Damiris Dantas enaltece luta por igualdade no basquete

Damiris Dantas enaltece luta por igualdade no basquete

1
150
0
sexta-feira, 16 outubro 2020
WNBA

Após uma brilhante temporada pela WNBA defendendo o Minnesota Lynx, Damiris Dantas comentou sobre a luta que ela e todas as jogadoras enfrentam todo dia em busca da igualdade aos homens. Desse modo, a melhor jogadora do Brasil atualmente comentou que aproveitará o momento bom na carreira para aumentar a voz das mulheres no basquete.

Por Henrique Cesar, Mogi das Cruzes-SP.

Afinal, aos 27 anos de idade, a pivô brasileira se encontra na melhor fase da sua carreira. Chegou às semifinais da WNBA com o Minnesota Lynx, porém, foram eliminadas pelo Seattle Storm. No entanto, a derrota não apaga a atuação brilhante de Damiris. A brasileira teve médias de 18 pontos por jogo, além de 7.5 rebotes e 2.8 assistências. Dessa forma, nos playoffs, melhorou em relação ao último ano.

DAMIRIS DANTAS E A LUTA PELA IGUALDADE

A luta pela igualdade entre mulheres e homens no basquete está apenas no começo. Dessa forma, aproveitando o bom momento que vem vivendo, Damiris Dantas quer aumentar o volume das vozes femininas que jogam basquete, que lutam pelos direitos iguais aos dos homens no esporte.

Dessa forma, em entrevista ao Estadão no Dia Internacional Da Menina, uma data criada pela ONU em 2012, com o intuito de celebrar os avanços nos direitos das meninas e mulheres adolescentes, reforçou a importância da campanha brasileira #LevantaABolaDelas, lançada em agosto.

A campanha foi muito importante. Passamos a ver o basquete feminino com muito mais frequência nas mídias, na internet e a campanha ajudou bastante. Mas é claro que temos muita coisa para melhorar em nossa luta para que empresas, patrocinadores e outras pessoas também olhem para o basquete feminino. Demos um passo importante. E vamos continuar falando, cobrando e buscando visibilidade para que as coisas mudem para o basquete”, disse a pivô.

Além disso, comentou sobre as dificuldades de ser uma mulher no esporte e como é difícil vencer sendo uma:

É muito difícil. Nós mulheres precisamos provar o tempo inteiro de que somos capazes, que podemos, que conseguimos e tudo mais, só pelo fato de ser mulher. E no esporte não é diferente. Quando nós mulheres nos propomos a fazer algo, fazemos muito bem, fazemos com amor e dá muito certo. Queremos e precisamos de tanto investimento, quanto o esporte masculino”.

A IMPORTÂNCIA DE UM ÍCONE FEMININO

Dessa forma, Damiris é reconhecidamente uma inspiração para várias meninas que sonham vencer no basquete, ou em qualquer outro esporte. Sobre isso, a jogadora comentou como acha que outras garotas podem fazer para alcançar esse bom momento que ela está vivendo ultimamente:

Precisamos de mais meninas sonhando, se superando e conquistando sucesso no caminho que escolherem. E para isso acontecer, precisamos de mais pessoas acreditando, investindo, apoiando e incentivando todas elas. Foi assim que aconteceu comigo e é isso que todas as outras meninas precisam também”.

Enquanto ela é uma inspiração para os dias atuais, Damiris Dantas comenta sobre sua própria inspiração, a jogadora Janeth, falando de como ela foi importante para a criação da jogadora que é:
Nossa, foi importante demais! Conhecer a Tia Jane, sua história e ter a oportunidade de me desenvolver no projeto que ela criou, planejou e construiu, me ajudou muito! Estou sempre me espelhando nela. Ela sempre foi muito importante para o basquete e muito presente na minha vida e na vida de todas as meninas que passam pelo projeto. Tenho um amor muito grande por tudo o que ela fez dentro e fora de quadra. Nossa conexão é muito especial.”
Foto destaque: Reprodução/John Autey/Pioneer Press

Henrique Cesar

Henrique Cesar

Escolhi o jornalismo pois sempre fui apaixonado por escrever, escrevo desde pequeno, sempre tive o sonho de contar as histórias das pessoas, e o jornalismo me trouxe essa oportunidade. Já trabalhei [...]

42 posts | 0 comments

Comments are closed.