Conheça Augusto Shaw: norte-americano pai do basquete brasileiro

Conheça Augusto Shaw: norte-americano pai do basquete brasileiro

2
760
0
quinta-feira, 02 julho 2020
Garrafão Verde-Amarelo

De fato, em nosso país, nenhuma modalidade é tão reconhecida quanto o futebol. O esporte toma para si os holofotes em programas esportivos e mesas de bares. Contudo, o Brasil tem um território tão extenso que sobram praticantes para outros estilos, que são tão importantes quanto. A importância de Charles Miller já é mais que reconhecida, sendo assim, neste texto, a rádio Poliesportiva preparou um conteúdo especial sobre a história de Augusto Shaw, o pai do basquete verde amarelo.

Por Vinicius Oliveira, São Paulo, SP

Nascido em Nova Iorque, Shaw teve seu primeiro contato com a bola laranja por volta de 1892, quando estava cursando artes na Universidade de Yale. Apenas dois anos se passaram e o estadunidense foi convidado pelo Mackenzie College, em São Paulo, a lecionar para seus compatriotas que vinham para o Brasil. Em sua viagem, além de livros e apostilas de ensino, uma bola de basquetebol também foi trazida.

Aos poucos o professor apresentou e tentou familiarizar seus alunos com a novidade. A princípio, o público feminino foi quem mais gostou e se identificou com o desporto. Em contrapartida, dois motivos impediram a disseminação entre os homens. O primeiro foi o machismo presente na época, que se dava por conta da forte aceitação por parte das mulheres. O segundo foi a ascensão meteórica do futebol, que já era muito popular, mesmo naquele tempo.

Depois de alguma insistência, Shaw quebrou o tabu em torno da prática, conseguindo convencer seus alunos que na realidade o basquete era para todos os gêneros. Sem mais resistência, o professor teve a idéia de montar um time com os estudantes. Sendo assim, o Mackenzie College recebeu a primeira equipe de basquetebol da história das terras tupiniquins. Era o primeiro passo para cumprir o sonho de difundir o esporte nos quatro cantos desta nação.

PRIMEIRO CAMPEONATO

O pai do basquete verde amarelo permaneceu por aqui até 1914 e conseguiu, portanto, acompanhar a primeira competição modalidade. Disputado em 1912, no Rio de Janeiro, com partidas entre a ACM (Associação Cristã de Moços) e o Mackenzie, o torneio foi essencial para popularizar o desporte entre a população. Por fim, em 1915, o livro de regras foi traduzido para o português facilitando ainda mais a compreensão da pratica entre os atletas.

No mesmo ano a ACM convocou seis clubes e realizou o primeiro torneio continental da América do Sul. Já em 1919 aconteceu a primeira liga oficial, na qual o Flamengo foi campeão. Na sequência, em 1922, foi convocada a primeira equipe da Seleção Brasileira para a disputa dos Jogos Latino-americanos. O torneio foi disputado em dois turnos e envolveu Argentina e Uruguai.

A divulgação do esporte continuou grande, então, com a urgência da profissionalização dos clubes, foi criada a Federação Brasileira de Basketball, que logo passou a se chamar Confederação Brasileira de Basketball (atual CBB). Augusto Shaw morre em 1939, nos EUA, entretanto seu legado ainda vive e ele será lembrado para sempre como um dos maiores nomes da história do basquete brasileiro.

Foto Reprodução: Site oficial Mackenzie

Vinícius Oliveira

Vinícius Oliveira

19 posts | 0 comments

Comments are closed.