Copa do Mundo de Escalada tem etapas dos EUA e Coreia do Sul canceladas

Copa do Mundo de Escalada tem etapas dos EUA e Coreia do Sul canceladas

1
70
0
sábado, 05 setembro 2020
Escalada para cima e avante

A Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC) decidiu cancelar as etapas da Copa do Mundo de Escalada. Foi um acordo com a US Climbing (Federação americana de escalada) e a Korean Alpine Federation (KAF). Assim, não acontecerá a Copa do Mundo IFSC, em Salt Lake (EUA), nem em Seul (Coreia do Sul).

Por: Luciano Fernandes, de São Paulo.

De antemão, as duas competições foram programadas para fazer parte da temporada 2020 de Boulder. Dessa forma, a etapa da Copa do Mundo de Escalada em Seul estava agendada para 8 a 10 de maio. Por outro lado, a de Salt Lake para 12 a 14 de junho. Ambas também sediariam um evento de velocidade. Em nota à imprensa, o IFSC disse:

“Gostaria de agradecer às duas organizações por sua cooperação. Também pelos incontáveis ​​esforços que fizeram nos últimos meses. Infelizmente, o impacto da pandemia em curso foi forte. Juntamente com as restrições de viagens decorrentes dela. Além das medidas de segurança que existem atualmente em muitos países ao redor do mundo. Isso forçou o IFSC, a KAF e US Climbing a tomar essa decisão dolorosa”.

No ano de 2020 somente foi realizada uma única etapa, há 10 dias. No evento, que contou com bom público, sofreu críticas de veículos de imprensa e de alguns atletas. Um dos nomes mais falados nas críticas foi o atleta alemão Alex Megos, que não poupou críticas à IFSC.

Calendário 2021 divulgado

A notícia chegou como um golpe para a comunidade de escalada. Mas, dois dias depois do anúncio, a IFSC lançou seu calendário 2021 de competições. Portanto, em seu comunicado à imprensa, o IFSC disse:

“O calendário de escalada esportiva de 2021 está aqui. A IFSC tem o prazer de apresentar sua tão esperada temporada de 2021. A escalada esportiva finalmente fará sua estreia no palco olímpico. A Rússia sediará tanto o IFSC Climbing World Championships como o IFSC Youth World Championships. E pela primeira vez  Jacarta (Indonésia) fechará a temporada”.

Decerto, a temporada terá início em 16 de abril. Será composta por 18 eventos no total. Por fim, as modalidades de boulder, vias guiadas e velocidade, ​​serão disputadas seis vezes cada uma em nove países diferentes da Ásia, Europa e América do Norte.

Foto destaque: Reprodução/Blog de Escalada

Luciano Fernandes

Luciano Fernandes

Luciano Fernandes é escalador há mais de 18 anos e cobre o esporte na Revista Blog de Escalada há 14 anos. Nas competições de escalada já cobriu e comentou diversos campeonatos nacionais e os Jo[...]

9 posts | 0 comments

Comments are closed.