Domínio na feminina e chegada espetacular na masculina marcam a 95ª edição da São Silvestre

Domínio na feminina e chegada espetacular na masculina marcam a 95ª edição da São Silvestre

Like
386
0
terça-feira, 31 dezembro 2019
Atletismo

A 95ª edição da São Silvestre é marcada por domínio de atletas do Quênia, nas categorias masculina e feminina. No entanto, no feminino, a queniana Brigid Kosgei dominou do início ao fim da prova, sem dar qualquer possibilidade as adversárias. Por outro lado, na prova masculina, Jacob Kiplimo do Uganda vencia até os metros finais, após longa disputa com o queniano Kibiwott Kandie. Porém, no sprint final, Kibiwott deu o bote e venceu por apenas 1 segundo de diferença. 

Por: Ivan Marconato, fundação Cásper Líbero, de São Paulo, SP.

Nesta terça-feira (31), último dia do ano de 2019, a tradicional prova do atletismo mundial chegou a sua 95ª edição.  No entanto, foram aproximadamente 35 mil corredores entre brasileiras, brasileiros e estrangeiros, que largaram da Avenida Paulista, percorreram outras ruas e avenidas importantes da capital paulista, em busca dos louros e do troféu de campeão.

Neste ano de 2019, a largada da prova ocorreu na Avenida Paulista, em frente ao Conjunto Nacional.  Os competidores foram subdivididos em cinco categorias distintas. Cadeirantes, Cadeirantes com guia, elite feminino, elite masculino e pelotão geral.

Prova feminina

Na prova dos atletas de elite na categoria feminina, a atleta do Quênia Brigid Kosgei não teve dificuldades. A corredora, no entanto, assumiu a liderança logo no início da prova e fez uma corrida tranquila, não sendo ameaçada por nenhuma adversária ao longo dos 15 quilômetros de prova.

A corredora completou a prova com 48 minutos e 54 segundos de prova. Sheila Chelangat do Quênia foi a 2ª colocada, Tisadik Alem Nigus da Etiópia foi a 3ª,  Pauline Kamulu do Quênia foi a 4ª colocada e Delvine Meringor também do Quênia foi a 5ª colocada.

São Silvestre 2019 - Coletiva pós prova

A primeira atleta brasileira a cruzar a linha de chegada foi a Graziele Zarri, de 21 anos, atleta do Pinheiros. Ela , no entanto, finalizou a prova na 11ª colocação.

São Silvestre 2019 - Coletiva pós prova

Prova masculina

Em relação a prova masculina, dois atletas se destacaram, Jacob Kiplimo, de apenas 19 anos, nascido em Uganda, seguido por Kibiwott Kandie protagonizaram um final de prova emocionante. Jacob e Kibiwott correram juntos na maior parte da prova. No entanto, parecia que a prova seria definida na subida da Brigadeiro Luis Antônio. Jacob abriu uma significativa diferença para Kibiwott.

A vitória parecia consumada. No entanto, só parecia. Pois, já na avenida Paulista, Kibiwott alcançou Jacob e nos passos finais ultrapassou de forma surpreendente conquistando a vitória. Definitivamente, essa edição da São Silvestre entra para a galeria como uma das chegadas mais emocionantes em toda a sua história. Enfim, a liderança e vitória de Kibiwott a poucos metros da linha de chegada da prova, foi completada em 42 minutos e 59 segundos de prova. Jacob passou 1 segundo depois e registrou o tempo final de prova de 43 minutos.São Silvestre 2019 - Coletiva pós prova

Completando o pódio, em 3º lugar, Titus Ekiru do Quênia, Geofry Kipchumba do Quênia em 4º e Joseph Panga em 5º. Por fim, o melhor corredor brasileiro foi Daniel Ferreira do Nascimento,  de 21 anos, da cidade de Bauru. Ele finalizou na 12ª colocação a prova da elite masculina.

São Silvestre 2019 - Coletiva pós prova

Coletiva de imprensa após a 95ª edição da São Silvestre

Ao final da corrida, no entanto, a equipe de reportagem da Poliesportiva acompanhou a coletiva de imprensa.  Portanto, confira abaixo trechos da coletiva:

  • Coletiva dos atletas do feminino:
  • Coletiva dos atletas do masculino:

 

 

Fotos: Paulo Arnaldo / Poliesportiva
Foto em destaque: Peter Leone / Ofografico/ GPress

Ivan Luis Marconato Rocha

Ivan Luis Marconato Rocha

Jornalista profissional diplomado desde 1998, e pós graduado em Jornalismo esportivo e negócios do esporte. Atua em webrádio desde 2012. Já trabalhou em jornal de bairro, e por 10 anos na NET Serv[...]

311 posts | 3 comments

Comments are closed.