Clássicos da Fórmula 1: O GP da Itália 1969 em Monza foi palco do primeiro título de Stewart

Clássicos da Fórmula 1: O GP da Itália 1969 em Monza foi palco do primeiro título de Stewart

Like
1112
0
sábado, 27 janeiro 2018
Automobilismo

Em 1967 foram Surtees e Brabham que disputaram a linha final no Grande Prêmio da Itália. Dois anos depois, nada menos do que quatro pilotos disputariam a vitória na última curva que antecedia a bandeira quadriculada.

Jackie Stewart foi para a Itália sabendo que a vitória iria deixa-lo muito próximo de seu primeiro título mundial, faltando ainda três corridas para o final do campeonato. Tinha sido um grande ano para o escocês e para seu Matra-Ford inscrito por Ken Tyrrell. Ele havia vencido cinco das sete corridas, embora Jack Ickx o tivesse derrotado em Nurburgring.

Seu arqui-inimigo Jochen Rindt colocou a Lotus na pole. Denny Hulme com a McLaren ficou em segundo e ele se classificou em terceiro. Enquanto isso, Piers Courage, com uma Brabham ocupava a quarta posição à frente de Bruce McLaren e do companheiro de Stewart, Jean Pierre Beltoise.

A corrida, conforme estava previsto, logo assumiu a configuração típica resultante do aproveitamento do vácuo; e Tyrrell e Stewart inteligentemente optaram por uma relação especial na quarta marcha que lhe dava a possibilidade de ficar em vantagem nas voltas quando a bonificação em dinheiro era paga ao líder! Inicialmente havia uma luta entre sete carros pela liderança: Stewart, Rindt, Jo Siffert na Lotus inscrita por Rob Walker, McLaren, Hulme, Courage e Beltoise. Graham Hill estava em oitavo com sua Lotus. Então Hulme, Siffert e Hill tiveram problemas e ficaram para trás, deixando Stewart, Rindt, Beltoise, Courage e McLaren se revezando na liderança enquanto a corrida chegava ao seu clímax.

Ao se encaminhar para a curva Parabólica naquela volta final Beltoise assumiu a liderança, mas enquanto Rindt lutava contra o francês, Stewart aproximou-se com perfeição na linha de chegada apenas alguns centímetros à frente deles. Rindt perdeu a corrida por oito centésimos de segundo, seguido por Beltoise nove centésimos atrás. McLaren ficou somente dois centésimos atrás da segunda Matra. O dramático sexto triunfo de Stewart na temporada lhe deu seu primeiro título em grande estilo.

 

Foto em destaque: The Cahier Archive

Redator: Luiz Máximo Morelo, de São Paulo

Luiz Máximo Moreno Morelo

Meu nome é Luiz Máximo Morelo, sou paulista, 65 anos, comecei no rádio em 1968. Em 1976 fui para a TV Record, depois Rede Bandeirantes, Globo, SBT e por 20 anos trabalhei na TV Cultura. Sempre acom[...]

350 posts | 0 comments

Comments are closed.