Copa Super 8: tudo o que você precisa saber sobre o torneio

Copa Super 8: tudo o que você precisa saber sobre o torneio

Like
343
0
quarta-feira, 13 janeiro 2021
NBB

Adicionada ao calendário do basquetebol brasileiro na temporada 2018/2019, a Copa Super 8 é o caminho mais curto para a Champions League Américas (BCLA). Como o próprio nome diz, apenas oito equipes participam do torneio. Porém, somente as oito melhores colocadas ao fim do primeiro turno do NBB. Desse modo, a atual edição começa na sexta-feira (15). Além disso, Minas, Flamengo, Bauru, São Paulo, Paulistano, Fortaleza BC, Franca e Mogi  já estão garantidos, brigarão pelo título e pela vaga na “Libertadores do Basquete”. 

Luciano Massi, São Paulo-SP

TUDO SOBRE A COPA SUPER 8!

 

PRIMEIRA EDIÇÃO

Como dito anteriormente, a primeira Copa Super 8 aconteceu na temporada 2018/2019. Assim como na atual época, o formato de disputa foi em cruzamento olímpico. Ou seja: 1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º. E disputado em apenas uma partida. Entretanto, as semelhanças param por aí. Naquela oportunidade, o certame se deu em duas janelas. A primeira delas entre os dias 20 e 22 de dezembro de 2018, e a segunda entre os dias 26 e 29 do mesmo mês. A saber, os participantes foram: Franca, Pinheiros, Flamengo, Mogi, Paulistano, Minas, Botafogo e São José.

Nas quartas de final, primeira fase do torneio, Franca, Paulistano, Flamengo e Botafogo venceram seus duelos e avançaram. Posteriormente, os francanos bateram o CAP nas semis. De maneira idêntica, o rubro-negro venceu o Fogão e garantiu vaga na final. Dessa maneira, a edição inaugural da Copa Super 8 teve um Franca x Flamengo na decisão. Como de costume, o clássico foi definido nos detalhes, e o Flamengo venceu por 75 x 79. Além do título inédito, o time carioca conquistou a tão sonhada vaga na BCLA, que ainda se chamava “Liga das Américas”.

Copa Super 8

Elenco campeão da Copa Super 8 com o Flamengo (Reprodução/ Internet)

SEGUNDA EDIÇÃO

Uma temporada se passou e mais uma edição aconteceu. A Copa Super 8 2019/2020 teve o mesmo formato. Mas foi realizada num tiro só. Desse modo, ela aconteceu entre os dias 4 e 11 de janeiro de 2020. E ocupou o intervalo entre o fim do primeiro turno e início do segundo. De acordo com a tabela, Flamengo, Franca, São Paulo, Mogi, Pinheiros, Minas, Unifacisa e Corinthians garantiram vaga no certame. Portanto, os confrontos das quartas de final foram: Flamengo x Corinthians, Franca x Unifacisa, São Paulo x Minas e Mogi x Pinheiros.

Vale recordar que, dos mandantes, apenas Flamengo e Franca avançaram. Por outro lado, Minas e Pinheiros foram visitantes indigestos e seguiram na Copa Super 8. Depois disso, nas semifinais, o Fla bateu a equipe do Pinheiros. Do outro lado da chave, o Franca despachou o Minas. Portanto, mais um Flamengo x Franca decidiu o torneio. Dessa vez, a taça foi para o interior paulista: 73 x 77 e título do Franca.

Copa Super 8
Elenco do Franca comemorando o título da Copa Super 8 (Yuri Murta/ Rádio Poliesportiva)

ATUAL EDIÇÃO 

A vitória do Caxias contra o Corinthians, no dia 12 de janeiro, marcou o término do primeiro turno do NBB 13. E o segundo turno só irá começar no fim de janeiro. No ínterim entre os dias 15 e 25 acontecerá a Copa Super 8. O ginásio Antonio Prado Jr, casa do Paulistano, será a sede do torneio. Além disso, serão jogos de mata. Desse modo, quem vencer avança, e o perdedor fica pelo caminho. Como dito no início do texto, os participantes são definidos conforme a tabela de classificação. Assim, Minas (1º), Flamengo (2º), Bauru (3º), São Paulo (4º), Paulistano (5º), Fortaleza BC (6º), Franca (7º) e Mogi (8º) disputarão a atual edição. Ou seja, a vaga para a próxima BCLA ficará nas mãos de um dessas equipes. Sem mais, confira as datas e horários dos duelos.

Sexta-feira (15/01) – Quartas de final:

16h – Minas x Mogi

19h – São Paulo x Paulistano

Sábado (16/01) – Quartas de final:

13h – Bauru x Fortaleza

16h – Flamengo x Sesi Franca

Terça-feira (19/02) – Semifinais:

17h – Jogo 5

20h – Jogo 6

Sábado (23/01) – Final:

16h – Jogo 7

Foto destaque: Poliesportiva

Luciano Massi

Paulistano de 21 anos. Estudante de jornalismo. Narrador, repórter, amante do automobilismo, futebol, basquete e esportes olímpicos.

126 posts | 0 comments

Comments are closed.