Um dos principais temperos para vermos um ótimo jogo de vôlei é a presença de rivalidade entre clubes de diferentes estados e o embate entre times de São Paulo e Rio de Janeiro é um atrativo e tanto. Justamente por isso, a noite desta sexta-feira (17/03) promete um início de uma ótima disputa, em que o Pinheiros, jogará contra a equipe do Rio de Janeiro, nos playoffs da Superliga Feminina de Vôlei. O primeiro jogo será em São Paulo, na casa do Pinheiros, mais precisamente no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, às 21h30.
Lembramos que nesta fase da temporada 2016/2017 do torneio, as equipes irão se enfrentar numa série de três jogos, em que, quem levar a melhor em duas partidas sagra-se classificado para a próxima fase dos playoffs. A sequência, com o jogo da volta, será no próximo dia 20 de março (segunda-feira), às 21h30 e, caso haja necessidade de um terceiro jogo, de desempate, acontecerá no dia 24 de março, ainda sem horário definido.
Boa vitória conquistada na última rodada da primeira fase é motivação para a equipe de São Paulo. Foto: Ricardo Bufolin/E.C. Pinheiros
A equipe mandante do primeiro jogo da disputa entre paulistas e cariocas entrará em quadra com uma missão um tanto quanto complicada, pois classificou-se como oitava na primeira fase da Superliga Feminina e irá disputar contra as líderes. Porém o que pode ser uma dificuldade, em enfrentar a equipe líder da primeira parte da disputa, pode se tornar uma chance de deixar a “briga” de igual para igual, já que terão a possibilidade de enfrentamento em até três oportunidades, para definir quem segue “viva” na competição.
Em oitavo na classificação geral, o Pinheiros fechou com 32 pontos e uma campanha de 10 vitórias conquistadas e 12 derrotas. Foram 41 os sets vencidos pela equipe paulistana nesta primeira parte do campeonato. O Pinheiros encerrou a sua série da fase classificatória com uma boa vitória sobre o Rio do Sul, com um placar de três sets a um, com as parciais de 25/22, 25/17, 23/25 e 25/20. Este resultado pode ser mais uma motivação para o Pinheiros tentar tirar a hegemonia das cariocas na Superliga.
Neste duelo disputado em São Paulo, no ginásio do Sesi, Maira saiu como grande destaque das pinheirenses, após anotar 12 pontos de ataque e ajudar a conduzir o time para uma boa vitória. Maira, que joga como ponta é natural de Itamonte, cidade do interior de Minas Gerais e pode ser mais uma das peças importantes para surpreender o time do Rio de Janeiro na segunda fase do torneio. Como prêmio por sua ótima apresentação a ponteira levou o Troféu VivaVôlei pra casa.
Além de Maira, Barbara também é destaque e pode fazer a diferença para o Pinheiros, já que está na segunda colocação, em número de pontos marcados na Superliga Feminina. São 329 pontos, ficando atrás, somente de Lorenne, do Sesi. A vantagem de Barbara está no fato de que o Sesi já não está mais na briga, pois não se classificou aos playoffs, o que dará grandes chances para a segundo oposto tomar a primeira colocação e conquistar o primeiro lugar em número de pontos convertidos.
Rio de Janeiro vem com tudo para a primeira partida, fora de casa, nos playoffs. Foto: Jornal Lance/Divulgação
O Rio de Janeiro, que tem Bernardinho como comandante, fez a melhor campanha da primeira fase e é favorito na disputa da primeira etapa dos playoffs a serem disputados. Nesta noite, se vencer, as “Meninas do Rio” darão um importante passo, por se tratar de um jogo fora de casa e levar a vantagem para a decisão no Rio de Janeiro, no segundo jogo, que pode ser decisivo para sagrar quem levará a classificação.
O time, que tem como destaque a oposto Monique, com 271 pontos marcados na competição, fechou a fase classificatória do torneio com boa distância para o segundo colocado, que foi o Osasco, com dez pontos a menos.
A campanha das cariocas foi a melhor e quase invicta, pois foram 61 pontos ganhos, com 21 vitórias e apenas uma derrota em todo o campeonato, em jogo perdido somente no tie break. A equipe, além das vitórias, detém expressivos 65 triunfos em sets.
Como fez melhor campanha, o Rio de Janeiro pôde escolher onde seria disputado o primeiro jogo e optou por jogar a primeira partida fora, para poder decidir em casa, em caso de empate na série dos playoffs, o Rio também poderá jogar em casa, em seu ginásio.
O sistema de disputa conta com a seguinte ordem: a primeira equipe na fase classificatória enfrenta a oitava (caso de Rio de Janeiro x Pinheiros), já as segundas colocadas (Osasco) disputam a vaga contra as sétimas (Fluminense), a equipe que ficou em terceiro lugar (Praia Clube) joga contra o time que ficou em sexto (Brasília) e a disputa que encerra a primeira fase dos playoffs é entre as agremiações que ficaram em quarto (Minas) contra a detentora da quinta posição (Genter Vôlei Bauru).
Os pontos vão rolar e a nossa equipe trará cada detalhe desta grande partida a partir das 21 horas, horário de Brasília, com a narração de Ramoni Artico e os comentários de Gustavo Alves, além da operação técnica, que fica a cargo de Rafael Régis. Rádio Poliesportiva, a arte do esporte.