Dentil Praia Clube:  mantendo a tradição mineira no voleibol nacional

Dentil Praia Clube: mantendo a tradição mineira no voleibol nacional

Like
1088
0
sábado, 18 fevereiro 2017
Superliga Feminina

Não é de hoje que o estado de Minas Gerais é um importante centro revelador de jogadores e também de grandes equipes no voleibol nacional.  Tanto na categoria masculina, quanto na feminina, o estado fez história.  O Minas Tênis Clube, disputa campeonatos desde a década de 70, na categoria masculina, a modalidade é destaque no clube desde 1937, e a equipe masculina já conquistou quatro títulos da liga nacional.  Seus representantes nas décadas de 80 e 90 formavam as equipes do FIAT MINAS, no Masculino, no Lacqua di Fiori, na categoria feminina.

Fabiana, Central do Dentil Praia Clube, jogadora da Seleção Brasileira de Voleibol Feminino. FOTO: Site Oficial da Superliga

Entretanto, desde 2008, uma nova equipe feminina vem se destacando nas disputas da Superliga. É o caso do Dentil Praia Clube, com sede na cidade de Uberlândia, no triângulo mineiro. Já em seu segundo ano de disputa na Superliga Feminina, o Dentil aparece como uma das maiores forças do voleibol feminino Nacional. Em sua primeira participação na Superliga, a equipe mineira obteve o nono lugar e, desde a mudança de formato (com turno e returno na fase principal e play-offs), o Dentil Praia Clube figura sempre entre as oito finalistas.

As colocações obtidas pelo Dentil Praia Clube é fruto de um trabalho iniciado ainda na década de 90. Naquela época importantes profissionais chegaram ao clube de Uberlândia fazendo com que a relação da equipe com o voleibol fosse intensificada.  Em dez anos, aumentaram as turmas de alunos interessados em praticar a modalidade, e o número de jogadores de vôlei no clube triplicou. As escolinhas do Dentil já revelaram grandes atletas ao vôlei brasileiro.

E a evolução da equipe do Dentil em relação à Superliga é visível.  Entre 2009 e 2015, a equipe feminina de vôlei alternou colocações entre o 5 o 9 lugares. Mas a partir da temporada 2015/2015, as meninas do Dentil apresentaram resultados surpreendentes chegando a fazer frente às tradicionais equipes de Osasco e Rio de Janeiro – dois importantes centros do voleibol nacional, a equipe de Uberlândia conquistou o vice campeonato na Superliga e na Copa do Brasil de Vôlei Feminino na temporada 2015/2016, além de conquistar o título mineiro entre as mulheres pela sexta vez em sua história.

Na atual temporada da Superliga, a  equipe do Dentil Praia Clube vem apresentando instabilidade. Entretanto, o time do técnico Ricardo Picinin é o atual vice líder da Superliga Feminina – com sete pontos atrás do líder Rio de Janeiro, que é comandado por Bernardinho, mas disputando a vice liderança da Superliga Feminina palmo a palmo com o Vôlei Nestlé, outra tradicionalíssima equipe do voleibol feminino nacional.

Em seu atual elenco, o Dentel Praia Clube conta com importantes jogadoras. São os casos da central Fabiana, que defende a Seleção Brasileira, da oposta Daimy Ramirez, jogadora da Seleção Cubana, que conquistou a medalha de bronze em Atenas 2004 e a de ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro em 2007; e da também central Walewska, tricampeã do Gran Prix Feminino de Vôlei , e também medalhista de ouro nos jogos olímpicos de Pequim em 2008.

Acompanhe mais da Superliga Feminina de Vôlei nas transmissões realizadas pela Rádio Poliesportiva, a arte do esporte.

Ivan Luis Marconato Rocha

Ivan Luis Marconato Rocha

Jornalista profissional diplomado desde 1998, e pós graduado em Jornalismo esportivo e negócios do esporte. Atua em webrádio desde 2012. Já trabalhou em jornal de bairro, e por 10 anos na NET Serv[...]

311 posts | 3 comments