Conheça os ex-F1 da Stock Car em 2021

Conheça os ex-F1 da Stock Car em 2021

1
225
0
segunda-feira, 05 abril 2021
Automobilismo

Apesar de ter seu começo adiado em um mês por causa da pandemia, a largada da temporada 2021 da Stock Car está marcada para 25 de abril. Ainda não iniciada, já sabemos alguns dos pilotos que estarão presentes esse ano. Dentre os 24 confirmados, quatro já passaram pela Fórmula 1. Sendo assim, você confere agora na coluna Bandeirada quem são. 

Por: Rafael Burihan, São Paulo-SP

Ricardo Zonta

De início, temos o nome mais experiente na categoria. Poucos se lembram, mas Ricardo Zonta já teve passagens pela Fórmula 1. A saber, o paranaense que vai para sua 15ª temporada na Stock Car chegou a disputar 38 GPs na principal categoria do automobilismo.

Zonta iniciou sua trajetória como piloto de testes da McLaren em 1997, mas só foi participar de sua primeira prova dois anos mais tarde pela extinta BAR. Passou pela Jordan em 2001, participando de duas etapas e voltou pela Toyota em 2004. Sendo assim, encerrou sua participação em 2005 quando fez apenas uma prova, o GP dos EUA.

Na Stock Car desde 2007, o piloto de 45 anos já participou de mais de 150 etapas na categoria e passou por três equipes diferentes. Começou na LM Racing, depois pela RZ Motorsport durante seis anos, e há 6 anos corre pela Shell Racing.

Enfim, após longa trajetória, ano passado o curitibano conseguiu a sua melhor classificação geral na competição. Conquistou o 5o lugar e brigou pelo título até a última etapa. O ponto alto foi a vitória na corrida do milhão.

Rubens Barrichello

O piloto mais famoso dessa lista e o brasileiro que mais disputou etapas na Fórmula 1. Ele que teve brilhante trajetória na principal categoria do automobilismo, compete na Stock Car desde 2012.

Rubinho não apenas é o brasileiro que mais temporadas disputou na Fórmula 1, como é o segundo que mais participou de GPs. Tendo disputado 326, fica atrás apenas de Kimi Raikkonen com 330. Embora nunca tenha sido campeão, em 18 anos de categoria foram 11 vitórias, 14 poles e cinco equipes. Como principal delas a Ferrari.

Desde que ingressou na Stock Car, o paulista corre pela equipe Full Time Sports. Em 2014, obteve seu principal resultado conquistando o título da categoria logo em seu 3o ano. Com seu Chevrolet Sonic, somou 234 pontos nas 12 etapas.

Alem do mais, teve grandes participações e ficou no top 5 nos últimos oito anos, Rubinho é sempre um dos favoritos ao título. O piloto de 48 anos mostra que idade não é problema na tentativa de seu 2o título.

Felipe Massa

Outro piloto que teve grande impacto na Fórmula 1 e que estará presente na Stock Car é Felipe Massa. Ele irá para seu primeiro ano na principal categoria do automobilismo brasileiro correndo pela Lubrax/Podium.

Ao todo são 269 corridas disputadas na Fórmula 1 e um 2o lugar em 2008, Massa é com certeza a maior adição na Stock Car esse ano. Obteve 11 vitórias e 16 poles na principal classe do automobilismo mundial. O paulista teve a Ferrari como sua principal equipe, pilotando por oito anos.

Logo depois que saiu da Fórmula 1 em 2017, passou pela Fórmula E, antes de encarar o novo desafio. Em seu primeiro ano, as esperanças são grandes pela conquista de uma boa classificação.

Nelson Piquet Jr.

Por último, o filho do lendário tricampeão da Fórmula 1 Nelson PiquetNelsinho, como é conhecido, vai para sua 4a temporada na Stock Car. Em 2021 o piloto estará de casa nova, disputando pela equipe de seu pai, a Piquet Sports.

Todavia, pela mais aclamada categoria do automobilismo, Nelson Piquet Jr teve uma curta participação, diferente de seu pai. O piloto de 35 anos disputou apenas 28 corridas durante 2008 e 2009 pela Renault, conquistando apenas um pódio.

Em 2008, seu nome esteve envolvido em um escândalo. Foi confirmado que o piloto forçou um acidente para a entrada do safety car, beneficiando a sua equipe na vitória de Fernando Alonso. Contudo, por ser o autor da denúncia e ter colaborado com a FIA, o brasileiro escapou ileso de punições.

Inegavelmente, em seus dois primeiros anos, Nelsinho não obteve resultados expressivos pela equipe Full Time. Conquistou um 15o e 13o lugar, em 2018 e 2019, respectivamente. Entretanto, em 2020, o piloto nascido na Alemanha brigou pelo título até a última etapa, ficando em 2o lugar.

 

Foto destaque: Reprodução/Rodolfo Buhrer/Agência Brasil

Processo Mari

2 posts | 0 comments

Comments are closed.