Draft da NBA: sem data para acontecer, loteria e Combine são adiados

Draft da NBA: sem data para acontecer, loteria e Combine são adiados

1
157
0
segunda-feira, 04 maio 2020
NBA

Na última sexta-feira (1) NBA anunciou o adiamento da loteria do draft e do combine. Os eventos estavam marcados para o início de maio, entretanto, foram adiados por conta do avanço dos casos do novo coronavírus (Covid-19). A decisão foi tomada após uma videoconferência entre os dirigentes da liga. Com a temporada ainda paralisada, é impossível decidir a ordem dos clubes no sorteio de suas respectivas escolhas.

Por Lucas Souza, São Paulo, SP

Entretanto, segundo informações de Adrian Wojnarowski, repórter da ESPN americana, o draft permanece marcado para o dia 25 de junho deste ano. Todavia, há a possibilidade de adiamento para uma outra data.  A continuidade da NBA impede que a loteria seja realizada e a quarentena  inviabiliza que novos prospectos sejam melhor avaliados.

O Combine é o primeiro grande evento da vida de muitos jovens atletas e reúne cerca de 70 jovens para uma infinidade de atividades físicas. Elas são realizadas sob a supervisão de inúmeros olheiros da NBA. As escolhas das franquias ficam muito mais dificultadas sem essa análise prévia, tornando-as imprevisíveis e muito arriscadas.

Assim sendo, a reunião entre os dirigentes serviu também para definir as diretrizes da temporada 2020/21. Acredita-se que caso haja o adiamento, no ano seguinte os ginásios poderão ficar mais cheios. Um dos dirigentes presentes na videoconferência disse que isso não significaria abrir os portões ao público em todos os jogos. Segundo ele, caso o começo seja em dezembro, isso não significa que as pessoas voltem a estar nos ginásios no mesmo mês, mas talvez em março.

O QUE É DRAFT E QUAL SUA IMPORTÂNCIA?

O draft é a principal forma de reerguer uma franquia que não vai bem na NBA. A loteria é o primeiro passo para isso. Ao final da temporada regular, oito equipes de cada conferência, totalizando 16 times, jogam os play-offs. Enquanto isso, as outras 14 franquias ficam na expectativa de um futuro melhor. Através de um sorteio, as equipes que não se classificaram para as fases finais são organizadas. Quanto pior a sua classificação, as chances de ser o primeiro a escolher aumentam significativamente.

As primeiras escolhas tem um significado muito grande e mudam a história de uma franquia na NBA. A locomotiva Golden State Warriors passou anos como coadjuvante na liga e montou boa parte de seu esquadrão dessa forma. Nomes como Draymond Green, Stephen Curry e Klay Thompson  saíram de suas faculdades e desembarcaram na Califórnia através do draft.

Diferentemente do futebol, a NBA precisa ter muito cuidado para decidir o futuro da atual temporada. O mais importante não é apenas decidir o campeão mas também equilibrar as forças entre as franquias e definir quem conseguirá um futuro melhor dentro da liga. Portanto, a saúde dos clubes e da competitividade da competição é o que atrai cada vez mais público para este extraordinário campeonato.

Foto Destaque: Reprodução/The Playoffs

Lucas Souza

Lucas Souza

18 posts | 0 comments

Comments are closed.