‘Faster’: a canção de George Harrison à memória de Ronnie Peterson e ao circo da F1

‘Faster’: a canção de George Harrison à memória de Ronnie Peterson e ao circo da F1

3
2088
0
quinta-feira, 14 setembro 2017
Automobilismo

O companheiro de rádio Danilo Dias, neste belíssimo texto sobre o piloto sueco Slim Burgudd, lembrou que 1978 foi um ano de inestimáveis perdas para o automobilismo da Suécia, com as mortes de Ronnie Peterson, após trágico acidente durante um desastrado procedimento de largada no GP de Monza, e de Gunnar Nilsson, em decorrência de um câncer no testículo.

Capa do single “Faster” traz pilotos campeões da Fórmula 1 – Reprodução

As mortes aconteceram num intervalo de 40 dias (mesmo visivelmente debilitado, Nilsson foi ao sepultamento do compatriota, no começo de setembro daquele ano) e abalaram pilotos e fãs da Fórmula 1. Apaixonado por velocidade, o ex-beatle George Harrison decidiu, então, escrever uma canção que recuperasse o moral dos pilotos e homenageasse a categoria.

Grande amigo de Jackie Stewart (que aparece como motorista de “luxo” do guitarrista no clipe da música) e Emerson Fittipaldi (que recebeu, no começo de 1979, o guitarrista em sua casa no Guarujá(SP) e depois convidou o amigo para assistir ao GP Brasil de 1979), Harrison frequentava sempre que possível corridas de Fórmula 1 na década de 1970 (e nas demais até a sua morte, em 2001, causada por um câncer no pulmão) e era querido por praticamente todos os pilotos.

Em julho de 1979, o beatle “místico” lançou o single “Faster”, cuja capa tinha as imagens de Juan Manuel Fangio, Stewart, Niki Lauda, Jochen Rindt, Jim Clark, Graham Hill, Jody Scheckter, Fittipaldi e Stirling Moss.

Parte do dinheiro das vendas do single foi destinado à Gunnar Nilsson Cancer Fund, fundação criada após a morte do piloto sueco. A música (que conta a história de um piloto obstinado a ser o mais veloz), foi inspirada em Stewart e Lauda e é dedicada à memória de Peterson e a “todo o circo da Fórmula 1”, com agradecimento especial a Scheckter.

*Na imagem destacada, George Harrison e Jackie Stewart/ Getty Images

Redator da matéria: Leonardo Guandeline, de Garulhos.

Leonardo Guandeline

78 posts | 7 comments

Menu Title