar à prática e profissionalização do futebol americano, a FEPAFA (Federação Paulista de Futebol Americano) e o Governo do Estado de São Paulo fecharam importante parceria nesta sexta-feira (12). Conforme apurado, o Termo de Permissão de Uso concede uma área no Parque Ecológico do Tietê para criação de uma arena voltada 100% à prática do esporte.
Por: Rafael da Costa – São Paulo, SP.
Antes de mais nada, a parceria é um marco histórico para o esporte na cidade. Esta conquista permitirá a continuidade do projeto social Touchdown do Futuro. Assim, é estimado que cerca de 380 crianças carentes da capital paulista tenham aulas e pratiquem o esporte durante a semana. De acordo com a Lei Federal de Incentivo ao Esporte, o projeto social está apto para captar recursos de empresas e parceiros.
O acordo foi selado pelo Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado, Marcos Penido, o Sub Prefeito de Cidade Tiradentes, Ozziel Souza, o Presidente da FEPAFA, Ricardo Trigo e a Presidente da CBFA (Confederação Brasileira de Futebol Americano), Cris Kajiwara. Outro fator que contribuiu para a parceria foi o apoio do Deputado Federal Alexandre Frota, ex jogador do Corinthians Steamrollers.
Ozziel Souza, Ricardo Trigo e Alexandre Frota em reunião. Foto: Reprodução / FEPAFA
A arena contará com um campo para jogos oficiais e um campo para a categoria flag, além de arquibancada e 3 mil lugares. Após 14 anos de prática, o futebol americano terá pela primeira vez um espaço público próprio para o esporte. “É uma grande conquista para a FEPAFA e gostaria de agradecer a todos que colaboraram para a aprovação deste projeto. É um passo importante para modalidade aqui no estado, e acredito que ao mesmo tempo será a realização de um sonho para muitos”, disse Ricardo Trigo.
“Através desta parceria, acredito que conseguiremos trabalhar em torno de um objetivo comum, que é tirar as crianças de um mundo de riscos e gerar novas oportunidades através da prática do esporte. Apoiar este projeto é uma enorme satisfação para nós”, afirma Marcos Penido.
Modelo 3D de como ficará a arena. Foto: Reprodução / FEPAFA
Apesar de ser uma das casas do futebol americano no estado, o Parque Ecológico do Tietê não possuía espaço dedicado à prática. Muitas equipes, principalmente da categoria flag, utilizavam os espaços abertos como campo de treino. Contudo, essa parceria terá como propósito profissionalizar o treinamento de futuros atletas. Ainda que praticado por muitos atletas, no Brasil, o esporte é visto como uma modalidade amadora. Inegavelmente, uma construção exclusiva para à prática será passo importante para o futuro do esporte no país.
O terreno concedido para uso da FEPAFA contará com a seguinte estrutura:
– Campo 1 / tamanho oficial – 100 jardas futebol americano
– Campo 2 / tamanho oficial – 60 jardas flag football
– Arquibancada para 3 mil pessoas
– Vestiários / Banheiros
– Área para musculação, academia e fisioterapia
– Setor exclusivo para imprensa
– Sala multimídia para aulas teóricas
– Escritório
Foto destaque: Reprodução/SPFL
Estudante de Rádio e TV, apaixonado pelo esporte desde o nascimento. Ainda criança com uma câmera analógica quebrada eu ensaiava me apresentando como se fosse na TV. O jornalismo, principalmente o[...]
4 posts | 0 comments