Conheça 4 curiosidades sobre o Toronto Blue Jays

Conheça 4 curiosidades sobre o Toronto Blue Jays

Like
121
0
terça-feira, 07 julho 2020
Play na MLB

Toronto Blue Jays é uma das 30 franquias da Major League Baseball (MLB) e fica localizada na cidade de Toronto, no estado de Ontário, no Canadá. A equipe adota esse nome desde sua fundação em 1977, inspirada em um pássaro que recebe o mesmo nome do time. Assim como em outros esportes. como basquete e hóquei, os “Jays” jogam na liga do país vizinho por conta da falta de uma liga profissional canadense.

Porém, a franquia não foi a primeira de sua nação a integrar a MLB. Dessa forma, esse “título” pertence ao Montreal Expos, que iniciou sua jornada na Major League no final dos anos 60. O time participou por quase 30 temporadas na MLB, antes de se mudar para Washington em 2004.

Os jogos do time são realizados no Rogers Centre e antes disso as partidas aconteciam no Exhibition Stadium, famoso por sediar diversos esportes. Toronto compõe a divisão Leste da conferência americana junto com: Boston Red Sox, New York Yankees, Tampa Bay Rays e Baltimore Orioles. Vamos apresentar agora, quatro curiosidades sobre a maior franquia canadense da MLB.

Sucesso rápido na liga

Assim como todas as equipes, o Blue Jays sofreu nos primeiros anos, amargando campanhas negativas. Porém, em 1983 as coisas começaram a mudar positivamente para os Jays, ao ter sua primeira temporada com uma campanha de mais vitórias do que derrotas. Dois anos depois, a franquia conseguiu seu primeiro título da divisão Leste. Os próximos 8 anos foram os melhores da história dos canadenses, vencendo nove vezes a divisão, além de vencer duas World Series seguidas (1992 e 1993).

Mas quando chegou as finais pela primeira vez, o time entrou na história ao ser a primeira franquia não americana a disputar a World Series (Essa marca persiste até os dias atuais). Infelizmente após a segunda conquista do maior título do beisebol, foram 21 anos sem ir aos playoffs.

Recordes dos Blue Jays

Conheça alguns números que fizeram história da franquia da MLB:

  • Roy Halladay detém o recorde de vitórias em uma temporada, com 22 vitórias na temporada de 2003;
  • O arremessador Tom Henke tem o melhor ERA da história entre os titulares da franquia com a 2.48;
  • Em sua carreira no time do Canadá Tony Fernández teve mais de 1.400 partidas oficiais, um recorde na MLB;
  • Um dos mais icônicos na história recente dos Jays, José Bautista detém um recorde forte no bastão. Na temporada 2010, ele anotou 54 Home Runs;
  • Dave Stieb tem diversos recordes na franquia. O arremessador teve 408 como titular, 2,873 entradas lançadas (sendo 288.1 em 1982), 175 vitórias creditadas, jogos completos com 102, além de 30 Shutouts em sua carreira em Toronto.

Dave Stieb e sua marca jamais alcançada

Como você pode perceber, o arremessador fez história dentro da franquia canadense. Mas talvez seu maior número seja o mais curioso: 1. Isso mesmo, desde a fundação do time, ele foi o único lançador a lançar um No-hitter pelos Jays. Um No-hitter é quando um lançador inicia e completa as noves entradas sem ceder rebatidas. Porém, pode ceder Walks e Hits By Pitch. Uma partida “perfeita” acontece quando o arremessador consegue o feito sem ceder nenhuma base. Esse feito que ainda não ocorreu na franquia e, o mais próximo de conseguir iso foi o próprio Stieb.

Números aposentados no Toronto Blue Jays

  • #12 Roberto Alomar se tornou o primeiro jogador a ter seu número aposentado pelos Jays em 2011. Assim, jogou como segunda base pela franquia entre 1991 e 1995, nas melhores temporadas da equipe;
  • #32 Roy Halladay foi arremessador de Toronto no final dos anos 90 até a temporada 2009. Entretanto, faleceu em um acidente de avião em 2017 e teve seu número aposentado em 2018. Mas, após sair da equipe, participou por três anos da equipe de Filadélfia. Por outro lado, em 2014, assinou por um dia com o Blue Jays para oficialmente se aposentar como jogador da equipe canadense.

LEIA MAIS

Foto destaque: Striderv from Durham Region, Canada

Avatar

Matheus Ornellas

25 anos, estudante de jornalismo. Redator, editor, produtor de conteúdo sobre esportes americanos

3 posts | 0 comments

Comments are closed.