Dennis Hauger lidera campeonato da Fórmula 3

Dennis Hauger lidera campeonato da Fórmula 3

Like
296
0
domingo, 09 maio 2021
Automobilismo

Antes de mais nada, tivemos, neste fim de semana, a primeira etapa da Formula 3. Assim, as três corridas que abriram a temporada aconteceram no circuito de Barcelona, na Espanha, mesmo lugar onde aconteceu a quarta etapa da Formula 1Em suma, o norueguês Dennis Hauger começou bem o campeonato com a PREMA, e lidera com 34 pontos. Contudo, seguido de perto pelo inglês Olli Caldwell, também da PREMA, com 32 pontos.

Por: João Victor Ferreira Freire, Rio de Janeiro – RJ

Corrida 1

Em suma, a corrida que abriu os trabalhos da Fórmula 3 aconteceu no sábado (8). Os 12 primeiros colocados na classificação de sexta-feira (7) foram invertidos para esta primeira corrida. Assim, o vencedor desta foi o russo Aleksandr Smolyar, da ART Grand Prix. 

O piloto ficou com a vitória após ultrapassar Jonny Edgar na 4ª volta, com auxílio do DRS. Já a 2ª colocação ficou com Clément Novalak, que não teve tempo para atacar Smolyar devido a um safety car no fim da corrida, o que garantiu a vitória do russo. O pódio foi completado pelo brasileiro Caio Collet, que largou na 3ª colocação, chegou a sair da posição de pódio, contudo recuperou o posto e terminou em 3º colocado.

Destaque positivo para a corrida de Enzo Fittipaldi, que assinou na terça-feira (4) com a Charouz e no sábado (8) já estava na pista. Assim, Enzo fez uma corrida bastante agressiva, com ultrapassagens muito boas e, largando da 18ª posição, terminou na 12ª colocação. Então, com este resultado, o brasileiro largaria na pole position na 2ª corrida da Fórmula 3. Já o destaque negativo da corrida vai para Jonny EdgarEdgar largou na pole position, todavia, sentiu o desgaste dos pneus e foi caindo gradativamente durante a corrida. Assim, terminou apenas na 5ª posição.

Corrida 2

Antes de mais nada, a corrida 2 da Fórmula 3 também foi no sábado (8), após a classificação da Fórmula 1. Corrida em que os 12 primeiros colocados da corrida 1 são invertidos. Assim, o vencedor da corrida foi o inglês Olli Caldwell, seguido por Victor Martins na 2ª colocação. Frederik Vesti fechou o pódio desta 2ª corrida.

Caldwell acabou por ter um pouco de sorte nesta etapa da Fórmula 3. Já que quem largou na liderança foi o brasileiro Enzo Fittipaldi, seguido de perto por David Schumacher. Até a metade da prova, Enzo segurou a pressão, contudo acabou por ser ultrapassado em bela manobra do jovem da família Schumacher. Chegou a ser ameaçado pelo 3º colocado, Matteo Nannini, todavia segurou o italiano e foi para cima de David. Até que, numa tentativa de ultrapassagem por parte do brasileiro, os dois se tocaram e Schumacher foi parar na brita, abandonando a prova. Enzo acabou por ter problemas no carro logo depois e abandonou também.

Assim, quem assumiu a ponta foi Matteo Nannini, desta vez, seguido por Dennis Hauger. Entretanto, após uma tentativa de ultrapassagem de Hauger, os dois também se tocaram. Contudo, desta vez, os dois tiveram danos na asa dianteira e abandonaram. Então, Caldwell assumiu a ponta faltando três voltas para o fim e de lá não saiu. O outro brasileiro da Fórmula 3, Caio Collet, fechou a corrida em 5º colocado.

Corrida 3

Por fim, tivemos a 3ª e última corrida deste fim de semana de Fórmula 3. Esta aconteceu logo antes da corrida da Fórmula 1. Além disso, foi a corrida principal do fim de semana, já que segue exatamente as posições da classificação de sexta-feira (7) e é a que vale mais pontos no campeonato.

E o vencedor foi o norueguês Dennis Hauger, que foi pole position e venceu a corrida de ponta a ponta, sendo ameaçado apenas na primeira curva, todavia, nunca ultrapassado. Foi a corrida mais conservadora do fim de semana, por parte de todos os pilotos. Então, o pódio foi completado por Jack Doohan e Matteo Nannini. Os desempenhos dos brasileiros foram mais fracos nesta corrida, com Caio Collet ficando em 8º lugar, e Enzo Fittipaldi apenas em 19º colocado.

Classificação da Fórmula 3

Com o fim de semana completo, tivemos a definição da classificação da Fórmula 3. Então, o líder provisório é o vencedor da 3ª corrida, Dennis Hauger, com 34 pontos (três pontos na 1ª corrida, zero na 2ª e 31 na 3ª prova). Em 2ª. tivemos Olli Caldwell com 32 pontos (cinco pontos na 1ª corrida, 15 na 2ª e 12 na 3ª etapa). Fechando o top 3 tivemos Clément Novalak, com 28 pontos (12/8/8).

Destaques do fim de semana, o russo Aleksandr Smolyar fica com a 8ª colocação com 17 pontos (17/0/0). Já o italiano Matteo Nannini está na 9ª colocação com 16 pontos (1/0/15).  Com relação aos brasileiros, Caio Collet ocupa a 6ª colocação com 20 pontos (10/6/4). Já Enzo Fittipaldi ocupa a 18ª colocação, sem pontuar.

Foto Destaque: Divulgação/F3

João Victor Freire

Eu escolhi o jornalismo esportivo pois é o que eu sei fazer desde pequeno, e agora estou finalmente me graduando na área.

6 posts | 0 comments

Comments are closed.

Menu Title