Esquiva Falcão cada vez mais perto do título mundial

Esquiva Falcão cada vez mais perto do título mundial

3
1068
0
domingo, 21 fevereiro 2021
Boxe

Neste sábado (20), Esquiva Falcão derrotou o russo Artur Akavov, no MGM Grand, em Las Vegas, Estados Unidos. A vitória se deu por nocaute técnico no intervalo do quarto para o quinto assalto. Dessa maneira, o capixaba se vê cada vez mais perto da disputa pelo cinturão na categoria dos Médios. Essa vitória foi fundamental para suas pretensões, visto que, Esquiva precisava de uma vitória convincente, contra um adversário de bom nível, para assim, renovar seu contrato com a Top Rank, e de sobra, está na alça de mira para um title shot. 

Por: Ayrton Niño, de Recife (PE)

COMEÇO LENTO

A princípio, Esquiva iniciou a luta conforme suas características. Como de costume, aparentemente calmo, estudando o adversário, esperando os erros e brechas que o seu oponente lhe daria. Contudo, essa maior passividade do brasileiro, possibilitou que o Akavov se sentisse confortável no primeiro assalto. O russo impôs seu volume, encontrou alguns golpes limpos, que Esquiva tentou responder, mas sem tanta efetividade. Dessa forma, vimos vitória de Akavov logo no primeiro round.

IMPOSIÇÃO

Contudo, logo após o intervalo do primeiro para o segundo round, o corner do brasileiro deu a instrução clara de colocar mais ritmo na luta, apostar em sequências mais longas. Dessa maneira, logo no primeiro segundo do segundo assalto, Falcão partiu para cima do russo, distribuindo boas sequências, variando golpes em cima e em baixo, dando um verdadeiro atraso na vida do Wolverine dos Cáucaso.

Bem como foi o segundo giro, aconteceu nos dois assaltos seguintes. Esquiva caminhando para frente, tomando o centro do ringue, empurrando Akavov contra as cordas. Todas as vezes que esse cenário se repetia, Esquiva tratava de deixar duros castigos no corpo de Artur. De fato, apesar de ser um lutador de bom nível, como mostrou na primeira etapa, Esquiva é de um nível superior. Mais rápido, melhor movimentação, e principalmente, calma e inteligência.

Ou seja, Esquiva Falcão não se afoba. Não comete erros bobos. Não desperdiça energia com golpes que não vão lhe fazer pontuar. É um pugilista frio, calculista, não se desespera quando está sendo atacado, mas também não se empolga quando está castigando o oponente. Definitivamente, hoje o brasileiro é um lutador experiente, e está vivendo seu auge aos 31 anos.

Assim, após longos três rounds para o russo (exceção do primeiro), Esquiva castigou bastante o rosto do oponente. E no intervalo do quarto para o quinto round, o corner do russo retirou seu lutador do combate. Pois, aparentemente o atleta europeu quebrou o nariz e também parecia estar incomodado com seus olhos, com algum problema provavelmente no globo ocular. Assim sendo, Esquiva Falcão venceu por Nocaute Técnico.

PRÓXIMOS PASSOS

Antes de tudo, é necessário afirmar que não há mais rodeios para se fazer enquanto o assunto for Esquiva Falcão e uma luta pelo título dos Médios. No mês de janeiro, o capixaba apareceu como 5º nos rankings da IBF e WBO, além de 8º na WBC. Após essa atuação convincente, está diante dos olhos de todos, que Esquiva está pronto para buscar esse cinturão. Por fim, analisando suas posições nas classificações das entidades, e possibilidades, é possível que o staff do brasileiro esteja mirando Demetrius Andrade ou Jermall Charlo. Entretanto, sabemos da vontade de uma revanche contra Ryota Murata, algoz de Esquiva, naquela final olímpica tão controversa, em 2012.

FOTO DESTAQUE: DIVULGAÇÃO/ ESQUIVA FALCÃO 

Ayrton Niño

Ayrton Niño

Historiador pela UFPE e graduando em Jornalismo pela UniNassau.

18 posts | 0 comments

Comments are closed.