Escaladora Janja Garnbret é incluída na lista das 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista Time

Escaladora Janja Garnbret é incluída na lista das 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista Time

Like
120
0
sexta-feira, 19 fevereiro 2021
Sem categoria

A atleta eslovena qualificada para estreia da escalada nos Jogos Olímpicos, Janja Garnbret, está na lista 2021 da TIME100 Next. A lista é uma expansão da lista TIME100 da revista Time que inclui as pessoas mais influentes do mundo.

Tradicionalmente desde 1999 a lista procura traçar  o perfil de 100 líderes emergentes que estão moldando o futuro. Coincidência, ou não, a inclusão de Garnbret na lista ocorre poucas semanas depois que a também escaladora Kyra Condie, atleta norte-americana qualificada para Tóquio, ter sido incluída na lista 30 Under 30 conjunto de listas emitidas anualmente pela revista Forbes.

As inclusões demonstram que as conquistas e o potencial dos atletas de escalada esportiva (e das escaladoras em particular) estão sendo reconhecidos. Conforme dito aqui na Rádio Poliesportiva, a escalada esportiva é o terceiro esporte mais popular da atualidade. Portanto, o potencial de popularidade dos destaques deste esporte nos Jogos Olímpicos é gigantesco.

A jovem Janja Garnbret, que tem apenas 21 anos é um dos dezessete indivíduos listados sob o título “Fenômenos” listada pela revista Time. Para se ter uma ideia da relevância do reconhecimento, Janja divide espaço com Amanda Gorman (jovem poetisa da posse de Joe Biden nos EUA), a cantora britânica Dua Lipa, a também cantora brasileira Anitta e a youtuber sensação dos EUA Sohla El-Waylly.

“Tenho a responsabilidade de mostrar o esporte ao mundo e dar um bom exemplo”, disse Garnbret à TIME, referindo-se à estreia olímpica do esporte. “Sou o tipo de pessoa que, se não estiver me divertindo, definitivamente não terei um bom resultado”, disse ela. “Vou lá para curtir, porque sei que se curtir vai dar tudo certo”.

Não conhece Janja Garnbret?

Coloque-se no lugar de qualquer pessoa que já conhecia Nadia Comăneci antes da atleta assombrar o mundo com o primeiro 10 da história da ginástica olímpica. Pois este é o melhor resumo possível a se fazer da eslovena Janja Garnbret (em esloveno fala-se ‘Iânia’).

Sua biografia completa já foi destaque no artigo “Janja Garnbret: Quem é a maior sensação da escalada mundial“, mas abaixo há uma tentativa de colocar em palavras todo o potencial desta atleta.

Garnbret conquistou dois campeonatos mundiais consecutivos em boulder e combinado (o formato olímpico) em 2018 e 2019. Além disso, também recuperou o título de vias guiadas em 2019. Janja é a única atleta a ter vencido todas as etapas dos seis eventos da Copa do Mundo de boulder em uma temporada em 2019.

Além disso, ela também liderou as rodadas de qualificação e semifinal, completando 74/78 das linhas de boulder colocadas que enfrentou. Janja já ganhou oito títulos gerais da Copa do Mundo (em vias guiadas, boulder e combinado).

Luciano Fernandes

Luciano Fernandes é escalador há mais de 18 anos e cobre o esporte na Revista Blog de Escalada há 14 anos. Nas competições de escalada já cobriu e comentou diversos campeonatos nacionais e os Jo[...]

14 posts | 0 comments

Comments are closed.