Cruzeiro e Minas estreiam no Sul-Americano com vitória

Cruzeiro e Minas estreiam no Sul-Americano com vitória

Like
410
0
quarta-feira, 27 fevereiro 2019
Vôlei

Por:  Jessica Di Risio, de São Paulo, SP.

 

Hasta luego, Hermanos!

 

Na noite de ontem (26), Sada Cruzeiro e Fiat/Minas entraram em quadra para o primeiro confronto do 33º Sul-Americano de Vôlei Masculino em Belo Horizonte e deram o saque inicial na corrida pelo título levando a melhor sobre equipes argentinas. O Cruzeiro venceu o UPCN por 3 sets a 2, e o Minas superou o Obras San Juan por 3 sets a 1.

Sada Cruzeiro 

A estreia do Cruzeiro foi praticamente uma reedição da final do Sul-Americano de 2014, quando saiu atrás do UPCN nos dois sets iniciais e buscou a reação e o título com a virada. Não foi diferente na partida de ontem. Logo na primeira parcial, o time celeste sofreu diante os adversários e errou muito, principalmente no saque e no sistema defensivo, o que atrapalhou o bom entrosamento da equipe. Resultado, 23/25 para os visitantes.

O Cruzeiro seguia cometendo erros no segundo set e o UPCN aproveitou o momento instável da equipe da casa para abrir 3 pontos de vantagem e anotar 5 a 2 no marcador. Os argentinos mostraram domínio total a partir do décimo ponto, e ditando o ritmo da partida, cravaram a vitória por 18/25.

Na terceira parcial o jogo era outro graças a Marcelo Mendez. Sagaz na percepção do esquema tático argentino, o técnico cruzeirense sacou o levantador Sandro do banco e impôs outro ritmo à partida. Muito melhor em todos os fundamentos, principalmente na relação bloqueio e defesa, o Cruzeiro mostrou mais energia e conseguiu vencer o terceiro e também o quarto set por 25/22 e 25/20, forçando o tie-break.

O set decisivo começou ponto a ponto, equilibrado como o primeiro. Mas embalado pelas vitórias e pela torcida, o Cruzeiro conseguiu abrir uma boa vantagem e encerrar a partida em 15/11. O argentino Bartman foi o maior pontuador do confronto com 20 pontos. Pelo lado do Cruzeiro, o americano Taylor Sander foi quem mais pontuou com 17 acertos.

Sada Cruzeiro: Fernando Cachopa, Evandro, Filipe, Sander, Isac, Le Roux e o líbero Serginho. Entraram Sandro, Luan, Leozinho, Éder Levi e Lucas Bauer. Técnico – Marcelo Mendez

Atual campeão Sul-Americano, o Sada Cruzeiro volta a jogar nesta quarta-feira (27) contra o Regatas Lima, do Peru, às 20h, horário de Brasília.

Sada Cruzeiro x UPCN – Sul-Americano de Vôlei Masculino – Belo Horizonte. Foto: Agênciai7

Fiat/Minas 

O Minas também estreou com vitória e susto no Sul-Americano sobre o Obras de San Juan. Num início em que não conseguiram se impor, os mineiros viram os adversários se distanciarem no placar e anotarem 21/25 logo no primeiro set.

Diferente da parcial anterior, a segunda começou com um Minas arrasador. Com saques potentes, bloqueio bem montado e erros argentinos, o Minas chegou a abrir 13 a 4 no placar. Os donos da casa só precisaram administrar a vantagem para encerrar o set em 25/20.

No terceiro set o jogo era mais equilibrado, com as equipes errando menos e brigando por cada ponto. Diante do sistema defensivo do Obras de San Juan funcionando bem, o Minas precisou balancear o saque e apostar na eficiência dos centrais com as jogadas de meio de rede. E funcionou. Resultado 25/22 para os mineiros.

Durante a quarta e última parcial, o Minas manteve o bom rendimento dos sets anteriores. Mesmo com a equipe argentina incomodando e se aproximando aos poucos do marcador, os mineiros usaram e abusaram do saque forçado para novamente dominar o set. Os visitantes usaram de todas as armas para levar a partida ao tie-break, mas cometeram erros de saque e de ataque que deram margem para o Minas fechar o set e a partida em 25/22. Os maiores pontuadores do confronto foram o argentino Melgarejo, com 23 pontos e o oposto Davy, que anotou 17.

Fiat/Minas: Marlon, Davy, Honorato, Bob Dvoranen, Flávio, Matheus e o líbero Maique. Entraram: Felipe Roque, Carísio e Piá. Técnico: Nery Tambeiro.Belo

Nesta quarta-feira (27), às 18h, horário de Brasília, o Fiat/Minas volta à quadra para enfrentar o Nacional, do Uruguai, que fará sua estreia competição.

Fiat/Minas x Obras de San Juan – Sul-Americano de Vôlei Masculino – Belo Horizonte. Foto: Orlando Bento/MTC

Como vai funcionar o Sul-Americano

O torneio é disputado em sua primeira fase no modelo de grupos em pontos corridos, com três equipes em cada um. Os dois melhores de cada chave avançam para as semifinais que serão disputadas em partida única, assim como a final. O campeão garante a vaga no Mundial da categoria. O Cruzeiro briga pelo hexacampeonato sul-americano, enquanto o Minas busca o tetra.

O grupo A é formado por Fiat/Minas, Obras de San Juan (ARG) e Nacional (URU). Já o B é composto por Sada Cruzeiro, UPCN (ARG) e Regatas Lima (PER).

 

Confira a tabela de jogos:

27/02 – Quarta-feira

18h – Fiat/Minas (BRA) x Nacional (URU)
20h – Sada Cruzeiro (BRA) x Regatas Lima (PER)

28/02 – Quinta-feira
18h – Obras de San Juan (ARG) x Nacional (URU)
20h – UPCN (ARG) x Regatas Lima (PER)

01/03 – Sexta-feira
17h – 3º grupo A x 3º grupo B (disputa de 5º e 6 lugares)
19h30 – 1º grupo A x 2º grupo B (semifinal)
21h30 – 1º grupo B x 2º grupo A (semifinal)

02/03 – Sábado
17h30 – disputa de 3º lugar
20h30 – Final

Foto em destaque: Orlando Bento/MTC

Jessica Di Risio

Jessica Di Risio

42 posts | 0 comments

Comments are closed.