Em dia dos pesados no boxe, Andy Ruiz e Parker venceram suas lutas

Em dia dos pesados no boxe, Andy Ruiz e Parker venceram suas lutas

Like
216
0
segunda-feira, 03 maio 2021
Boxe

Antes de tudo, o último sábado (1) esteve repleto de grandes combates da nobre-arte ao redor do mundo. No Dignity Health Sports, em Carson, California, Erislandy Lara venceu Thomas Lammana por nocaute ainda no 1º round, e é o novo campeão dos Médios da WBA.

Por outro lado, na Manchester Arena, Katie Taylor e Dmitry Bivol defenderam seus cinturões com êxito. Por fim, na categoria dos pesos-pesados, Joseph Parker venceu Dereck Chisora na Inglaterra. Enquanto que Andy Ruiz  venceu Chris Arreola no EUA. Ambas as lutas tiveram roteiro bem parecido. 

ERISLANDY LARA

O cubano e ex-campeão mundial  médio-ligeiro, estreou na categoria dos Médios com a disputa pelo cinturão vago da WBA. Assim, Lara não teve muito trabalho e com menos de 1 minuto e meio já tinha nocauteado seu oponente com um direto de esquerda. Esse é o segundo título mundial do cubano de uma grande entidade. O segundo pela WBA, em duas categorias diferentes.

KATIE TAYLOR

A princípio, o confronto entre Katie Taylor x Natasha Jonas já aconteceu no passado. Nove anos antes da luta deste último fim de semana, as lutadoras se encararam também na categoria das Leves. Contudo, em 2012 o confronto foi em Londres, nas Olímpiadas, ainda com ambas no amador. Na primeira ocasião, Katie venceu nas 4ª de final, e caminhou em direção ao ouro.  Já no profissional, o resultado se manteve igual, porém, com as mesmas dificuldades. Katie Taylor venceu por decisão unânime, com os juízes dando vantagem de um ou dois pontos apenas. Portanto, decisão apertadíssima. A lutadora da Irlanda mantém assim seus quatro cinturões mundiais, e permanece com uma das melhores atletas peso por peso da atualidade.

DMITRY BIVOL

Bem como, o russo Bivol defendeu seu cinturão WBA meio-pesado contra o anfitrião Craig Richards. O confronto foi o mais complicado até então para o campeão em suas defesas. Assim, ele venceu por decisão unânime, porém, com dois árbitros dando menos de dois pontos de diferença. Essa foi a sétima luta como campeão regular da categoria até 79.4kg de Dmitry Bivol. 

PESOS-PESADOS

Dessa maneira, as duas lutas principais, de ambos os eventos, tiveram disputas entre pesos-pesados. Ainda mais, as lutas tiveram histórias bastante parecidas. Na Manchester Arena, Joseph Parker caiu com apenas 10 segundos de luta. Após Dereck Chirosa aplicar dois jabs na linha da cintura, fintar e jogar um overhand por cima da guarda do neozelandês. Assim, logo no primeiro assalto, 10 a 8 para o inglês. Em seguida, Chisora venceu mais alguns rounds seguintes, mas Parker começou a entrar no jogo. A princípio, era visível que o dono da casa tinha mais força, e o barulho que seus golpes causavam, acusava isso. Por outro lado, o visitante estava visivelmente mais rápido, mas por um longo tempo não encontrou a distância.

A partir do 4ª assalto, o inglês já dava claro sinais de cansaço, muito ofegante, e sua produção diminuiu. Desse modo, Parker passou a controlar a luta, achou seu tempo e distância. E ao final do 12º assalto foi dado como vencedor por decisão dividida. Dois árbitros deram vitória para Joseph. Enquanto que um viu triunfo de Dereck.

Bem como, Chris Arreola surpreendeu o ex-campeão Andy Ruiz, ao derrubá-lo no 2º round, e quase ter repetido a dose no 3º. Arreola mostrou um jogo menos agressivo como de costume, com uma guarda bem fechada e investindo nos contra-ataques. Assim, encontrou seus melhores momentos da luta. Ainda mais, conseguia absorver muito bem o castigo que Ruiz dava. Por outro lado, após os sustos, o ex-campeão se recobrou e passou a imprimir seu jogo. Dono de um maior volume, melhor movimentação, mãos bem mais rápidas e melhores combinações, Ruiz tirou a diferença round após round. Dessa maneira, ao final da luta  os três juízes deram vitória por decisão unânime de Andy Ruiz.

Foto destaque: Divulgação/Premier Boxing Champions

Ayrton Niño

Historiador pela UFPE e graduando em Jornalismo pela UniNassau.

35 posts | 0 comments

Comments are closed.