Em Martinsville, final eletrizante deixa Harvick fora da final

Em Martinsville, final eletrizante deixa Harvick fora da final

Like
149
0
segunda-feira, 02 novembro 2020
Nascar

A penúltima etapa da Nascar Cup Series ocorreu neste domingo (1) em Martinsville, definindo o Final Four. Para a surpresa geral, Kevin Harvick, que havia vencido o maior número de corridas na temporada, somando nove triunfos, ficou de fora. Os quatro pilotos que decidirão a Cup Series deste ano atípico são Joey Logano, Chase Elliott, Brad Keselowski e Denny Hamlin.

Por: Cadu Maciel, de São Paulo-SP

Confira também: 

Lewis Hamilton vence GP de Emília-Romanha e Mercedes é heptacampeã da F1
Sexta-feira, o Dia do Fico na Fórmula 1

Xfinity 500

A penúltima etapa começou quente em Martinsville. Após o início dos playoffs, bons pilotos foram ficando de fora e a disputa pelo título foi ficando cada vez mais acirrada. Nesta corrida, Joey Logano já estava garantido para a final. Portanto, três vagas seriam disputadas entre os demais pilotos. Assim, um esperançoso corredor chamado Chase Elliott via sua única oportunidade de classificação na vitória.

O primeiro seguimento veio com muita emoção. Com sessenta voltas, foi dada bandeira amarela de competição. Os pilotos pararam e refletiram sobre suas estratégias para a prova. Neste momento, Martin Truex Jr. liderava, seguido por Chase Elliott, Denny Hamlin e Kurt Busch. Truex, Elliott e Busch precisavam da vitória para se classificar.

A troca de posições era intensa no pelotão da frente. Keselowski, Almirola, Bowyer, Cole Custer e Stenhouse buscavam seu espaço entre os primeiros, mas Chase Elliott e Martin Truex Jr faziam um duelo particular lá na frente. No entanto, faltando dez voltas para o final do seguimento, Denny Hamlin liderava. Ele assumiu a liderança e assegurou o primeiro seguimento da corrida.

Segundo seguimento

Após o término do primeiro seguimento, os pilotos pararam nos boxes. Assim, Kyle e Kurt Busch estavam na frente, respectivamente, seguidos por Cole Custer, Ty Dillion e Almirola. A corrida seguia com domínio de Kurt Busch quando, na 182ª volta, o pneu de Kevin Harvick estorou. O líder da temporada regular estava agora em 32º, com duas voltas de atraso. Neste momento, o top 5 era composto por Elliott, Hamlin, Truex Jr, Kurt Busch e Logano.

Desta forma, por volta da 220ª volta, a parada nos boxes de Chase Elliott não foi boa; o piloto, que liderava até então, foi para a 16ª colocação. Mesmo assim, o corredor veio se superando e assumiu, em dez voltas, a terceira colocação. Faltando vinte voltas para o fim do segundo seguimento, Elliott conquistou a liderança, onde ficou até a 260ª volta.

Etapa final

Passadas 268 voltas, Denny Hamlin teve que parar para apertar porcas e despencou para o 29º lugar. Logo atrás dele estava Kevin Harvick, em 30º. Não demorou muito até que Hamlin se recuperasse. No entanto, o que surpreendeu foi que, cinco voltas após cair de posições, ele estava em 27º, dando uma volta em Harvick. Assim, com a liderança de Elliott, a tabela garantia Logano, Elliott, Keselowski e Hamlin na final.

A corrida estava tranquila até a 356ª volta, quando Chase Elliott foi punido porque seu mecânico saiu da zona de trabalho antes da hora. No entanto, uma volta depois, a punição foi revertida: o mecânico havia voltado para a parede dos boxes para resetar seu tempo. Segundo as regras, caso o membro da equipe saia da área antes da hora, ele pode re-estabelecer sua posição ao tocar ou ultrapassar a parede.

Recuperação e desastre

Enquanto isso, Harvick se recuperava. Após bandeira amarela, faltando cem voltas para o término da corrida, o líder da temporada regular voltava para a volta do líder. Ele estava em 22º, enquanto Chase Elliott, em 3º, buscava a liderança. Lá na frente, por quarenta voltas, Martin Truex Jr ficou na liderança. Este resultado o colocava no Nascar final four.

Ao final da prova, Keselowski, Hamlin e Harvick estavam separados por três pontos. Keselowski, que tinha caído para 18º, já estava se recuperando. O piloto passou Bowman e empatou com Hamlin. No entanto, neste momento, Harvick estava apenas um ponto atrás dos dois.

Nascar Final Four

Chase Elliott. Foto: Reprodução / NASCAR

Com Martin Truex Jr na cola, Elliott conseguiu a vitória e se uniu a Joey Logano na final. Faltavam duas vagas para três pilotos. A corrida já havia acabado para o líder, mas seguia eletrizante. Na última curva, Harvick foi ultrapassar Kyle Busch. Era a posição necessária para sua classificação. No entanto, o piloto encostou na traseira de Busch e rodou, vendo assim o fim de sua temporada.

Season Finale em Phoenix

Agora, quatro pilotos chegam empatados para a grande final no autódromo internacional de Phoenix. Joey Logano, Denny Hamlin, Brad Keselowski e Chase Elliott fecham o Nascar final four e disputarão para ver quem termina na frente. Assim, ou teremos um bicampeonato com Logano ou keselowski, ou um título inédito com Elliott ou Hamlin. A final acontece no próximo domingo (8), às 17h00 (horário de Brasília).

Foto destaque: Reprodução/Twitter NASCAR

Cadu Maciel

Cadu Maciel

Carlos Eduardo Fernandes Maciel, 17 anos. Cursando o 3º ano do Ensino Médio. Fez o Curso de Jornalismo Esportivo com Alexandre Praetzel e Jorge Nicola. Aos 15 anos, se apaixonou por esportes e por s[...]

15 posts | 0 comments

Comments are closed.