Nessa sexta-feira (11) começa a programação do GP de Abu Dhabi, no Emirados Árabes Unidos. Com isso, faremos uma prévia da prova que acontecerá no Circuito Yas Marina. Além disso, a corrida marca a despedidas de alguns pilotos nas suas equipe e na Fórmula 1.
Por: Fabio Cavalcante, Osasco, SP
A F1 vai para o Emirados Árabes Unidos para a última prova do ano. Com isso, o GP de Abu Dhabi vai para sua 12ª edição. Apesar de, o titulo de pilotos e construtores já estar decidido, as lutas no meio da tabela estão em aberto e prometem muita emoção.
Lewis Hamilton, atual campeão e principal estrela da categoria não participou do última corrida por causa da Covid-19. Porém, existe a expectativa que ele esteja em Abu Dhabi para participar da prova. Para isso o heptacampeão precisa testar negativo para o vírus, antes de sexta-feira, para disputar os treinos livres e estar apto a correr no domingo (13). Assim, o piloto que é o recordista com cinco vitórias no GP (2011, 2014, 2016, 2018 e 2019) quer aumentar ainda mais sua marca.
Love and appreciate you all🙏🏾 pic.twitter.com/Y4qs5sYlYg
— Lewis Hamilton (@LewisHamilton) December 8, 2020
Além disso, a prova marca a despedida de alguns pilotos, alguns de suas atuais equipes. Por outro lado, outros se despedem da categoria, como por exemplo: Kevin Magnussen. Dessa forma, o dinamarquês que não teve seu contrato renovado com Haas da adeus a categoria após 7 anos. Além dele, quem também pode dar adeus a categoria (pelo menos por enquanto) é Sergio Perez, que esta de saída da Racing Point e e ainda não garantiu um assento para 2021. Da mesma forma, Sainz, Ricciardo e Vettel, também dão adeus as suas atuais equipes. Porém, já tem equipes definidas para 2021, o espanhol vai para a Ferrari, enquanto o australiano vai assumir sua vaga na McLaren, já o alemão vai para a Aston Martin (atual Racing Point).
¡Gracias por su apoyo! ¡Vamos a cerrar con todo! https://t.co/rn9v0YZ0AO
— Sergio Pérez (@SChecoPerez) December 8, 2020
O piloto reserva da Haas segue substituindo Romain Grosjean. Dessa forma, vai fazer seu segundo GP pela F1, mas dessa vez em uma pista que ele conhece muito bem, o Circuito de Yas Marina em Abu Dhabi. Após o GP de Sakhir o brasileiro foi muito elogiado pelo seu engenheiro. Confira o que disse o integrante da equipe Haas.
First ever F1 race = DONE
And the guys in the garage were impressed with @PiFitti 🎧 👏#SakhirGP 🇧🇭 #F1 pic.twitter.com/j8OBNIKpjL
— Formula 1 (@F1) December 7, 2020
Dessa forma, os primeiros treinos livres acontecerão nessa sexta (11), às 6h e às 10h da manhã, respectivamente. Além disso, no sábado (12), o terceiro treino livre acontece às 7h da manhã e o treino classificatório às 10h. Por fim, a corrida acontece no domingo (13), e vai começar às 10h10 da manhã.
*Todos os horários no padrão de Brasília.
Foto Destaque: Reprodução/ XPB Images