O UFC 262 aconteceu no último sábado (15) e presenciamos a conquista de mais um cinturão para o Brasil. Após longos 11 anos, Charles Oliveira se tornou o campeão peso leve do UFC. Além disso, ele quebrou o recorde de mais lutas até ser o detentor do título. A seguir, nós iremos incorporar nossos espíritos de Sean Shelby e apresentar os próximos passos para oito atletas do card principal no Dia de Matchmaker.
Por: Rafael Fernandez, do Rio de Janeiro.
Na luta principal, Charles Oliveira derrotou Michael Chandler por nocaute técnico no segundo round. Foi uma longa caminhada, mas Charles Oliveira finalmente alcançou o topo da montanha. Após um primeiro round dificílimo, Charles se recuperou e nocauteou Michael Chandler logo no início do segundo assalto. Ninguém podia ter escrito um final melhor que esse, pois Chandler lembrou a semana inteira que o brasileiro desistia quando pressionado. Quis o destino que Charles o provasse errado e voltasse de adversidade para conquistar o cinturão.
Essa foi a nona vitória seguida de Charles e ele se torna campeão do UFC em sua vigésima oitava luta na organização. Assim, o próximo passo deve ser uma defesa do cinturão contra o vencedor do combate entre Dustin Poirier e Conor McGregor. Essa foi a primeira derrota de Chandler no UFC e interrompeu uma sequência de três triunfos. Então, um confronto contra Justin Gaethje ou Rafael dos Anjos seria um interessante próximo passo para o ex-campeão do Bellator.
Na co-luta principal, Beneil Dariush derrotou Tony Ferguson por decisão unânime. Dariush silenciou a torcida pró-Ferguson que encheu a arena em Houston. O iraniano praticamente seguiu o plano utilizado por Charles Oliveira na última derrota do americano. Beneil controlou o combate inteiro com suas quedas e seu jogo no chão por cima. Ele chegou próximo de finalizar Ferguson no segundo round com uma chave de calcanhar, mas “El Cucuy” se recusou a desistir.
Essa foi a sétima vitória seguida de Beneil Dariush e ele se aproxima do top 5 da divisão. Assim, o próximo passo deve ser um combate contra Justin Gaethje ou Islam Makhachev. Essa foi a terceira derrota seguida de Tony Ferguson, que vê muitos questionamentos sobre o seu futuro no esporte. Então, imaginamos que ele deva receber uma nova oportunidade pela organização e um confronto contra Carlos Diego Ferreira ou Dan Hooker seria interessante.
No peso mosca, Katlyn Chookagian derrotou Viviane Araújo por decisão unânime. A brasileira desperdiçou uma grande oportunidade de instantaneamente virar uma desafiante ao cinturão da categoria. Viviane começou muito bem, mas perdeu o gás nos últimos dois rounds. Enquanto ela diminuía o ritmo, Chookagian só aumentava e sobrecarregou Vivi com um alto volume de golpes.
Essa foi a segunda vitória seguida de Chookagian, que se mantém como a número dois da categoria. Assim, o próximo passo deve ser um combate contra Alexa Grasso. A derrota interrompe a sequência de triunfos da brasileira. Então, para voltar aos trilhos, um confronto contra Antonina Shevchenko seria interessante.
Entre os penas, Edson Barboza nocauteou Shane Burgos no terceiro round. Era impossível que um duelo entre Shane Burgos e Edson Barboza não fosse simplesmente espetacular e eles não decepcionaram. Ambos os atletas mantiveram a luta em pé o tempo todo e se castigaram até que o corpo de um não aguentava mais. Em um dos nocautes mais bizarros dos últimos tempos, o brasileiro atingiu Burgos bem na têmpora, mas o americano demorou uns cinco segundos antes de desabar nocauteado.
Essa foi a segunda vitória seguida do brasileiro, que se consolida como um futuro desafiante na categoria dos penas. Assim, o próximo passo deve ser um combate contra Calvin Kattar. Essa foi a segunda derrota seguida de Burgos, mas ambas receberam prêmios de luta da noite. Então, ele continua bem respeitado na organização e um confronto contra Cub Swanson ou Sodiq Yusuff seria interessante.
Em suma, esse foi o Dia de Matchmaker para oito atletas do card principal do UFC 262. Enfim, o UFC retorna no próximo sábado (22) com o UFC Vegas 27: Font x Garbrandt.
Foto destaque: Reprodução/MMA Fighting
Meu nome é Rafael Fernandez, tenho 21 anos, curso jornalismo na PUC-RIO e atualmente estou no 7º período. Possuo um blog sobre MMA chamado de Troca de Faixa, além de ser redator do site MMA Brasil[...]
41 posts | 0 comments