Em prova movimentada, Hamilton vence e encosta em Vettel no campeonato

Em prova movimentada, Hamilton vence e encosta em Vettel no campeonato

Like
1190
4
domingo, 14 maio 2017
Fórmula 1

O novo regulamento favoreceu o circuito de Montmeló. Se havia a discussão de que os novos carros teriam tirado algumas disputas durante a prova, o GP da Espanha da temporada de 2017 da Fórmula 1 foi muito bom, talvez melhor do que havia sido nos últimos anos. Numa corrida com bons momentos, alguns abandonos, bandeiras amarelas e quebras, a corrida de Barcelona foi um bom presságio para o GP de Mônaco, daqui duas semanas.

 

Largada confusa

Na largada, vários acontecimentos mudaram a história da prova já na primeira curva. Vettel largou bem e tomou a frente de Lewis Hamilton, disparando na frente no início da prova. Logo atrás, Bottas, Verstappen e Raikkonen brigavam pelo terceiro posto com Ricciardo bem próximo. Na entrada da primeira curva, Bottas iniciou uma reação em cadeira quando tocou na roda traseira direita de Raikkonen, que sem controle abalroou o carro de Verstappen. Os dois foram para a área de escape e voltaram reto para a pista, avariados. Massa que havia largado muito bem e já figurava em sexto tocou em Alonso para desviar dos dois pilotos acidentados. O espanhol foi para a  brita e voltou apenas em 11º para a pista. Resumo do ocorrido após o toque de Bottas: Fim da corrida para Verstappen e Raikkonen, com suspensões avariadas. Massa com o pneu furado e Alonso fora dos pontos.

 

Prova movimentada

A prova teve uma sequência movimentada. Primeiro, a briga entre Sainz e Magnussen na pista esquentou a zona de pontuação. A disputa se extendeu até os boxes. Os dois pararam na mesma volta e saíram bem próximos. Sainz chegou a passear na grama na saída dos boxes, alegou ser fechado por Magnussen e reclamou bastante. Na sequência das paradas, Vettel perdeu a liderança para as Mercedes. Hamilton seguiu na ponta e Vettel foi pra cima de Bottas. Quando teve a oportunidade, fez uma linda manobra e assumiu a segunda posição. Bottas andou mais um pouco e teve uma quebra de motor, o tirando da prova.

Pouco depois, Massa que tentava se recuperar do incidente da largada, fez a manobra de ultrapassagem pra cima de Vandoorne, que não viu a aproximação do brasileiro e o tocou, quebrando a suspensão e ficando de fora da corrida também. O belga saiu bastante decepcionado pelo acontecido. Para a retirada de seu carro foi acionado o safety car virtual. Com isso Vettel se reaproximou de Hamilton que foi aos boxes. Vettel também foi após tirar a diferença gradativamente e saiu lado a lado com Hamilton de sua parada. A disputa foi boa, e Vettel em boas manobras foi a ponta.

 

Vettel protagonizou bom duelo com Hamilton. Foto: Glenn Dunbar / LAT Images. Publicado em: FIA (Página do Facebook).

Hamilton reage e vence

De pneus macios, Hamilton foi se aproximando da ultrapassagem até conseguir tomar a ponta. Com um bom plano de pneus e um equipamento que favoreceu a manutenção dos compostos, Hamilton foi se mantendo graças ao bom ritmo de corrida. Vettel apertou o ritmo quando viu que o inglês não pararia novamente. Na última parte da prova, o alemão da Ferrari foi tirando aos poucos a diferença e tentava uma aproximação quando cometeu um erro no momento de abrir uma volta em Massa. O brasileiro tirou o pé para que Vettel passasse, mas este manteve a mesma linha e quase bateu na traseira do carro lento da Williams de Massa. Isso fez com que Vettel perdesse muito tempo, o que comprometeu a possível briga final pela liderança.

Ao fim, Hamilton da Mercedes vence na Espanha com Vettel da Ferrari em segundo e Ricciardo da Red Bull fechando o pódio. Na sequência os carros rosa da Force India pontuaram novamente, com Perez em quarto e Ocon em quinto, credenciando a boa e constante fase da equipe. Hulkenberg da Renault foi o sexto, Pascal Wehrlein foi brilhante e alcançou o sétimo lugar com a Sauber, Sainz foi o oitavo e Kvyat foi o nono, ambos da Toro Rosso, e Grosjean completou os pontos em décimo de Haas. Ericsson da Sauber, Alonso da McLaren, Massa da Williams, Magnussen da Haas, Palmer da Renault e Stroll da Williams completaram o grid. Raikkonen, Verstappen, Vandoorne e Bottas não completaram.

 

Momento da bandeirada para o vencedor da prova, Lewis Hamilton. Steve Etherington - LAT Images. Publicado em: FIA (Página do Facebook).

Momento da bandeirada ao vencedor da prova, Lewis Hamilton. Steve Etherington – LAT Images. Publicado em: FIA (Página do Facebook).

Campeonato

A sequência do campeonato será no histórico GP de Mônaco, daqui duas semanas. Vettel segue na liderança do campeonato com 104 pontos. Hamilton está no encalço com 98 e Bottas aparece em terceiro com 63. Nos construtores, Mercedes lidera com 161 pontos, contra 153 da Ferrari e 72 da Red Bull.

 

Foto de capa: Zak Mauger LAT Images / Publicado em: FIA (Página do Facebook)

 

Assista os melhores momentos do GP da Espanha:

Disponível em: Canal do Youtube Formula 1.

Confira também:
Rio é vice no Mundial de Clubes de vôlei feminino
Muita tradição na final! Manchester United e Ajax decidem a UEFA Europa League

 

Redator da matéria: DANILO DIAS, de São Paulo

Paulo Arnaldo do Amaral Lima

Paulo Arnaldo, paulista, CEO da Poliesportiva, jornalista, apresentador e narrador esportivo. Conhecido no meio jornalístico como P.A., Paulo Arnaldo tem vasta experiência desde 2008 no jornalismo e[...]

555 posts | 2 comments

Menu Title