De olho nas quartas: os destaques do São Paulo no NBB 13

De olho nas quartas: os destaques do São Paulo no NBB 13

Like
354
0
segunda-feira, 19 abril 2021
NBB

Já garantido nas quartas de final do NBB 13, o São Paulo segue se preparando para os playoffs da competição. Será a primeira temporada que a equipe disputará essa fase do torneio, já que a pandemia da Covid-19 forçou o cancelamento do mata-mata no ano passado. Porém, mesmo não tendo participado ainda, o Tricolor chega forte após uma grande campanha na fase de classificação e o 4º lugar na BCL Americas. Confira os números e os destaques do time comandado por Claudio Mortari até aqui.

Por: Leonardo Abrahão, de São Paulo – SP

Campanha 2020/21 – São Paulo FC

Assim como na temporada anterior (mesmo que incompleta), o clube do Morumbi terminou a classificação geral em 3º lugar. Ao todo, o time venceu 23 partidas e perdeu sete. Além disso, falando do ataque, o São Paulo foi a equipe que mais pontuou no NBB, com 2.705 no total, sendo 1.032 da linha de três. Ainda mais, os são-paulinos lideraram no quesito lances-livres, com 80% de aproveitamento, e enterradas, com 84.

Marcas individuais

MVP da temporada passada, Georginho de Paula continua comandando o Tricolor dentro de quadra. Dentre os três principais quesitos, o armador aparece como o terceiro melhor em dois deles. Nas assistências, sua média foi de 6,1 por jogo, atrás de Fúlvio, do Bauru, com 8,9, e Elinho, do Sesi Franca, com 7,0. Já nos rebotes, por partida, o atleta pegou 8,1, perdendo apenas para Mathias, do Fortaleza BC, com 10,1, e Teichmann, do Pinheiros, com 8,8.

Além de Georginho, outro nome se destacou na campanha são-paulina no NBB 13. Contratado após o término no time de basquete do Botafogo, Lucas Mariano fez uma grande fase de classificação. Dessa forma, se de Paula apareceu entre os líderes em rebotes e assistências, o pivô garantiu presença entre os melhores pontuadores. Logo, com o melhor aproveitamento em bolas de dois na liga, Lucas teve média de 19,6 pontos.

Imagem

Divulgação/NBB

Donos do time

Além das marcas já citadas, o São Paulo teve jogadores que figuraram entre os primeiros em outros quesitos. Georginho, por exemplo, teve média de 1,8 roubo de bola por jogo. Já Lucas Mariano foi o terceiro em média de tocos, com um a cada jogo. Nas bolas de três, o Tricolor teve outro representante, o capitão Shamell, que ficou com média de 2,6 acertos em chutes de longe. Mas os reconhecimentos não acabam por aí.

Nas premiações de “Melhor Jogador da Semana” e “Melhor Jogador do Mês”, escolhidos pelo próprio NBB e um patrocinador, os jogadores do São Paulo trataram de ser figuras recorrentes. Primeiro, nos melhores da semana, Shamell e Lucas Mariano levaram o prêmio uma vez cada. Já Georginho ganhou três, sendo o mais eleito em toda a liga. Em relação ao melhor do mês, o armador também foi venceu uma vez, assim como Lucas.

Imagem

Reprodução/NBB

Os mais eficientes do São Paulo e da liga

O índice de eficiência, número que retrata a contribuição de um jogador para sua equipe em um jogo, é liderado por um velho conhecido. Assim como no ano passado, Georginho de Paula encabeça o ranking, dessa vez com 24,6 (3,5 a mais que o vice-líder, Lucas Dias, do Franca). Logo, além de todos os quesitos em que o armador aparece entre os melhores, ele também figura com dois dos cinco números mais altos da temporada, com 43 e 42.

Contudo, quebrando as marcas de Georginho, o atleta mais eficiente em uma única partida até aqui foi Renan Lenz. O feito ocorreu no último compromisso do São Paulo na fase de classificação, contra o Campo Mourão. Na ocasião, Renan fez 38 pontos, pegou 16 rebotes e acertou oito bolas de três. Assim, o ala-pivô atingiu 45 de eficiência, seu recorde pessoal e a maior marca do NBB 13.

Imagem

Divulgação/NBB

Foto em destaque: Reprodução/LNB

Leonardo Abrahão

Leonardo Abrahão, 20 anos, paulistano e estudante de jornalismo na Universidade Nove de Julho. Redator do núcleo de basquete e comentarista de transmissões de futebol pela Rádio Poliesportiva.

62 posts | 0 comments

Comments are closed.

Menu Title