Conheça o EC Sírio, uma tradição do basquete brasileiro

Conheça o EC Sírio, uma tradição do basquete brasileiro

Like
259
0
segunda-feira, 31 maio 2021
Basquete Brasileiro

O Esporte Clube Sírio foi fundado em 14 de julho de 1917, por um grupo de de jovens imigrantes sírios e libaneses. A criação do clube foi durante uma festa em um apartamento na Rua Augusta, comemorando o aniversário de Milhem Simão Racy. A princípio, por ser aniversário de Milheim, o nomearam como o primeiro presidente do que hoje é o EC Sírio. Desde que o clube surgiu, ele já mostrou ser um sucesso nos esportes, principalmente no basquete. De tal maneira que venceu títulos das décadas de 50 à de 80. Logo, esse é o tema do Garrafão Verde-Amarelo dessa semana.

Por: Arthur Almeida, São Paulo-SP.

Assim, desde sua criação, o Sírio já era uma tradição nos esportes. Como exemplo o clube conquistou a segunda divisão de futebol já no seu segundo ano de existência. Em relação ao tênis, o associado William Kiriakos já foi campeão mundial infantil em 1982. Mas as maiores conquistas do clube vieram pelo esporte da bola laranja. Já que o Sírio criou uma tradição de vitórias, com grandes astros do basquete brasileiro marcando sua história.

PRIMEIRAS CONQUISTAS

As primeiras conquistas de peso do time vieram em 1959, quando o clube venceu o XV de Novembro. Assim, conquistou o Campeonato Paulistano, torneio válido apenas para os clubes da cidade de São Paulo. Juntamente, venceu o Campeonato Paulista de Basquete. Que inversamente, integrava times de todo o estado de São Paulo. Nessa ocasião, o Sírio venceu o Palmeiras, dessa forma, dando o troco pelo vice-campeonato conquistado contra a mesma equipe no ano anterior.

EC SÍRIO, UMA HISTÓRIA DE TÍTULOS

Em seguida, depois dos títulos iniciais, o EC Sírio começou uma época de dominação no basquete, primeiramente na década de 60, e que se estendeu até o final de década de 80. Durante essa época, o clube venceu, sete Campeonatos Paulistas, oito Campeonatos Paulistanos, sete Campeonatos Brasileiros, oito Campeonatos Sul-Americanos e um Campeonato Mundial de Clubes. Porém, a melhor década do Sírio foi a de 70, em que o clube somou 17 títulos no total.

EC SÍRIO DE 1979

Assim, a década de 70 foi a mais vitoriosa do Sírio, mas dentre essas temporadas, uma se destacou. Inegavelmente, o EC Sírio 1979 foi uma das melhores equipes da história, ela tinha grandes nomes como: Oscar Schimidt; Eduardo Agra; Marcelo Vido; Dódi; entre outros. Porém, grandes jogadores não são tão marcantes sem vencer títulos, porém a equipe de 1979 venceu de sobra. Já que o time faturou o Campeonato Paulista, Campeonato BrasileiroCampeonato Sul-Americano e o Mundial do Clubes da FIBA. Sírio desse ano foi o único time brasileiro a faturar o mundial de clubes.

Foto Destaque: Divulgação/EC Sírio

Processo Eric

13 posts | 0 comments

Comments are closed.