Na corrida italiana da Moto GP em Mugello, deu Itália com Dovizioso a bordo de sua Ducati. Andrea Dovizioso venceu a sua primeira prova na temporada, deixando para trás o líder do campeonato Maverick Viñales. Dovizioso se superou após sofrer no sábado, um dia antes da prova, uma intoxicação alimentar que o fez optar apenas pela simulação de largada no warm-up pela manhã. Mesmo assim, o piloto da casa superou Valentino Rossi, Maverick Viñales, Danilo Petrucci e a si mesmo, vencendo a prova e colando na liderança do Mundial.
A corrida
Valentino Rossi talvez fosse a maior aposta dos italianos para a vitória em Mugello. Logo na largada, o Doutor assumiu a ponta da prova, tomando a liderança de Viñales. As brigas entre Rossi, Viñales e Jorge Lorenzo foram intensas na primeira parte da prova, mas cessaram após quedas de rendimento de Rossi e Lorenzo. Danilo Petrucci e Andrea Dovizioso começaram então uma aproximação maior dos líderes, esquentando a disputa pela ponta.
A Yamaha desenhava uma dobradinha com Rossi e Viñales. Mas quando o espanhol ultrapassou Rossi, a corrida teve seus rumos modificados. Isso permitiu que Dovizioso e Petrucci avançassem no pelotão. Dovizioso ultrapassou Rossi que perdia rendimento. Petrucci também superou Rossi, assumindo a terceira posição. Dovizioso avançou mais e assumiu a ponta. Petrucci também foi pra cima do espanhol, que caiu para a terceira posição.
Michele Pirro fez uma grande corrida e terminou no pódio, terceiro colocado da prova. Foto: MotoGP
Dovizioso então manteve a ponta com Petrucci em segundo. Viñales apertou o ritmo e ainda conseguiu se recuperar, assumindo o segundo posto. Mas era tarde para uma vitória. Num dia de muita superação para o italiano, Andrea Dovizioso venceu a prova em Mugello, quebrando um jejum de oito anos da Ducati no circuito. Viñales terminou em segundo, com Petrucci em terceiro. Rossi completou a prova na quarta posição.
Resultados e campeonato
A chegada na prova de Mugello da Moto GP ficou na seguinte ordem:
Cal Crutchlow da LCR Honda, Dani Pedrosa da Honda, Aleix Spargaró da Aprilia e Pol Spargaró da KTM não completaram a prova.
Com este resultado, Viñales lidera o campeonato com 105 pontos. Dovizioso agora figura na segunda posição do campeonato, com 79. Valentino Rossi tem 75 pontos na terceira posição. A sequência do campeonato será no próximo fim de semana na Catalunha, na Espanha, dia 11/06.
Foto de capa: MotoGP
Redator da matéria: Danilo Dias, de São Paulo.
Paulo Arnaldo, paulista, CEO da Poliesportiva, jornalista, apresentador e narrador esportivo. Conhecido no meio jornalístico como P.A., Paulo Arnaldo tem vasta experiência desde 2008 no jornalismo e[...]
555 posts | 2 comments