Dovizioso vence em Silverstone e assume a ponta do campeonato

Dovizioso vence em Silverstone e assume a ponta do campeonato

Like
1087
0
segunda-feira, 28 agosto 2017
Moto GP

A briga pela liderança da Moto GP 2017 continua intensa a cada corrida. Neste domingo (27) a prova foi realizada em Silverstone, tradicional circuito britânico, sendo essa a décima segunda corrida da temporada. Faltando apenas seis corridas para o fim do campeonato, Dovizioso saiu vitorioso na prova número 300 de Valentino Rossi e de quebra assumiu a liderança puxando a fila dos demais, que continuam na cola.

 

A corrida

Antes da prova as atenções já se voltaram diretamente para pista quando o piloto alemão Jonas Folger sofreu um espetacular acidente no warm up. A quase 300 por hora, Folger viu sua moto dar várias voltas no ar até parar sobre a barreira de pneus. Apesar do susto, o teutônico nada sofreu e chegou a levantar sozinho após o ocorrido, sem nenhum tipo de fratura. Porém, Folger não pode disputar a corrida devido aos exames a que foram feitos logo após o susto.

Já na corrida, muito se esperava desde a largada. Marc Márquez era o pole, com Valentino Rossi e Cal Crutchlow  ao lado. Na segunda fila, Viñales, Lorenzo e Dovizioso estavam na espreita. Quando o movimento começou, Rossi assumiu a ponta, enquanto Viñales também ganhava a terceira posição de Crutchlow. Na quinta posição, Dovizioso já seguia deixando para trás Lorenzo. Rossi seguia na ponta, enquanto Márquez sofria para manter o ritmo, perdendo a segunda posição para Viñales. Os pilotos da Yamaha então apertavam o ritmo tentando abrir vantagem para os rivais. Mas o restante dos pilotos da ponta seguiam o ritmo, acompanhando Viñales de perto. Dovizioso aproveitou que Viñales segurava o pelotão e partiu pra cima de Márquez, assumiu a terceira posição.

Na metade da corrida, Valentino Rossi não conseguia abrir muita distância mas tinha um ritmo bom o suficiente para manter a ponta. Vinãles e Dovizioso travavam boa batalha pela terceira posição, com trocas de posições em alguns momentos. Algumas voltas depois, Dovizioso enfim conseguiu ultrapassar o piloto da Yamaha e finalmente partiu pra cima do ritmo de Rossi. Viñales havia começado a sofrer com seus pneus, mais macios que os dos adversários diretos, perdendo desempenho devido ao desgaste maior. Márquez então teve um sério problema, com a quebra de sua moto. Naquele momento, o líder ficava a pé e a briga pelo campeonato começava a esquentar ainda mais. Dovizioso naquele momento assumiu a liderança do certame. O piloto da Ducati então começou a andar cada vez mais forte pra cima de Rossi.

Dovizioso rumando a vitória, perseguido por Viñales e Rossi. Foto: Luciano Bianchetto / Ultimatemotorcycling.com

Viñales recuperou um pouco do ritmo perdido, o que foi suficiente pra acompanhar os líderes. Na 17º volta, Rossi não aguentou a pressão de Dovizioso. O piloto da Ducati assumiu a ponta, e ainda teve a companhia de Viñales que também ultrapassou o ‘Doutor’. Com um décimo de vantagem sobre Viñales, Dovizioso venceu em Silverstone e assumiu a ponta do campeonato, que tem cinco postulantes ao título para as últimas seis corridas.

 

Sequência

O top 3 ficou fechado com Dovizioso em primeiro, Viñales em segundo e Rossi em terceiro. Na quarta posição, finalizou Cal Crutchlow. Lorenzo foi quinto, Zarco foi sexto, Pedrosa ficou em sétimo, Redding finalizou em oitavo, Rins foi nono e Bautista fechou os dez melhores colocados.

O campeonato tem Dovizioso como novo líder, agora com 183 pontos. Marc Márquez é segundo com 174. Viñales segue próximo com 170. Seu companheiro de Yamaha, Valentino Rossi tem 157 e segue próximo também. Dani Pedrosa fez prova discreta mas ainda segue próximo na quinta posição, com 148 pontos.

A próxima corrida é o GP de San Marino, no tradicional circuito Marco Simoncelli, em Misano, no domingo do dia 10 de setembro.

 

Foto de capa: MotoGP.com

 

Redator da matéria: Danilo Dias, de São Paulo.

 

 

Danilo Dias

Danilo Dias é formado em Tecnologia em Futebol, pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte e atualmente é estudante de Direito. Apaixonado por futebol, aficionado por automobilismo[...]

76 posts | 0 comments

Menu Title